O gato amassando pãozinho é um dos comportamentos felinos mais curiosos que existem. Todo tutor morre de amores ao ver seu bichano afofando um local antes de se aconchegar, seja um cobertor, uma almofada, um travesseiro ou até mesmo o próprio dono. Essa atitude é comum a muitos bichanos e, por isso, levanta dúvidas sobre o que está por trás dela. Afinal, o que significa quando o gato amassa pãozinho? Trata-se de uma linguagem de amor ou é apenas um sinal de que o bichano está marcando território? O Patas da Casa te explica!
Por que os gatos amassam pãozinho?
Você já se perguntou por que os gatos ficam amassando o cobertor? Normalmente, esse comportamento começa ainda quando é filhote, na fase da amamentação dos gatos. Acredita-se que o ato do gato "amassar" tenha uma relação com a sucção e ajude a estimular o consumo de leite materno. Isso explica porque gato morde a coberta e amassa pãozinho até depois de crescido, já que esse comportamento é um instinto que vem da infância.
Além disso, depois da fase da amamentação terminar, os bichanos podem continuar com o ato de "amassar", mas com outros objetivos. O "amassar pãozinho" é comum quando os bichanos estão prestes a se aconchegar em alguma superfície macia. Ao afofar a região, o animal deixa o local mais confortável para ele se deitar.
Gato amassando pãozinho é uma linguagem de amor?
Se você costuma ver seu gato amassando pãozinho, pode ficar mais do que tranquilo, pois é um ótimo sinal! Os bichanos costumam agir assim quando estão super relaxados. Se você observar bem, é muito comum que o pet apresente uma aparência tranquila e até mesmo comece a dormir logo depois de amassar pãozinho. Isso acontece porque, além de ser um comportamento calmante para os gatos, é um sinal de que ele está se sentindo bastante seguro ali.
É por isso que podemos dizer que o gato amassando pãozinho é sim uma linguagem de amor, além de ser um dos sinais de que seu gato é feliz. Se o pet fica afofando antes de sentar perto de você ou até mesmo no seu colo, significa que ele realmente se sente confortável na sua presença e, assim, tá se aconchegando. Na verdade, o "amassar pãozinho", é uma das melhores maneiras de como saber se o seu gato gosta de você. Pode ter certeza que se o seu pet faz isso, ele certamente te ama muito!
O gato amassando pãozinho está marcando território?
Um dos motivos do por que gato amassa pãozinho é que ele está confortável e se aconchegando em um local que considera seguro. Mas existem outras interpretações para esse comportamento, e a marcação de território é uma delas. Os bichanos têm o instinto felino de reivindicar o local onde estão. É uma forma de mostrar que aquele cantinho é seu, se comunicar com outros bichanos e atrair fêmeas. As formas mais comuns que um gato usa para marcar território são urinar ou se esfregar em um local, como nas pernas do tutor.
Porém, os gatos também possuem glândulas nas patas. Por isso, quando o pet amassa pãozinho, ele libera os hormônios que chamam a atenção dos outros bichanos. Assim, ele marca o local que acabou de afofar com seu cheirinho. Portanto, um dos motivos do por que os gatos amassam pãozinho é a marcação de território.
Outros motivos que explicam por que gatos amassam pãozinho?
As razões do por que gatos amassam pãozinho vai muito além da linguagem do amor e da marcação de território. Muitas vezes, os bichanos fazem isso apenas para se alongar. Assim como a gente precisa se esticar de vez em quando, os gatinhos também precisam.
Além disso, uma outra razão por trás do por que gatos amassam pãozinho é quando você tem uma gata no cio. Trata-se de um comportamento bem comum nas fêmeas durante esta fase, pois mostra que elas estão prontas para acasalar com um macho.
Como explicamos, o maior motivo do por que gato amassa pãozinho é uma sensação de conforto e satisfação. É por isso que ele age assim quando está na presença do tutor que ama. Porém, existem outras situações que também deixam o bichano se sentindo assim e, consequentemente, podem fazer o gato amassar pãozinho. Comer uma comida gostosa, brincar bastante e tirar uma boa soneca são alguns exemplos.