Quem já enfrentou a angustiante sensação de ver seu cachorro perdido sabe que essa não é uma experiência nada bacana. As incertezas, o medo e a preocupação pela vida do animal deixam os tutores desesperados. Por isso, ao encontrar um cão perdido na rua, é muito importante saber o que fazer para que o pet seja devolvido em segurança para sua família, proporcionando alívio aos tutores. O Patas da Casa separou algumas dicas para te mostrar o que fazer quando achar um cachorro perdido nas ruas. Vem conferir!
O microchip em cachorro fornece todas as informações do animal
Em alguns estados do Brasil, como no Rio de Janeiro e em São Paulo, o microchip em cachorro é um item obrigatório. O dispositivo, que é colocado sob a pele do animal, contém um código inalterável com todas as informações do animal (nome, raça, contato do tutor e condição de saúde). Ou seja, com o microchip, cachorro fica mais seguro, porque sempre vai estar carregando as informações de contato do tutor. Se você encontrar um cachorro microchipado perdido pelas ruas, basta levá-lo até uma clínica veterinária ou até um abrigo de animais que tenha um leitor de microchip. O profissional vai encostar o leitor no microchip e acessar as informações do animal para entrar em contato com o tutor.
Coleira com identificação pode ajudar a encontrar o dono de um cachorro perdido
A coleira com identificação para cães é o método mais tradicional que os tutores têm de reconhecimento animal. Geralmente, a identificação costuma ficar presa na coleira do pet e contém informações como o nome do animal, do tutor e o número de contato. Então se você encontrar cachorros perdidos usando coleira de identificação, basta segurá-los, procurar pelo número e ligar para o telefone de contato. Lembre-se de não soltar o animal até se encontrar com o responsável para que o animal não se perca novamente,
O que fazer quando achar cachorro na rua?
Se você encontrar um cachorro de rua, a primeira coisa que deve ser feita é buscar por sinais de identificação, como uma coleira. Se o animal não tiver nenhuma coleira de cachorro com nome, você pode levá-lo até uma clínica veterinária ou para um abrigo perto para que seja verificado se ele possui ou não um microchip rastreador.
Além disso, é muito comum que tutores divulguem informações nas redes sociais ao perderem um cachorro. Então, uma maneira de buscar pelo tutor do cão desaparecido é buscar por publicações na internet, começando pelas páginas do próprio bairro. Se não encontrar nada, você mesmo pode publicar fotos e informações do cãozinho encontrado. Até encontrar o dono do animal, é importante procurar por um lar temporário para a segurança e bem-estar do pet.
Saiba diferenciar um cachorro perdido de um cachorro de rua
Não é muito difícil diferenciar cachorros desaparecidos de cachorros de rua abandonados. Geralmente, cães que se perdem ou fogem de casa são mais bem cuidados, então não são tão sujos e nem tão magros. Além disso, infelizmente a maioria dos cachorros de rua são vira-latas, então não é muito comum encontrar animais de raça zanzando pela rua. Por isso, se você se deparar com um Pitbull ou Bichon Frisé, desconfie que eles estão perdidos.
A postura do animal também vai dizer muito sobre a sua situação. Cães perdidos normalmente parecem mais assustados e desorientados, enquanto os cachorros que moram na rua são mais ágeis e safos. Mesmo assim, cachorros de rua também merecem a chance de ter um lar amoroso: se puder, adote!
O que fazer para achar um cachorro perdido?
Um cão perdido pelas é uma situação desesperadora para qualquer tutor. No entanto, é nesse momento que a família do animal precisa ter muita calma e paciência para agir corretamente. Veja algumas dicas de como achar cachorro perdido:
- Publicar nas redes sociais, em páginas do bairro e no próprio perfil
- Ligar para clinicas veterinária das região para informar o desaparecimento
- Ligar para abrigos de cães e gatos da região para compartilhar as informações do animal
- Espalhar fotos e cartazes pelas ruas
O que fazer quando o cachorro foge de casa?
As primeiras horas de desaparecimento do animal são cruciais para encontrar o cão, por isso, assim que você notar a ausência do doguinho, é importante agir rapidamente. Primeiro, faça uma varredura pelo bairro inteiro, levando uma foto do pet para mostrar a comerciantes e moradores que vivem na região para perguntar se eles viram o animal nas redondezas. Mobilize também vizinhos e amigos para a busca, pois quanto mais gente procurando por ele, maiores são as chances de encontrá-lo. Além disso, oferecer uma recompensa pela devolução do cão pode incentivar a comunidade a buscar o animal pelas ruas.