O Dogue Alemão é uma raça de cachorro gigante que pode assustar muita gente com seu tamanho, mas tem uma personalidade super dócil. O cão é o mesmo da raça do Scooby Doo e, assim como o personagem fictício, ele é um cachorro super bem humorado e alegre. Por isso, não se engane com o porte do cãozinho. Mesmo que o Dogue Alemão seja forte, musculoso e robusto com uma altura de até 90 cm e peso entre 45 e 90 kg, a raça é uma das mais amáveis que você vai encontrar por aí.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Quer conhecer melhor a personalidade do maior cachorro do mundo? A seguir, falamos tudo que você precisa saber a respeito da convivência com um Dog Alemão: como é o comportamento da raça, personalidade, instintos, nível de exercício e muito mais. Confira e se apaixone por esse dogão!

O que influencia na personalidade de um cachorro?

A maneira como um cão se comporta pode dizer muito sobre a sua origem e criação. Esses, aliás, são os principais fatores que impactam no comportamento canino, personalidade e temperamento de cada animal. A origem, por exemplo, está intimamente ligada com a genética das raças: se for um cachorro que era originalmente usado como cão de pastoreio, ele manterá alguns instintos (como a enorme capacidade de aprendizado).

A criação também tem uma importância danada nesse sentido, porque está relacionada com a educação que cada pet recebe em casa. Se o animal for bem cuidado, tratado com amor, socializado e adestrado do jeito certo, dificilmente você terá um cachorro estressado, com hábitos destrutivos ou qualquer problema comportamental. Sabendo disso, separamos algumas curiosidades sobre a raça de cachorro gigante Dogue Alemão logo abaixo.

Dogue Alemão: personalidade e principais características da raça

Energia: o Dogue Alemão é um cachorro gigante com quantidade de energia equivalente ao seu tamanho. Ou seja, disposição é o que não falta para ele!

Humor: mesmo que pareçam intimidantes, os cães da raça Dogue Alemão costumam ser gentis, alegres e extrovertidos. Mau humor não é com eles!

Apego: o Dog Alemão (filhote ou adulto) costuma ser muito grudado com seus donos. Ele gosta de ter companhia e prefere não ficar sozinho por longas horas.

Latidos: apesar de ser um dos cachorros com latidos mais altos, o Dogue Alemão não têm o hábito de latir frequentemente.

Exercícios: o cão Dogue Alemão demanda uma rotina de exercícios físicos bem estabelecida, seja filhote ou adulto. O ideal é se ater às necessidades de cada fase.

Territorialismo: diferente de outros cachorros, o Dogue Alemão não tem esse instinto tão aflorado e por isso a convivência com ele costuma ser bem tranquila.

Sociabilidade: o Dog Alemão costuma ser tímido e reservado com quem não conhece, mas muito amoroso e amigável com a família. É bom socializar a raça.

Inteligência: essa é uma raça de cachorro gigante com uma inteligência notável, mas que também pode ser teimosa de vez em quando.

Adestramento: para treinar um Dogue Alemão, é importante ter paciência por causa da teimosia que às vezes acompanha o animal.

Brincadeiras: o ideal é que o cão Dogue Alemão viva em um espaço aberto - como casas com quintais - para brincar e se exercitar, mas também tenha um espaço adequado no ambiente interno para dormir e descansar.

 

Dog Alemão é um dos cachorros gigantes mais amorosos e companheiros que você vai conhecer

Dog Alemão é um dos cachorros gigantes mais amorosos e companheiros

 

Cachorro gigante: raça Dogue Alemão é conhecida por ser leal, gentil e brincalhona

O Dogue Alemão é a prova de que as aparências enganam. Quem vê à primeira vista pode pensar que essa é uma raça de cachorro gigante agressiva ou temperamental, mas não é verdade. Basta algumas horinhas de convivência para perceber que é justamente o contrário: o cão Dogue Alemão é super dócil, gentil, sensível e tem um lado bem extrovertido. Com ele não tem tempo ruim e é certo que a família toda vai se divertir bastante (principalmente se tiver crianças por perto).

Uma comparação que muita gente faz é que o “Dog do Alemão” parece um eterno filhote - ou uma eterna criança - por causa do seu jeitinho atrapalhado e brincalhão. A raça do Scooby Doo é alegre, agitada e às vezes um pouco estabanada, fazendo jus ao personagem da franquia. No dia a dia, a raça também é amigável com aqueles que fazem parte da sua convivência, mas pode ser tímida com estranhos.

Apesar disso, é um cachorro que sempre mantém um temperamento calmo e equilibrado. Essa, inclusive é a maior prova de que quando se trata do Dog Alemão, tamanho gigante não quer dizer muita coisa. Mesmo com seus 90 centímetros de altura e peso de até 90 kg, essa é uma raça que esbanja simpatia, carisma e tranquilidade.

