Considerado o rei da selva, o leão é comumente associado ao felino mais forte do mundo. Mas será que ele possui mesmo a mordida mais poderosa? Surpreendente, não! O leão não está no topo desse ranking e aparece em terceiro lugar, perdendo para outros dois gatos selvagem conhecidos pela força e imponência. Quem ocupa o primeiro lugar na lista de felinos com a mordida mais forte é um gato selvagem super conhecido e apreciado na América do Sul.
Quando falamos de gatos domésticos, porém, eles estão longe de chegar ao patamar de alguns grandes felinos no quesito força. Por mais que seu gatinho seja corajoso e destemido, saiba que o máximo que ele pode causar são alguns arranhões mesmo. Ficou curioso para saber qual felino tem a mordida mais forte que existe? Vem conferir os 5 ‘gatinhos’ que ganham essa disputa.
5) O leopardo é o quinto felino mais forte do mundo
O leopardo é um gato selvagem frequentemente comparado com a onça-pintada. Contudo, existem algumas diferenças básicas entre os dois felinos. A primeira delas é que enquanto as onças-pintadas vivem na América, o leopardo é encontrado na África e Ásia. A segunda é que eles são um pouco menores: o corpo do leopardo mede entre 60 e 70 cm e eles pesam no máximo 90 kg. Quanto a força de mordida, a diferença é gritante. Enquanto a da onça-pintada é de 1500 psi, a do leopardo é de 300 psi, cerca de cinco vezes menor. Mas ainda assim o leopardo está bem a frente da força da mordida de gatos domésticos, que atingem no máximo 70 psi.
4) O guepardo é o quarto felino mais forte no quesito mordida
O guepardo é um felino selvagem com manchinhas pretas espalhadas por todo corpo. Eles vivem na África, na Arábia e no sudoeste da Ásia, e seu habitat natural é a savana. Eles são conhecidos por serem extremamente velozes, e utilizam dessa habilidade para caçar presas. Eles são relativamente pequenos, o comprimento do corpo mede quase 1 metro e podem pesar 70 kg. Quanto a força da mordida, a de um guepardo é o equivalente a 500 psi.
3) O leão está entre os felinos com a mordida mais forte
Conhecido como ‘rei da selva’, muitos acham que o leão é o felino mais forte do mundo. Ele é sim um animal muito forte, mas em relação a força da mordida e tamanho, perde para o tigre. O corpo de um leão macho pode medir 2 metros e pesar 190 kg, já as fêmeas medem no máximo 1,80 m e pesam 130 kg. A força da mordida do leão varia entre 600 a 650 psi. Diferente da onça e do tigre, o leão caça em bandos, e abocanham direto o pescoço da presa para interromper o fluxo sanguíneo do animal abatido.
2) O tigre é o felino mais forte do mundo (mas não tem a mordida mais forte)
Com uma força de mordida de 1.050 psi, o tigre leva o segundo lugar de felino com a mordida mais forte. Mas em relação a força física, ele ganha. O tigre é considerado o felino mais forte de todos pelo seu tamanho e tática de caça. Isso porque o corpo desse animal pode alcançar incríveis 3 metros de altura e pesar mais de 300 quilos. Além disso, o tigre é um gato caçador solitário que parte para um abate fatal com a presa. Geralmente eles vão direto no crânio do animal para quebrá-lo. É por isso que o tigre ganha o prêmio de felino mais forte: ele é maior e mais pesado do que o leão e a onça-pintada, e possivelmente ganharia uma disputa entre eles.
1 ) O felino com a mordida mais forte é a onça-pintada
Provavelmente você não sabe, mas bem pertinho de nós pode estar andando o felino mais forte do mundo. A onça-pintada, conhecida também como jaguar, é uma espécie de mamífero da família dos felídeos encontrada nas Américas. Ele é o terceiro maior gato selvagem do mundo - só perde para o leão e o tigre –, mas é o felino com a mordida mais forte que existe. O corpo de uma onça-pintada adulta mede no máximo 1,8 metros e pesa 96 kg.
A força da mordida de uma onça-pintada é de 1500 psi - uma unidade de medida (chamada de libra-força por polegada quadrada) usada para medir a força aplicada a uma área. A mordida da onça é tão forte que é capaz de perfurar o couro do jacaré e o casco de uma tartaruga. Isso é possível porque eles possuem uma mandíbula muito potente e mais curta que a de outros felinos, além de possuir uma arcada dentária diferenciada com dentes no fundo da boca que ajudam a rasgar a carne das presas com mais facilidade.