O gato amassando pãozinho é uma expressão super conhecida e popular entre os gateiros. E nada mais é que o ato do felino afofar superfícies utilizando as duas patinhas dianteiras. Se você já viu essa cena antes, sabe o quanto ela é fofa e adorável, mas também bem intrigante para alguns. Afinal, por que exatamente os gatos fazem isso no colo do tutor, nas cobertas e nas almofadas? A seguir, vamos te contar o segredo por trás desse comportamento intrigante dos gatos!
Entenda o que significa a expressão “gato amassando pãozinho”
Você provavelmente já deve ter se perguntado porque o ato de afofar superfícies é conhecido como “gato amassando pãozinho”. É inevitável não pensar na cena de um gato literalmente amassando um pão, tal qual os padeiros fazem. Contudo, esse comportamento felino de nada tem a ver com o sentido literal da frase. Ele só foi associado à palavra pãozinho por um motivo bem simples: o ato de afofar as superfícies, sejam o colo do tutor ou uma coberta, é bem semelhante ao processo de sovar uma massa de pão. Contudo, enquanto padeiro utiliza as duas mãos para estimular o desenvolvimento do glúten na massa, é claro que o gato amassa pãozinho por outros motivos.
Porque o gato amassa pãozinho?
É natural surgir dúvidas em torno dessa mania de gato tão conhecida e famosa entre os gateiros. Esse comportamento começa no início da vida do bichano, quando ele ainda é um filhote de gato. Durante a amamentação, ele utiliza as duas patinhas para estimular a saída do leite materno, ajudando o bichano na sucção desse alimento, que é tão importante para sua nutrição. Contudo, quando eles crescem, muitos gatinhos continuam com esse hábito, mas sem nenhuma relação com a alimentação. Existem alguns motivos que explicam porque os gatos amassam pãozinho na fase adulta, como:
- Marcação territorial
- Deixar o ambiente mais confortável
- Gato feliz
- Demonstrar afeto
- Se alongar
- Fêmea no cio
Entenda porque os gatos ficam amassando o cobertor, almofadas e colo do tutor
Como vimos acima, existem vários motivos por trás do gato amassando pãozinho, e alguns deles explicam porque eles fazem isso no colo do tutor ou nas almofadas e cobertas espalhadas pela casa. O primeiro deles tem tudo a ver com o gato marcando território. Quando eles esmagam as superfícies com o auxílio das patas, eles liberam um odor característico responsável por determinar que aquele território é dele. Isso acontece porque as glândulas sudoríparas dos bichanos ficam localizadas nas almofadinhas da pata do gato, então quando eles pressionam uma região, liberam esse odor que serve para marcação territorial.
O ato de amassar pãozinho no colo do tutor também é uma demonstração do amor de gato. Eles consideram esse ato uma forma de mostrar afeto, já que quando filhotes, tinham o hábito de fazer isso na mamãe gata. Esse é um sinal de que o gato te considera a ‘mãe’ dele e tem um forte apego e confiança na relação que vocês construíram. O mesmo pode acontecer quando ele faz isso nas cobertas, já que a textura molinha do cobertor remete a infância do felino, quando ele usava as duas patinhas para estimular a saída do leite materno. Esse comportamento deixa os felinos relaxados e confortáveis, trazendo uma sensação de bem-estar.