Para completar, o Dogue Alemão é um bom candidato ao adestramento de cães. A raça tende a ser muito obediente, embora tenha alguns traços de teimosia no seu comportamento. O melhor a se fazer é garantir desde cedo que o Dog Alemão filhote seja adestrado e socializado corretamente, aprendendo a seguir as regras da casa e a conviver em harmonia com toda a família.

O Dogue Alemão não é tão territorialista quanto se pensa

Mesmo que tenha sido originalmente criado para ser um cão de caça, o Dogue Alemão não é o tipo de cachorro que vai tentar dominar o território a todo custo ou avançar em qualquer pessoa que se aproxima. Pelo contrário, ele é um dos cachorros gigantes mais amorosos e tranquilos que você vai conhecer. O Dog Alemão transmite muita confiança e tem uma personalidade até meio bobalhona para o tamanho dele, então dificilmente vai criar confusão com outros pets ou pessoas.

Dentre os cachorros gigantes, essa é uma raça com maior sensibilidade. Ainda assim, é importante educá-lo para não haver problemas com o dogão no dia a dia, já que o excesso de “liberdade” pode acabar deixando o Dog do Alemão um pouco mal acostumado.

Latidos do cachorro gigante são altos, mas pouco frequentes

É inevitável: o latido de cachorro faz parte da comunicação canina, e mais cedo ou mais tarde você terá que lidar com um Dogue Alemão latindo. A boa notícia é que quando falamos desse cachorro gigante, raça alemã dificilmente usa as cordas vocais sem necessidade. Ou seja, é um cão que não late à toa e que não vai latir o tempo inteiro (para a felicidade dos vizinhos).

De qualquer forma, é importante ter em mente que ele é um cachorro gigante, forte e musculoso - e a potência vocal do pet é um reflexo do seu tamanho majestoso. Portanto, não é uma surpresa que essa seja uma das raças de cachorro com o latido mais alto e potente. Os latidos do cachorro Dogue Alemão podem ser ouvidos a longas distâncias, assim como os uivos.

É importante que o tutor tente entender um pouco da linguagem canina para interpretar corretamente essas vocalizações, mas normalmente esse é um cão que late principalmente para afastar possíveis ameaças.

O Dog Alemão é indicado para apartamentos?

Quando se trata do Dogue Alemão, tamanho do cachorro é algo que deve ser levado em consideração. Ele pode atingir 90 cm de altura na cernelha, e pesar de 45 a 90 kg. Por ser uma raça gigante, ele precisa de um espaço adequado para viver — e é importante pensar nisso antes de levá-lo para um apartamento.

O Dog Alemão, gigante que só, ocupa bastante espaço. Mas, no geral, essa é uma raça de comportamento tranquilo e que se adapta bem em qualquer local (desde que seja grande o suficiente para ele viver confortavelmente). A única atenção que se deve ter é com o gasto de energia da raça de cachorro Dog Alemão.

Cachorro Dog Alemão pode ficar sozinho?

O ideal é não deixar o cão Dogue Alemão sozinho por muito tempo. Esse é um cachorro que gosta de estar perto dos donos e que demanda certa atenção, por isso não é tão recomendado para quem passa muito tempo fora de casa. Para o Dogue Alemão, família é muito importante e, sem ninguém por perto, pode ser que ele acabe aprontando algumas estripulias. 

É possível adestrar um Dogue Alemão, mas você deve ter paciência

O Dogue Alemão é um cachorro inteligente, mas que pode demorar um pouco mais de tempo para aprender do que outros cães. Ele precisa de algumas repetições até entender o que está sendo pedido, mas costuma obedecer de bom grado pois a vontade de agradar é imensa nesses cachorros gigantes.

Raças com o Dogue Alemão precisam também de um tutor que conheça boas técnicas de adestramento de cães. Eles respondem muito bem a estímulos positivos - como petiscos, carinho e elogios - pelo bom comportamento. Já castigos e punições devem ser evitados na hora de educar cachorros da raça. Como o Dogue Alemão é muito sensível, pode ficar abalado com treinamentos mais rígidos.

Dog Alemão: cachorro é inteligente?

Uma boa referência para ter ideia da inteligência do Dogue Alemão: Scooby-Doo! Assim como o personagem do desenho animado, esses cães são muito espertos (mas podem ser um pouco teimosos na mesma medida). Eles até gostam de agradar, mas se tiver uma recompensa — como um biscoito Scooby — tudo fica mais fácil. Outra dica é adestrar o Dog Alemão filhote desde cedo.

