Um filhote de gato recém-nascido demanda uma série de cuidados especiais. Para começar, a alimentação dos filhotes deve ser feita inicialmente com leite materno ou artificial. Em seguida, a papinha para gato recém-nascido - que não tem nada a ver com a papinha para gato doente - é a principal estratégia para ajudar no desmame do animal, que deve acontecer de forma gradativa. Só depois disso é que se dá início à alimentação com a ração seca. Se você está com um gatinho recém-nascido em casa e tem dúvidas sobre o assunto, veja um passo a passo de como fazer a transição corretamente.
Passo 1: No primeiro mês, o leite materno é a base da alimentação, e não a papinha para gato recém-nascido
Nas primeiras semanas de vida, o gatinho ainda está se desenvolvendo. Para que isso seja bem sucedido, a alimentação conta muito, e deve ser baseada na amamentação. O leite materno possui nutrientes valiosíssimos para os filhotes, como o colostro, que ajudam no desenvolvimento do animal. Por isso, a papinha para gato recém-nascido não é tão importante no primeiro mês de vida do pet.
Caso sejam gatos filhotes abandonados e que estão sem a mãe, a amamentação não será possível. No entanto, existem fórmulas de leite artificial para gatos que podem ser encontradas com facilidade em pet shops e lojas especializadas. Vale lembrar que o gato não pode tomar leite de vaca, de cabra e variados - somente fórmulas específicas para a espécie.
Passo 2: Papinha de desmame para gatos pode ser oferecida a partir de 30 dias de vida
Muita gente se pergunta quanto tempo dura a amamentação dos gatos, e a resposta é, aproximadamente, um mês. Isso significa que quando o bichano estiver com 30 dias de vida, o tutor já pode começar a pensar em introduzir a papinha de desmame. Para gatos, o processo nem sempre é fácil, por isso tudo deve ser feito aos poucos para não traumatizar o animal.
Passo 3: Você pode fazer a papinha para gato recém-nascido ou comprar pronta
Para quem gosta de botar a mão na massa, saiba que é totalmente possível fazer a papinha de desmame para gatos com apenas dois ingredientes: leite artificial para pets e ração seca. É importante que a ração escolhida seja apropriada para a idade do gato, e a proporção da mistura deve ser de 30% leite e 70% ração. Para adquirir o aspecto de papinha, é só amassar bem os grãos de ração e misturar com o leite. Outra opção é bater tudo no liquidificador.
Além de fazer a papinha para gato recém-nascido, você também pode comprar o produto pronto. Ele normalmente é comercializado em forma de pó. Se for o caso, basta misturar com um pouco de água morna e seguir as proporções indicadas na embalagem.
Passo 4: Outro aliado além da papinha de desmame para gatos é o sachê
Uma maneira de auxiliar no desmame dos filhotes é com o sachê para gatos. Ele cumpre, basicamente, a mesma função da papinha para gato recém-nascido, pois têm uma consistência úmida e pastosa que ajuda na transição alimentar. Porém, na hora de comprar o sachê, certifique-se de que ele realmente é destinado a filhotes de gato - essa informação pode ser encontrada no rótulo do produto.
Passo 5: Depois de dar a papinha para gato recém-nascido, é hora de introduzir a ração seca na dieta felina
A papinha de desmame para gato serve apenas para “acostumar” o animal com novas texturas antes de começar a alimentação com a ração seca. Por isso, após cerca de 15 dias com a papinha, o tutor já pode começar a pensar em incluir a ração de gato na rotina do animal. Uma dica é optar sempre por alimentos de alta qualidade nutricional, como a ração premium e a super premium, e dar preferência para marcas que já são reconhecidas no mercado pet.
Redação: Juliana Melo