Os cães são companheiros incríveis para se ter por perto, ninguém pode negar. Mas cuidar de um doguinho também tem lá seus desafios, principalmente quando o assunto é xixi de cachorro. Imagina chegar em casa depois de um dia cansativo e se deparar com o cachorro fazendo xixi por tudo quanto é canto? Essa é uma situação bastante desagradável e que se não for corrigida pode trazer algumas consequências para o seu lar, e que pode até mesmo prejudicar a convivência com o seu amigo de quatro patas. Por isso, é preciso saber como lidar com isso e acabar com o cachorro marcando território. A seguir, separamos algumas dicas sobre o assunto!
Xixi: cachorro usa a urina para marcar território
Você já deve ter percebido que o cachorro marca território de várias formas diferentes, não é mesmo? Uma das mais comuns é fazendo xixi em locais específicos, como em um poste ou portão. Essa é forma que ele encontra de mostrar para outros cães que aquele local já tem um “dono”. Mas e quando isso começa a acontecer dentro de casa? Se o tutor não impuser limites para o cachorro fazendo xixi em qualquer lugar, a situação só tende a piorar.
O adestramento, aliás, é uma ótima forma de ensinar o cãozinho a fazer as necessidades no lugar certo. Além disso, uma dúvida que muitos tutores têm é se cachorro castrado marca território também, ou se isso só acontece com os cães não castrados. E, para a surpresa de muitos, não, o cachorro castrado não tem a mesma necessidade de disputar território com nenhum outro macho. Ou seja, são duas alternativas possíveis para esse pequeno problema.
Entenda quais são os riscos do xixi de cachorro pela casa
Além de ser evidentemente desagradável chegar em casa e encontrar xixi de cachorro por toda parte, os tutores devem ficar muito atentos com a urina dos cães por motivos não tão óbvios assim. Poucos sabem, mas o xixi de cachorro possui um pH muito ácido, que pode corroer diversos materiais. “Mas o que isso significa?” Bom, na prática quer dizer que o cachorro fazendo xixi nos pneus de carros e portões pode resultar em objetos enferrujados. Esse é um problema bastante recorrente na vida de quem mora em casas com quintais ou espaços mais abertos.
E atenção: quem mora em apartamento também não está totalmente “a salvo”. O xixi de cachorro pode se espalhar por dentro de casa e ocasionar vários imprevistos, como manchas nas paredes, móveis, tapetes e até mesmo deixar um mau cheiro no sofá, por exemplo. Portanto, não importa qual seja a sua realidade: o cachorro fazendo xixi fora de um local apropriado sempre pode trazer dores de cabeça.
Cachorro marcando território: o que fazer para evitar isso em casa?
O adestramento é uma técnica muito utilizada para ensinar diversos comandos ao seu cãozinho, e, dentre eles, como fazer xixi no lugar certo. O primeiro passo é definir onde será o banheiro do seu amigão. Em seguida, é importante criar um comando para que o animal possa relacionar o hábito de fazer xixi ao local indicado - pode ser até mesmo a palavra “xixi”, que é simples e direta. Então, você aponta para o lugar onde ele deve urinar. Toda vez que ele acertar e fizer xixi no lugar certo, não esqueça de recompensá-lo pelo bom comportamento. Pode ser com quitutes, carinho ou até mesmo muitos elogios. O mais importante nisso tudo é não desistir. Pode levar algum tempo até que o animal aprenda a fazer as necessidades no cantinho adequado, mas com muita insistência e persistência, ele consegue!
Redação: Juliana Melo