Gato com diarreia não é uma condição rara, mas precisa de alguns cuidados. Assim como acontece com o organismo humano, o dos felinos também demonstra alguma fragilidade através de desordem intestinal. Troca de ração, vermes, vírus, alimento estragado ou até mesmo desidratação podem causar diarreia em gatos.
Na maioria dos casos, a situação não é grave e pode ser resolvida em casa, mas se a diarreia estiver acompanhada de outros sintomas, é importante a consulta no veterinário. Veja abaixo quais são as principais causas, sintomas, tratamentos e quais casos precisam de acompanhamento profissional.
Diarreia em gatos: conheça as principais causas e sintomas
Idas mais frequentes à caixa de areia, maior curvatura ao defecar, vermelhidão ao redor do ânus, lambedura frequente e até mesmo coceira na região podem indicar que alguma coisa não vai bem com a saúde intestinal do seu gato. Listamos as causas mais comuns abaixo.
Alimentação: uma simples troca de ração pode causar diarreia nos gatinhos. Seja por uma ração com menos fibras ou de outra marca. Outra situação muito comum é quando a casa tem um novo animal e o gato mais velho come a ração que não é compatível com a idade e suas necessidades.
Bactérias: Campylobacter e Escherichia coli são as bactérias comuns que provocam diarreia em gatos.
Vírus: se causada por vírus, a diarreia precisa do acompanhamento profissional, já que é bastante perigosa e pode causar até a morte. Panleucopenia, FIV (Virus da Imunodeficiência Felina - que também é conhecido como Aids Felina), a Leucemia Felina (FeLV) e a Coronavirose (gastroenterite contagiosa) são alguns dos vírus que podem causar o problema.
Envenenamento: essa causa costuma atingir mais os gatos de rua ou os que moram em casa e costumam passear sozinhos. Sempre curiosos, podem comer veneno para ratos e baratas, por exemplo. Geralmente, a diarreia vem acompanhada de outros sintomas, como vômitos e salivação, portanto, fique atento e leve o felino imediatamente ao veterinário.
Doença Inflamatória Intestinal: essa é uma doença crônica comum e que precisa de acompanhamento veterinário.
Parasitas: vermes como coccidia, giardia e toxoplasmose também são causas comuns de diarreia em gatos e, se a verminose não for diagnosticada rapidamente, o caso pode se agravar.
Como tratar a diarreia do seu gato?
Como mostramos acima, a diarreia pode ter diversas causas e, sendo assim, os tratamentos também são os mais variados. Se a diarreia não está aliada há nenhum outro sintoma e for um episódio isolado, deixe água sempre disponível para evitar a desidratação. A ração úmida também ajuda na hidratação e se o seu gato não tiver problemas com outros tipos de comida, um potinho com arroz e frango sem temperos é uma boa opção para reorganizar o intestino.
Redação: Mariana Almeida