Para qualquer gateiro, ter um gato perdido é uma situação desesperadora. É normal que os bichanos se escondam pela casa, especialmente quando estão assustados ou querem descansar, mas uma gata chamada Malhada foi muito além disso. O tutor Julio Guilger tomou um baita susto! Ele mora em São Paulo e decidiu vender o sofá para uma amiga que mora na cidade de Campinas. O que ele não esperava é que uma de suas gatas fosse se esconder dentro do móvel, botar o pé na estrada e viajar 100 km até a casa da compradora. Para entender melhor como toda essa história aconteceu, o Patas da Casa conversou com Julio, o tutor dessa gatinha aventureira.
Gata se esconde dentro do sofá para fugir de visitas
Malhada é uma gata idosa de 11 anos que não é muito fã de pessoas desconhecidas. Quando sua casa recebe visitas e gente de fora, a primeira coisa que Malhada faz é procurar um cantinho pra se esconder. Foi exatamente isso que aconteceu essa semana, quando Júlio recebeu um eletricista e um serralheiro em casa durante uma reforma. A gatinha reparou na presença de pessoas de fora e decidiu se esconder.
Contudo, Julio também estava aguardando o responsável por transportar seu sofá até Campinas, cidade onde morava a compradora do móvel. O que ele não imaginava é que o lugar escolhido pela Malhada para se esconder era justamente o sofá.
Julio não reparou que Malhada havia se escondido no sofá
Julio tem quatro gatos e ele relatou que estão acostumados com esse comportamento da gatinha quando chegam visitas em casa. Por isso, não achou nada incomum quando ela sumiu durante a visita dos prestadores de serviço. Malhada é uma gatinha super tranquila e calma, não é muito de miar, então quando os responsáveis pelo transporte do sofá pegaram o móvel e o colocaram no caminhão, ela não fez nenhum barulho. Confiando que a gata estava dentro de casa e apenas acuada por conta da presença de estranhos, Julio foi trabalhar logo depois.
No meio da tarde, enquanto trabalhava no escritório, Julio recebeu uma ligação da amiga que havia comprado o móvel informando que ele havia deixado uma “coisinha” dentro do sofá. Para surpresa de Julio, era nada menos que sua gata Malhada. A gata só saiu de dentro do sofá quando chegou na casa da amiga de Julio, uma viagem de aproximadamente 100 km, que demora cerca de uma hora e meia a duas horas.
“Na hora foi um grande desespero! Ninguém imagina que vai receber uma mensagem avisando que seu gato tá em outra cidade. Foi um susto, mas o que me tranquilizou é que a pessoa era conhecida, ela tem gato também e teve como oferecer água e ração. A casa é equipada com telas de proteção para gato, então também não corria o risco dela fugir. Então isso me deu uma tranquilizada", contou o tutor.
Julio teve que organizar uma força-tarefa para buscar Malhada em Campinas
Julio disse que, ao receber a notícia, imaginou que a viagem e a mudança na rotina pudesse ter deixado a gata estressada. Por isso, decidiu ir buscá-la no mesmo dia em Campinas. E aí começou a saga de Julio para “resgatar” sua gata fujona. Como Julio não sabe dirigir, ele teve que contar com a ajuda de um amigo para essa missão. Ele alugou um carro e chegou em Campinas às 20:30 da noite.
Ao chegar na casa da amiga, percebeu que a gatinha estava no cantinho dela, mas super bem. Ao ver o tutor, Malhada foi logo pedir um carinho, como se nada tivesse acontecido. No vídeo, Julio aparece contando brevemente como não reparou no sumiço de Malhada, dizendo que em nenhum momento a gata “falou” algo. O amigo que o acompanhou brinca com a situação dizendo: “Agora ela só vai falar com o terapeuta.” Confira o vídeo do reencontro de Julio com sua gatinha aventureira:
Gato perdido: como evitar?
Embora tenha sido um grande susto, Julio teve sorte de Malhada ter ido parar em segurança na casa de uma amiga de confiança. Durante o trajeto, ela poderia ter tentado escapar e a situação teria sido muito pior. Inclusive, um caso muito parecido aconteceu com Malu, uma gata que se escondeu em sofá para doação e foi parar na casa do vizinho. Pra evitar mais histórias como essa, o indicado é que os tutores de gatos sempre verifiquem os móveis antes de descartá-los, seja sofás, camas, cômodas ou armários. Como os felinos adoram um lugar escurinho pra se esconder na presença de estranhos, esses objetos acabam se tornando um alvo perfeito para eles.
Saiba como achar gato perdido
Gatos perdidos são um problema sério. Como nem todos os felinos usam coleira para gato, é difícil identificar se o bichano que está nas ruas tem dono ou não. Confira algumas dicas de como achar gato perdido:
- Tenha calma para que o processo de busca seja mais fácil
- Compartilhe nas redes sociais e em grupos/perfis do seu bairro sobre o desaparecimento do gato
- Leve uma foto do felino e pergunte na vizinhança se alguém o viu
- Ligue para abrigos de animais abandonados próximo a sua casa e clínicas veterinárias para perguntar se o animal foi levado para lá
- Ofereça recompensas pelo resgate para estimular a participação da comunidade