Cuidar da alimentação do gato é dever de todo tutor - e para isso é importante saber o que o animal pode ou não comer. Além das tradicionais rações para gatos, algumas pessoas também gostam de oferecer outras opções de comida para o seu bichano e procuram alternativas mais naturais, como frutas e legumes. Porém, por mais saudáveis que esses alimentos sejam para os humanos, é importante ter em mente que o organismo dos felinos não funciona da mesma maneira que o nosso e algumas podem fazer mal ao seu amigo de quatro patas. Para sanar todas as dúvidas sobre o assunto, confira as frutas que gatos podem comer a seguir!
Afinal, gatos podem comer frutas ou o alimento é prejudicial para a sua saúde?
Como as frutas normalmente têm uma grande quantidade de açúcar em sua composição, esse é um alimento que muitas vezes é dispensável na dieta dos gatos. No entanto, existem algumas frutas que podem até fazer bem ao organismo do animal, desde que sejam oferecidas sempre em pequenas doses. Você pode acrescentá-las junto a ração ou até oferecer separadamente como petiscos, mas o importante é que nunca seja em uma grande quantidade ou com uma frequência superior a uma vez por dia. Logo, desde que a fruta não seja a base de alimentação do animal, você pode oferecê-la ao seu gatinho sem problemas.
Mas atenção: antes de inserir as frutas na dieta do seu gato, é preciso ter muito cuidado! Lembre-se que algumas delas podem ser prejudiciais para a saúde do bichano e é extremamente necessário se atentar a lista de frutas que gatos podem comer para evitar qualquer problema.
Saiba quais as frutas que gatos podem comer
• Maçã:
A maçã é uma das melhores escolhas de fruta para gato. Com um alto teor de fibras e baixo teor de gordura, ela é uma ótima opção para gatos obesos ou que estão um pouco acima do peso, já que ajuda a melhorar o metabolismo do animal. Fora isso, a maçã também é uma fruta muito rica em vitamina A e C, nutrientes fundamentais para a manutenção dos ossos e tecidos. Antes de oferecê-la ao seu gatinho, não esqueça de remover as sementes da maçã, hein? Elas contêm ácido cianídrico e a ingestão desta substância pode provocar reações no organismo do bichano.
• Morango:
O morango é outra fonte de vitamina C e muito rico em fibra, que ajuda a melhorar o processo digestivo do animal. Além disso, a vitamina C é um excelente nutriente para fortalecer o sistema imunológico, prevenindo várias doenças. Mas atenção: como o morango é uma fruta mais cítrica, também é preciso ter certo cuidado ao oferecê-lo ao seu amigo de quatro patas. O ideal é que não seja uma fruta tão comum na dieta do animal, mas não tem nenhum problema em dar em pequenas quantidades uma vez ou outra.
• Melão:
O melão é uma fruta que contém muita água em sua composição e é bastante refrescante, ou seja, uma ótima forma de manter o seu gatinho hidratado nos dias quentes. Além disso, a fruta também é fonte de vitaminas A, B e C, nutrientes muito importantes na saúde dos gatos e que ajudam a reduzir problemas inflamatórios. Para inseri-la na alimentação do seu animal, não esqueça de retirar as sementes e a casca do melão.
• Melancia:
Assim como o melão, a melancia é uma das frutas que gatos podem comer que ajuda bastante na hidratação dos felinos. Ela é composta por 92% de água, o que é uma ótima alternativa para gatos que não têm o costume de se hidratar com muita frequência. Além disso, é uma fruta que ajuda a melhorar as funções musculares dos animais, pois é rica em potássio e vitaminas A, B-6 e C. Também é importante remover as sementes e a casca da melancia antes de oferecê-la ao seu gatinho.
• Pera:
As peras, assim como as maçãs, também são uma ótima opção de fruta para gato! Com fibras e as vitaminas A e C em sua composição, a pera pode servir como um delicioso lanchinho e ainda ajuda a fortalecer o sistema imunológico do animal. No entanto, as peras também têm sementes com cianeto, o que pode ser tóxico para os gatos. Por isso, é importante sempre remover todas as sementes do alimento antes de oferecer aos gatinhos.
• Banana:
Rica em potássio, a banana é uma das frutas para gatos que pode ajudar a manter a saúde do seu bichinho em dia. Mas deve se ter muito cuidado com esse alimento, pois como trata-se de uma fruta com alto teor de açúcar e carboidrato em sua composição, ela sempre deve ser oferecida em quantidades muito pequenas e em intervalos maiores de tempo. Caso contrário, pode acabar prejudicando o organismo do felino.
Como oferecer frutas para gatos?
Os gatos têm um paladar muito exigente e o organismo bem diferente do nosso, então é importante que essa introdução alimentar seja feita aos poucos. Nunca ofereça mais de uma fruta para gato, ou ele pode acabar estranhando e rejeitando o alimento antes mesmo de experimentar. Além disso, como o organismo dele não está acostumado com a nova substância, em alguns casos o gato pode ter dor de barriga.
Por isso, é importante apresentar a comida para gato de forma gradativa, oferecendo sempre como petiscos ou até acrescentando uma pequena quantidade à ração do animal. Não se esqueça de sempre remover todas as sementes e descascar a fruta, cortando-a em pedacinhos para que o bichinho possa se alimentar sem grandes dificuldades.
Além disso, vale reforçar que as frutas não devem ser oferecidas diariamente ou com uma frequência muito exagerada. Elas podem fazer parte da alimentação dos gatos em algumas circunstâncias específicas, mas nunca substituir integralmente a ração do gato, que contém nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo felino.
Comida para gato: rações com frutas na composição
Outra alternativa são as rações que contenham frutas e outros componentes, como verduras e carnes. Embora muitas pessoas se perguntem se essa mistura de ingredientes realmente funciona, não há motivos para se preocupar: todos os nutrientes são preservados. Inclusive, com esse tipo de alimentação você garante que o seu amigo de quatro patas absorva todas as substâncias necessárias para que o organismo funcione de forma saudável.
Dessa forma, você não precisa se preocupar em inserir frutas na dieta do gato, pois ela já faz parte da ração que ele consome. Caso você tenha dúvidas quanto ao produto mais indicado, vale conversar com o veterinário para buscar sugestões.
Fruta para gato: atenção aos alimentos tóxicos
Como já falamos, não são todas as frutas que gatos podem comer, pois algumas podem ser extremamente tóxicas. A ingestão de alimentos proibidos pode causar vômitos, diarreias e até situações mais graves. Por isso, frutas que possuem um alto nível de açúcar em sua composição devem ser evitadas ou dadas com muita cautela para não prejudicar o organismo do animal. Além disso, separamos uma pequena lista de frutas que não podem ser dadas em hipótese nenhuma para os felinos. Confira:
1) Uva e uva passa: essas frutas podem provocar problemas renais nos felinos.
2) Abacate: além de ser uma fruta muito gordurosa e que pode ser prejudicial para o pâncreas do animal, o abacate contém uma substância em sua composição que é considerada tóxica para os gatos, chamada de persina.
3) Frutas cítricas (laranja, limão, tangerina): todas as frutas cítricas no geral tendem a causar problemas estomacais para os gatos.
Redação: Juliana Melo