Os tutores de primeira viagem (e até mesmo alguns experientes) sempre ficam confusos na hora de descobrir se filhote de gato é fêmea ou macho. Afinal de contas, como descobrir o sexo do gato? O que é necessário observar para diferenciar um gatinho de uma gatinha? Embora essa seja uma missão um pouco difícil nas primeiras semanas de vida do bichano, basta observar alguns detalhes ara descobrir o sexo do gato. Se você tem essa curiosidade, chegou a hora de aprender mais sobre o assunto e não errar mais.
Observar os órgãos genitais é a melhor forma de como saber se o gato é fêmea
Para identificar o sexo de gato, o primeiro passo é analisar as partes íntimas do pet. Uma diferença entre as fêmeas e os machos é que, no caso das fêmeas, a distância entre o órgão genital e o ânus é menor do que nos machos, não ultrapassando 1 cm (se for necessário medir). Além disso, o formato das genitálias também são bem diferentes: quando o sexo de gato é feminino, a vulva tem um aspecto vertical. Já quando é masculino, a abertura é arredondada, que é onde o pênis fica retido. Outro ponto que também deve ser levado em conta é a presença de testículos, que é exclusiva dos machos. Nem sempre o órgão fica à mostra, mas se for o caso, é só apalpar com delicadeza a região.
Sexo de gato pode ser definido pelo comportamento: mito ou verdade?
Há quem diga que uma das melhores formas de como saber o sexo de gato é observando o comportamento animal. Os machos, por exemplo, costumam ser gatos mais territorialistas, enquanto as fêmeas são mais sociáveis e carinhosas (exceto na época do cio, que é quando elas adotam uma postura mais agitada). No entanto, se o animal for castrado, é muito difícil definir qual é o sexo de gato com base exclusivamente no seu comportamento, porque eles se assemelham bastante: ambos ficam menos territorialistas, mais preguiçosos e calmos. Por isso, se a ideia é como saber se o gato é fêmea, a nossa dica é não basear sua conclusão com base no aspecto comportamental, mas procurar analisar a região genital dele.
Como saber se o gato é fêmea pela cor?
Algumas pessoas acreditam que é possível definir o sexo de gato pela cor da pelagem, mas será que isso condiz, de fato, com a realidade? A resposta é não. De fato existe uma lógica por trás dessa teoria: estima-se que a maioria dos gatos tricolores sejam fêmeas por causa de informações genéticas que ficam contidas exclusivamente no cromossomo X. Para entender melhor essa relação, vale lembrar das aulas de biologia: os machos carregam os cromossomos XY, enquanto as fêmeas possuem os cromossomos XX.
Para um gatinho ser considerado tricolor, eles devem ter as cores branco, laranja e preto na sua pelagem. O problema é que as cores laranja e preto estão presentes somente no cromossomo X, de forma que um gato macho não pode apresentá-las simultaneamente. Já a cor branca - que completa o padrão dos gatos tricolores - não está relacionada aos cromossomos do sexo de gato. No entanto, em alguns casos, os machos podem nascer com a Síndrome de Klinefelter, uma anomalia cromossômica que faz com que eles tenham três cromossomos (XXY) em vez de dois.
Por isso, não dá para concluir que o sexo de gato tricolor é sempre fêmea, porque existe uma possibilidade de ser macho (ainda que seja muito pequena). Quanto aos outros padrões de pelagem, não tem como saber se o gato é fêmea ou macho somente com base nessa característica.
Redação: Juliana Melo