Muitas cores, artes, guirlandas, flores e reverências. É assim que o Tihar, um tradicional festival religioso hindu, preenche as ruas no Nepal todos os anos. E o mais curioso é que os pets também fazem parte da celebração e recebem homenagens, com dias dedicados para reverenciar a lealdade dos cães e outras espécies animais. O festival tem duração de cinco dias e mobiliza todo o país em muita festa. O Dia dos Cachorros, chamado de Kukur Tihar, ocorre no segundo dia do evento, e todos os pets, sendo cachorro de rua ou não, recebem mimos e muito carinho.
Na cultura hindu, os cães são vistos como símbolos de lealdade, por isso não podem ficar de fora da celebração do tradicional Tihar. As fotos da festa são apaixonantes e com certeza vão te inspirar a também reverenciar a amizade e o amor de cachorro! Confira a seguir fotos de cachorros engraçados e fofos curtindo como reis o dia do Kukur Tihar.
Confira fotos do dia dos cachorros em Nepal
Dia dos Cachorros: como os pets são celebrados no Kukur Tihar?
O Kukur Tihar é um evento que ocorre todos os anos no Nepal e nos estados indianos de Sikkin e Bengala Ocidenal, entre os meses de outubro e novembro. Dependendo da região, o Tihar também é conhecido como Diwali e Festival das Luzes. O festival é um período especial para os hindus que simboliza a destruição de todo mal. Os hinduístas se reúnem, compram novas roupas, enfeitam a cidade e as casas com luzes, representando o triunfo da luz sob as trevas. Cada dia do festival é dedicado a honrar seres e divindades diferentes, inclusive os animais.
No Dia dos Cachorros, todo doguinho recebe uma coroa de flores no pescoço e são marcados na testa com a tika, uma marca com pó vermelho para simbolizar a santidade canina. Durante todo o dia, ração para cachorro, alimentos e muitos petiscos são distribuídos para todos os animais do evento. Vale dizer também que no principal local que ocorre o festival, Katmandu, em Napal, é realizado ao longo de todo ano campanhas para adotar cachorro.
Cães são celebrados na cultura do Nepal
O Tihar é uma festividade colorida e alegre que combina religiosidade, cultura e celebração da natureza. A diversidade dos rituais, a participação de animais e elementos da natureza tornam o Tihar Nepal único e especial para os hindus. Mas por que os cães são tão importantes para a cultura? Os hinduístas consideram os cachorros mensageiros do Yamaraj, o deus da morte, e acreditam que existem dois cães de guarda de quatro olhos vigiando as portas do inferno. Essa crença está ligada a uma mitologia hinduísta que crê que os cães são guardiões do gado, como o Boiadeiro Australiano. Ela também simboliza o reconhecimento da importância dos animais e a gratidão pela lealdade e companheirismo que os cães oferecem aos seres humanos.
Entenda o que significa cada dia da festa do Tihar Nepal
- 1º dia do corvo: os corvos são considerados mensageiros divinos na mitologia hindu. As pessoas têm o hábito de colocar grãos, pães e sementes nas ruas para adorá-los.
2º dia do cachorro: o dia do cachorro é comemorado com muito carinho, petiscos e são distribuídos frutas que cachorro pode comer nas ruas.
3 º dia da vaca e da deusa da prosperidade: as vacas são sagradas na Índia e é considerada a mais pura no sistema de castas que ainda vigora no país. A Deusa Laxmi, da riqueza e prosperidade, também é adorada com luzes.
4º dia da adoração própria e do Monte Govardhan: o Monte Govardhan é um local sagrado para os hindus associado ao Deus Krishna. Além disso, nesse dia as pessoas fazem uma adoração de si mesmas.
5º dia dos irmãos: o último dia é reservado para homenagear a relação entre irmãos.