O comportamento dos gatos sempre gera muita curiosidade nas pessoas. Dar presentes incomuns para os tutores, comer grama, olhar assustado para o nada… Muitos desses hábitos se dão por causa do instinto selvagem que ainda faz parte do dia a dia dos bichanos, mesmo após a domesticação da espécie.
Alguns comportamentos felinos são interpretados de forma equivocada, enquanto outros hábitos mostram que os bichanos estão querendo chamar a atenção do dono. Confira abaixo 8 comportamentos de gatos inusitados e entenda o que eles significam!
1) Jogar coisas no chão é um comportamento dos gatos que pode indicar tédio
Já se perguntou por que gato derruba objetos no chão? Mesmo após a domesticação, os felinos permaneceram com alguns instintos selvagens em seu comportamento, como o instinto de caçador. Assim, os bichanos podem empurrar objetos no chão para ver se essa "presa” reagirá de alguma forma.
O tédio e a falta de atenção dos tutores também é um motivo muito comum para esse tipo de comportamento inusitado, pois a falta da gatificação pode fazer com que os felinos se sintam frustrados e entediados, buscando se entreter jogando no chão o que encontram pela frente.
2) Zoomies são um comportamento dos gatos estimulado por pequenos gatilhos
Os zoomies, ou Períodos de Atividade Aleatória Frenética, acontecem quando os gatos têm ataques de euforia repentinos, com picos de energia e adrenalina. Esse comportamento inusitado é causado por pequenos gatilhos, como, por exemplo, após os felinos usarem a caixa de areia para fazer cocô.
Também é comum que os bichanos fiquem agitados do nada após comer ou depois de uma soneca. São estímulos que ajudam a repor a energia do animal, contribuindo para esses Períodos de Atividade Aleatória Frenética.
3) Deitar em cima do notebook é um comportamento comum dos gatos devido à temperatura e ao conforto
Deitar em cima do notebook é um hábito inusitado bem comum no comportamento dos gatos. Os tutores que trabalham de home office sabem bem disso. Esse encanto dos felinos se dá por causa da temperatura dos laptops, que é mais quente do que outras superfícies, tornando-se um cantinho mais confortável para a hora da soneca. Os bichanos também utilizam essa estratégia para chamar a atenção dos donos, caso estejam querendo brincar, receber carinho ou comer.
4) Gatos gostam de dar cabeçada nos humanos para espalhar o seu cheiro
Os gatos têm o hábito de dar cabeçada nos humanos como forma de "marcar” e espalhar o seu cheiro, para mostrar que eles fazem parte do seu grupo. Além disso, os felinos possuem glândulas odoríferas no rosto que, por sua vez, liberam feromônios com efeito calmante e tranquilizador. Ou seja, dar cabeçadas nos tutores significa que o bichano está contente. Para gatos não conhecidos, esse comportamento é usual para cheirar e sentir o humano com o qual está interagindo.
5) Dar presentes inusitados para os humanos é uma demonstração carinhosa dos gatos
Uma dúvida comum é por que os gatos levam presentes para os donos. Muitos tutores recebem presentes inusitados frequentemente, como folhas secas, galhos e até presas. O que acontece é que, como o instinto de caça ainda sobrevive no comportamento dos felinos, eles continuam caçando "presas” e levando-as até seu dono como uma forma de presente e com a intenção de compartilhar o prêmio.
6) Comer grama é um instinto natural do comportamento dos gatos
Um gato comer grama é um comportamento bem inusitado, tendo em vista que eles são animais carnívoros. Segundo estudos, esse é um instinto natural felino para melhorar a digestão. Os bichanos também adotam esse hábito porque a grama funciona como um vermífugo natural para eles, estimulando o trato intestinal e expulsando possíveis parasitas de seu corpo.
7) Gatos com o olhar assustado para o nada não significa que estão vendo espíritos
O gato olhando assustado para o nada é um hábito muito comum entre os bichanos. Esse comportamento chama a atenção dos tutores, que muitas vezes acreditam na crença que isso acontece porque os gatos veem espíritos. Entretanto, isso está errado. Na verdade, os felinos conseguem ver os raios ultravioletas que os humanos não enxergam. Assim, quando um gato está olhando “para o nada", ele está observando esses raios imperceptíveis que os donos não conseguem ver.
8) Caixas de papelão: fascínio dos gatos pelo material tem uma explicação
Conhecidas por serem um dos itens favoritos dos gatos, as caixas de papelão para gatos conseguem entreter os bichanos por horas. Um dos motivos para esse comportamento inusitado tem a ver com o instinto selvagem. As caixas de papelão são lugares pequenos e fáceis de se esconder. Além disso, elas também são vistas como abrigo e servem como um refúgio, para que os bichanos não sejam incomodados por ninguém e se sintam em segurança.