Gatos são animais naturalmente curiosos e que estão sempre dispostos a desbravar o ambiente. Por isso, se você é pai ou mãe de pet e gosta de cultivar umas plantinhas em casa, tem que saber quais são as plantas venenosas para gatos. Algumas delas, por mais inofensivas que pareçam, têm um enorme potencial tóxico e podem até ser fatal para os felinos. Esse é o caso de uma das plantas mais queridinhas pelos brasileiros, inclusive. Ficou curioso para descobrir quais são as plantas venenosas para gato? Vem que a gente te conta!
Quais são as plantas venenosas para gatos?
Existem muitas plantas tóxicas para gatos e cachorros, como:
- Lírio-da-Paz
- Tulipa
- Espada-de-São-Jorge
- Hera
- Hortênsia
- Azaleia
- Dama-da-Noite
- Comigo-Ninguém-Pode
- Copo-de-Leite
- Violeta
Todas essas plantas podem deixar o gato intoxicado se ele tentar morder ou ingerir um pedacinho dela. Dessa lista, porém, um dos cultivos preferidos dos brasileiros e que pode ser bastante perigoso para os felinos é o do lírio-da-paz.
Qual lírio é venenoso?
Tanto o lírio comum quanto o lírio-da-paz (que, por incrível que pareça, não é um tipo de lírio) são bastante tóxicos para os gatos. Por isso, a ingestão de ambas as plantas devem ser evitadas a todo custo, ou podem causar um envenenamento no animal.
O lírio-da-paz é uma planta da família Araceae muito comum para decorar a casa. Ela tem uma flor no formato de espiga envolta por pétalas brancas e recebeu esse nome por parecer uma bandeira branca, que simboliza a paz.
Já os lírios podem ser de diferentes tipos, como lírio-branco, lírio-tigre e lírio-asiático — e todos eles demandam muita cautela, pois são plantas venenosas para gatos. Para não arriscar, é melhor não ter esse tipo de ornamento em casa.
O que acontece se gato comer lírio da paz?
Uma dúvida muito comum é saber por que o lírio é tóxico para animais. No caso dessa planta, assim como o lírio-da-paz, o maior problema está na flor. Embora todas as partes da planta sejam consideradas nocivas para os felinos, as flores, principalmente, têm um potencial tóxico muito alto.
A ingestão dessas flores pode causar irritação, diarreia, vômito, dor abdominal, salivação excessiva, dificuldade de respiração e até problemas respiratórios e neurológicos, como convulsão. Em alguns casos, o pet pode até desenvolver um quadro de insuficiência renal, uma das doenças mais perigosas nos bichanos.
Apesar das plantas venenosas, gatos têm algumas opções seguras
Quando falamos de plantas venenosas para gatos, fotos muitas vezes são suficientes para ajudar os tutores a distinguir o que seria uma planta segura ou não — mas é sempre válido perguntar para pessoas com mais experiência no assunto. Em todo caso, se você gosta de ter um verdinho em casa para deixar tudo mais aconchegante, pode ficar tranquilo, pois existem opções de plantas seguras para gatos. Algumas delas são:
- Girassol
- Camomila
- Amor-perfeito
Além disso, também existem até mesmo plantas que gatos podem comer que não vão causar nenhum tipo de reação adversa no pet, como o alecrim, hortelã e a erva-cidreira.