Quem convive com um bichano já deve estar mais do que acostumado com o pelo de gato espalhado pela casa. Mas será que existe uma raça de gato que não solta pelo? Bom, a verdade é que até mesmo os famosos gatos sem pelo — que não são totalmente pelados, como muitos pensam — podem deixar alguns fios nas roupas, sofá e cama do tutor. Logo, não existem gatos que não soltam pelo, mas sim algumas raças que soltam menos pelo do que outras. Descubra quais são elas!
Siamês é um gato que não solta pelo como outros felinos
O gato Siamês é um dos mais queridos e populares. Ele é dono de uma aparência fascinante, marcada pela combinação de olhos azuis com pelos em tons de creme e chocolate! A pelagem da raça Siamês é curta, fina e bem assentada ao corpo. Ela não requer cuidados muito específicos, e esse é um gato que não solta pelo com tanta intensidade. Por isso, uma escovação semanal é suficiente para manter os fios bonitos e saudáveis.
Gatos que não soltam pelo: Bengal é uma raça conhecida por isso
O gato Bengal não passa despercebido com sua pelagem diferente e exótica, que lembra a de um felino selvagem. Os fios são bem curtinhos e sedosos, exigindo pouca manutenção. Ele quase não sofre com quedas de pelos, então é uma preocupação a menos para quem não tem tempo de limpar a casa o tempo todo. Além disso, o Bengal produz menos quantidade de Fel d 1, o que faz dele um gato hipoalergênico.
Sphynx é uma raça de gato sem pelo que não dá muito trabalho
Dos gatos que não têm pelo, o Sphynx é o mais famoso. Mas não se engane com a aparência “pelada” da raça: mesmo que ele pareça não ter pelos, o Sphynx carrega uma fina camada de penugem sobre o corpo. Isso significa que até mesmo o “gato sem pelo” também solta pelo, mas em uma quantidade muito inferior às raças peludinhas. Por isso, ele pode ser uma boa opção para quem procura essa característica em um pet.
Um dos gatos sem pelo é o Peterbald
É claro que os gatos sem pelos — não tão sem pelos assim — sofrem muito menos com os fios espalhados pela casa. Com o Peterbald não é diferente. A raça de gato de origem russa tem uma pelagem bem rasteira que quase não cai, então não dá muito trabalho no dia a dia. A diferença entre o Peterbald e o Sphynx é que o Peterbald tem os fios um pouco mais visíveis do que o gato canadense.
O Devon Rex está incluído na lista de gato que não solta pelo sempre
Apesar de fazer parte do grupo de gatos que não têm pelo, o Devon Rex é outra raça que tem uma pelagem rala e curta. Enquanto a maioria dos bichanos têm até três camadas de pelos, esse gatinho conta apenas com uma camada interior e não exige tantos cuidados, principalmente porque não solta muito pelo. Além disso, essa é uma raça que também pode ser considerada hipoalergênica.
Uma raça de gato que não solta pelo constantemente é o Siberiano
Até agora na lista de gato que não solta pelo só tiveram bichanos com uma pelagem mais curta e rasteira. No entanto, o gato Siberiano, mesmo tendo pelos mais densos e grossos, também pode entrar nesse meio. Isso porque, graças à oleosidade natural da pele desses pets, o Siberiano quase não solta pelo. Uma escovação semanal é suficiente para cuidar dos fios dele.
Tonquinês é outro gato que não solta pelo com frequência
O Tonquinês é uma mistura de gato Burmês com Siamês. Provavelmente por causa desse cruzamento com os siameses, eles “herdaram” essa característica de soltar pouco pelo. A raça tem porte pequeno, pelos curtos e finos, e a pelagem exige baixa manutenção no dia a dia.
Gato que não solta pelo nem sempre é indicado para pessoas alérgicas
Para quem tem alergia a gato e procura um gato que não solta pelo achando que isso vai resolver o problema, é bom lembrar que não é bem assim. A alergia não acontece por causa da pelagem do animal, e sim por causa de uma proteína chamada Fel d 1 que é produzida pela saliva do animal e espalhada pelo corpo durante a autolimpeza. Por isso, nesse caso, vale procurar por gatos hipoalergênicos ao invés de gatos que não têm pelo.
Redação: Juliana Melo