 

Cão Dogue Alemão é um gigante que precisa gastar muita energia no dia a dia

Cão Dogue Alemão é um gigante que precisa gastar muita energia no dia a dia

 

Dog Alemão filhote e adulto: como é a rotina de atividades físicas?

Ao pensar em cachorros gigantes, raças como o Dogue Alemão logo são associadas com um alto nível de energia. De fato, esses cães têm muito mais disposição do que outros cães - principalmente quando filhotes -, mas é importante ter em mente que, conforme os anos passam, eles podem perder um pouco dessa energia. Não à toa, para quem se pergunta qual a velocidade máxima de um Dogue Alemão, esses cães podem alcançar velocidades médias de 48 a 70 km/h.

O Dogue Alemão filhote deve ser sempre estimulado com passeios e outros atividades físicas, mas precisa tomar todas as vacinas primeiro. O enriquecimento ambiental para cães ajuda muito nesse aspecto. Já o Dogue Alemão adulto deve ter pelo menos uma hora de caminhada diária para se manter ativo e saudável (físico e mentalmente). Sem isso, você pode ter um cachorro estressado e ansioso.

Por ser um cachorro gigante, raça Dogue Alemão pode demorar cerca de 2 anos até atingir a maturidade. Ou seja, o cãozinho só se torna adulto após esse período! Nesse momento, é bom ficar atento também a alimentação do animal, oferecendo uma ração de acordo com o porte e idade do cachorro. 

Para criar um Dogue Alemão, pensar no espaço é importante

Se você está considerando abrir as portas para um Dog Alemão, preço nem sempre é o mais importante. Você deve pensar também no espaço para criar um cão deste porte. Embora seja possível criar cachorros grandes em apartamentos e lugares menores, o Dogue Alemão é um cachorro gigante e que certamente vai ocupar bastante espaço na casa. Para que ele fique mais confortável, o local deve atender às necessidades dele.

Idealmente, o Dogue Alemão deve ter um espaço para brincar, correr e brincar, como um grande quintal. No entanto, na hora de dormir e descansar, ele deve ter um cantinho adequado para isso também. O cão Dogue Alemão gosta do contato com a sua família humana, então ele se sentirá mais à vontade dormindo dentro de casa, por exemplo. 

Qual o tempo de vida de um Dog Alemão?

Ter um cachorro Dog Alemão exige uma série de responsabilidades, principalmente com saúde e bem-estar do animal. Tendo os cuidados certos, a expectativa de vida do Dogue Alemão costuma ser de 8 a 10 anos. Por isso, apostar em passeios, enriquecimento ambiental e não deixar os cuidados básicos de lado - como vacinas, check-ups e rotina de higiene - é a melhor maneira de garantir a longevidade de um cão da raça.

Dogue Alemão e a relação com crianças, estranhos e outros animais

Dogue Alemão com crianças - Mesmo grandalhão e desajeitado, o Dogue Alemão é um gigante que adora crianças. A raça tem uma afinidade enorme com os pequenos, mas precisa de certa atenção durante as interações. O Dog Alemão muitas vezes não têm noção do tamanho e força que têm, o que pode ser preocupante durante as brincadeiras com os menores. Porém, no geral, essa é uma das melhores raças para quem tem crianças em casa e essa amizade vai ser duradoura!

Dogue Alemão com estranhos - O Dogue Alemão se dá bem até mesmo com quem ele não conhece, mas pode adotar uma postura mais retraída nessas horas. Ele fica tímido em um primeiro momento, mas não demora muito até se soltar. Basta um pouco de atenção, carinho e associações positivas e logo ele estará “entregue” - mas é importante que a socialização do cachorro comece nos primeiros meses de vida.

Dogue Alemão com outros animais - Como já deu para perceber, o Dogue Alemão é super receptivo com todo mundo e isso inclui outros animais (cachorros ou não). Eles têm facilidade em se relacionar, mas todo o processo será muito mais tranquilo se eles forem socializados na fase de filhote, após as vacinas. O ideal é que o Dog Alemão cresça familiarizado com pets de outras espécies.

Qual o valor do cão Dogue Alemão?

Para quem se pergunta se tem Dogue Alemão no Brasil, a resposta é sim. Existem criadores da raça por aqui. No entanto, é importante haver um certo planejamento financeiro, tanto para cuidar das necessidades do pet quanto para adquirir um cão da raça. Sobre o preço, Dogue Alemão pode custar de R$ 3.000 até R$ 7.000.

O valor varia de canil para canil e pode depender de características físicas e genéticas, como o sexo, as cores do Dogue Alemão e se ele é descendente ou não de campeões. Vale lembrar ainda que na hora de comprar um Dogue Alemão, preço não deve estar muito abaixo do mencionado. Procure sempre um canil de cachorro de confiança!

Publicado originalmente em: 22/11/2022

Atualizado em: 05/12/2023