Muitas pessoas veem a focinheira para cachorro como um acessório usado para punir. Mas, na verdade, esse objeto pode ser um aliado na melhora da convivência e do comportamento do pet. A focinheira de cachorro ganhou esse estereótipo de objeto punitivo por ser usada principalmente em raças de cães que também carregam um estereótipo de agressividade, como Pitbull e Rottweiler. Acontece que muitos tutores não entendem como a focinheira para cachorro pequeno ou grande funciona exatamente. Para esclarecer qualquer dúvida, o Patas da Casa te explica tudo sobre o acessório e como ele deve ser usado. Confira!
A focinheira para cachorro evita machucados causados por mordidas
Cada cachorro tem um temperamento diferente. Enquanto alguns são mais calminhos, outros são mais desafiadores. Quando o cão tem uma personalidade reativa, pode acabar adotando comportamentos mais agressivos na tentativa de se defender em alguma situação. Como consequência, pode machucar alguém, mesmo que sem querer. Alguns cães, por exemplo, não gostam de serem tocados e, por isso, um simples banho no pet shop pode desencadear uma reação que acaba ferindo uma pessoa. A focinheira para cachorro é colocada ao redor do focinho para que, mesmo que o pet reaja de maneira bruta em certa situação, não cause ferimentos.
Uso correto da focinheira de cachorro pode ajudar a melhorar comportamentos indesejáveis
A focinheira de cachorro é usada em pets que têm o instinto de reagir mais intensamente para se defenderem. Em algumas cidades do Brasil, algumas raças precisam, obrigatoriamente, usar a focinheira para cachorro - Pitbull e Rottweiler são algumas delas. Mas engana-se quem pensa que apenas raças de porte grande precisam do acessório. Existe focinheira para cachorro grande e também focinheira para cachorro pequeno. Afinal, alguns cachorros pequenos podem ser bem bravinhos e reativos (sim, Pinscher, estamos falando de você!) Por isso, não é o tamanho que define qual cachorro deve usar a focinheira, mas sim o seu comportamento.
Além disso, a focinheira de cachorro não é usada apenas como uma forma de evitar machucados, mas de melhorar o comportamento do animal. Se o tutor souber como utilizar e apresentar a focinheira, o cachorro pode passar, com o tempo, a ver o objeto como algo positivo e apresentar mudanças de comportamento, melhorando sua convivência com o tutor e outras pessoas.
A focinheira de cachorro deve ser apresentada aos poucos
A fama negativa que a focinheira de cachorro tem está ligada, principalmente, ao fato de que muitas pessoas não sabem usá-la corretamente. Se você colocar o acessório ao redor do focinho do cachorro sem nenhuma apresentação prévia, é óbvio que ele não vai gostar. Mesmo que o cão não consiga morder outras pessoas, seu comportamento ficará ainda mais agressivo - o que pode gerar bastante estresse para ele. Já se você começar a usar o objeto aos poucos, com cautela e paciência, o animal vai passar a confiar que aquele acessório não o fará mal.
Para isso, é importante apresentar a focinheira para cachorro aos poucos. Coloque-a perto do animal e que ele cheire o objeto. Então, posicione o acessório em um local onde o cão se sinta confortável. A melhor dica é colocar um petisco dentro da focinheira para atrair a atenção do cachorro: para alcançar o petisco, ele vai precisar colocar todo o focinho na focinheira e logo associará a algo positivo.
Focinheira de cachorro: abuse de petiscos, brincadeiras e associações positivas
Em todas as etapas em de adaptação da focinheira é muito importante que ele continue associando o uso do acessório a algo positivo. Uma dica é começar a brincar com ele, oferecer mais petiscos e fazer carinho quando estiver afivelada no focinho. Com o adestramento positivo ele vai ver que o uso da focinheira de cachorro não o impede de fazer nada que ele gosta - pelo contrário! Ele ainda ganha alguns mimos.
Focinheira para cachorro grande ou pequeno: saiba como escolher o modelo ideal para seu pet
O focinho de cachorro pode ter diferentes tamanhos e formatos. Um ponto muito importante que deve ser levado em conta na hora de usar focinheira para cachorro é o tamanho do acessório. Um cão de grande porte com uma focinheira de tamanho pequeno ficará extremamente desconfortável, agoniado e poderá se tornar até mesmo mais agressivo. Já um cão pequeno com uma focinheira grande também fica desconfortável e o acessório acaba não sendo de grande ajuda. Por isso, existem modelos de focinheira para cachorro pequeno e focinheira para cachorro grande. Escolha sempre de acordo com o seu animal.
O modelo de focinheira de cachorro ideal também varia de acordo com o formato do focinho de cada raça. Uma focinheira para cachorro Pitbull, por exemplo, precisa ser mais larga, pois seu focinho tem esse formato. Outro ponto a se levar em conta é se o cão consegue respirar com facilidade mesmo usando o acessório. As raças de cães braquicefálicos já têm naturalmente mais dificuldade para respirar. Por isso, tenha certeza se há espaço suficiente para que o ar passe. Por fim, a focinheira para cachorro não é uma prisão! O animal deve ter espaço suficiente para conseguir respirar, latir e se movimentar livremente mesmo enquanto estiver usando o acessório.
Redação: Maria Luísa Pimenta