Muitas pessoas não sabem, mas os pelos de gato precisam de cuidados diferentes ao longo do ano para manter o felino protegido em todas as estações. No outono e no inverno, com as temperaturas mais baixas, os pelos de gatos se tornam ainda mais importantes para manter o pet aquecido. Por isso, a rotina também pode precisar de alguns ajustes durante esse período. Abaixo, reunimos respostas para dúvidas comuns sobre esse tema para te ajudar a enfrentar as estações mais frias do ano. Saiba mais!
Pelo do gato caindo muito: por que esse quadro é mais comum no frio?
As características da pelagem de gato varia muito de uma raça para a outra. No entanto, um fator comum a quase todos os gatos é trocar de pelo em determinadas épocas do ano, geralmente outono e primavera. Esses são períodos de transição no clima, e a troca de pelo do gato ajuda a regular a temperatura do corpo. Com a chegada do frio no outono, você certamente vai reparar que a quantidade de pelos soltos aumenta bastante conforme os fios mais finos são substituídos por pelos mais grossos e densos.
As bolas de pelo em gato que se formam com o acúmulo de fios ingeridos durante a autolimpeza com lambidas também são mais frequentes por causa disso.
O que fazer para melhorar o pelo do gato no inverno?
A principal dica para tutores nos meses de frio é pentear o pet com uma escova ou luva para tirar pelo de gato uma vez por dia. Esse hábito tem benefícios como deixar o pelo do gato bonito, reduzir a formação de nós, evitar que os fios soltos se espalhem pela casa e diminuir a formação de bolas de pelo. Se você achar a queda maior do que o normal para essa época do ano e observar áreas com falha, pode ser necessário ir ao veterinário para descobrir uma ração para diminuir queda de pelo de gato ou começar algum outro tratamento para alopecia felina.
Como saber se o gato está com frio?
Quantos graus é frio para o gato? Essa resposta pode variar de pet para pet. Dependendo da temperatura média da região onde você mora, o felino pode se adaptar mais facilmente ou não aos meses de frio. Um sinal claro de que ele precisa de aquecimento extra é ficar com as orelhas, as patas e o focinho gelados, já que são regiões mais expostas. O felino também pode ficar escondido e encolhido perto de cobertas, de outros pets ou dos tutores quando sente frio.
Pode colocar roupa em gato no frio?
As roupas para gato podem ser uma boa aposta no outono e no inverno para quem tem um gato sem pelo, como o da raça Sphynx, ou mora em um local de temperaturas muito extremas. Deixar uma cama quentinha, tapetes e cobertas à disposição do pet também pode ajudar a oferecer mais conforto. Fora isso, no geral, os pelos de gato são suficientes para mantê-lo aquecido mesmo durante os meses de frio.