É muito normal ouvir que gatos são animais independentes e que não são muito apegados aos tutores. A verdade é que os felinos têm uma personalidade bem peculiar e alguns podem sim manifestar muito apego com a família. Há muitas formas dele demonstrar isso e a mais inusitada é o gato que gosta de colo (quem tem um felino em casa sabe como é difícil abraçá-lo). Algumas raças têm essa característica mais forte do que outras - e não podemos esquecer dos gatinhos vira-lata, que são uma caixinha de surpresa e também pode gostar de ser agarrado pelo seu humano por aí. Veja abaixo as sete raças de gato que amam colo !
1) O gato Persa ama ficar perto do seu humano
Famoso pela pelagem exuberante e sua personalidade fiel e caseira, o gato Persa também ama um colinho, pois é muito carente. Muitos cafunés e carinhos vão ser bem recebidos pelo Persa. E que tal aproveitar (e otimizar) o momento escovando o pelo do seu gatinho? Além de sentir-se amado, ele ficará cada vez mais bonito e vaidoso (como se ele já não fosse, não é mesmo?).
2) O Maine Coon escolhe um colo favorito
Muito conhecido também pela pelagem exótica, o Maine Coon é uma raça de gato que geralmente escolhe um membro da casa para ser fiel - e com certeza, esse humano deve se preparar para dar muito amor e carinho e, claro, um colo bem quentinho. Muito adaptável a qualquer tipo de família e casa, o Maine Coon é carente, mas não costuma dar trabalho. Ele só precisa de afeto e atenção.
3) O Ragdoll impressiona pela personalidade carinhosa
Essa raça possui uma característica muito emblemática: diferente de outras raças de gatos, o Ragdoll é extremamente carente, fiel e dependente de seus donos. Sofre com a ausência deles, é manhoso, ama uma atenção e,com certeza, adora um colo. É um gato que gosta de dormir com o tutor na cama e gosta de estar sempre por perto. Se você quer um felino companheiro, o Ragdoll é a melhor escolha.
4) Sphynx: gato da raça ama passar horas com seu humano
O Sphynx têm como marca registrada a ausência de pelos. Por isso, muitos justificam o gosto da raça pelo colo como uma necessidade dele se esquentar, mas vai muito além disso. O Sphynx é um gato que gosta de atenção, é afetuoso e inteligente. Além disso, precisa sempre estar em contato com alguém - ou seja, não é uma raça indicada para tutores que passam muito tempo fora de casa.
5) Gato Birmanês: a cara é fechada, mas ele é só amor
Característico pelos seus bigodes alongados e sua expressão mais séria, a verdade é que o Birmanês é um gatinho muito carente. Gosta de casas cheias e, principalmente, de crianças. Não é muito comum que você veja ele correndo ou pulando pela casa, pois não é um gato com muita energia e disposição: a preguicinha deste felino é ideal para se enroscar no colo do seu humano.
6) O gato Ragamuffin é um grande brincalhão e ama um colinho
O gato Ragamuffin é um eterno filhote. Ele podem passar horas brincando ou fazendo truques engraçados e divertindo seus tutores, pois tem muita energia e disposição para brincadeiras. Porém, exigem da família muito carinho e amor. Não é incomum que o Ragamuffin durma na sua cama ou que se enrosque no seu colo sempre que puder.
7) Siamês busca sempre a atenção e companhia da família
O gato Siamês, muito popular no Brasil, também é outro pet que ama um colo. E o motivo é bem simples: ele adora humanos. Isso mesmo! Uma casa cheia, família grande e crianças é o ambiente ideal para esse gatinho. Por isso, não é incomum que ele adore um colo, mimos e cuidados, principalmente na hora de dormir. E se não der, não se preocupe: ele vai miar e fazer de tudo para chamar a sua atenção.
Redação: Karoline Miranda