É difícil resistir ao charme de um gato laranja! Os felinos com essa cor de pelagem chamam a atenção por onde passam. Além disso, eles têm uma personalidade apaixonante e muito carismática. No entanto, uma dúvida comum entre os fãs de gatos laranjas é se existem fêmeas dessa cor, ou apenas machos. Que tal entender melhor como a genética influencia na cor dos gatos? A seguir, o Patas da Casa tira todas as dúvidas sobre o assunto!
Como o gato laranja é formado?
A cor da pelagem do gato é determinada pela genética. Nos cromossomos — ou seja, nas estruturas que contém o material genético — ficam localizados os genes (moléculas de DNA) que estabelecem as características de um animal, como a cor.
A pigmentação dos pelos do gato, por sua vez, é definida pela melanina. Esta é dividida em feomelanina e eumelanina, onde a feomelanina produz tons de vermelho e laranja; e a eumelanina, tons de preto e castanho.
Essas informações da genética das cores ficam contidas no cromossomo X do pet. Porém, é importante ressaltar que o cromossomo X só consegue carregar um gene por vez, que seria o da cor laranja ou da cor preta (mas nunca as duas simultaneamente).
Afinal, tem gato laranja fêmea?
Os gatos laranjas precisam ter a feomelanina presente no cromossomo X. Como os machos são XY, e as fêmeas são XX, para ter um gato laranja macho basta esse animal ter o gene no único cromossomo X que ele tem. Já para ter um gato laranja fêmea, é necessário que a gatinha contenha esse gene nos dois cromossomos X (o que é mais difícil de acontecer por uma questão de probabilidade). Então, sim, até existe gato laranja fêmea — mas em uma proporção muito menor do que os machos.
É raro gato amarelo fêmea?
Estima-se que apenas 20% dos gatos laranjas sejam fêmeas. Por isso, pode-se dizer que sim: um gato fêmea laranja é raro, mas não impossível se der encontrado.
Qual é a personalidade do gato laranja?
O gato laranja é aquele pet festeiro que ama ser o centro das atenções. Ele é bastante sociável e simpático, contrariando bastante o estereótipo de “frios” e “distantes” dos felinos. Além disso, costuma ser comunicativo, bagunceiro e, ao mesmo tempo, muito dengoso e preguiçoso. Esse é um dos pets que mais gostam de "conversar" e com os laranjinhas, não tem dia ruim.
Vários nomes para gato laranja costumam destacar esse lado mais animado e divertido dos bichanos com essa cor. Alguns apelidos comuns são Cometa, Faísca, Angel, Dengo e Pirueta. Outra possibilidade é colocar um nome no gato laranja filhote que remeta a cor dos pelos, como Gina, Tangerina, Ed Sheeran, Valente e Tigrão.
Por que gato laranja é "maluco"?
Não é que os gatos laranjas sejam malucos, eles só são bastante animados e descontraídos. Gostam de receber carinho, são um tanto preguiçosos, mas também são super divertidos e rendem sempre ótimas histórias — igualzinho o clássico personagem Garfield. Essa personalidade divertida faz com que o gato laranja tenha muitos fãs e admiradores.