Os bichanos não costumam demonstrar que estão sentindo algum incômodo, então além de ser surpreendente ver um gato com tosse e chiado, esse é um sinal de que algo não está certo. A tosse pode significar uma série de coisas, como problemas cardíacos, alergias e problemas respiratórios, como gripe e pneumonia, mas quando é acompanhado de chiado, aquele som agudo que parece um apito, as chances de estarmos lidando com um caso de bronquite em gatos são bastante altas. Para te ajudar a entender o que se passa com o pet, o Patas da Casa vai te contar detalhes sobre a doença e como cuidar de um gato com bronquite.
Gato com tosse e chiado pode ser sinal de bronquite em gatos
A bronquite em gatos é uma doença que afeta o sistema respiratório do animal, mais precisamente os brônquios, estruturas em formato de tubo que levam o ar da traqueia para os pulmões. Quando ocorre a inflamação desses brônquios, há uma produção exagerada de muco que dificulta a passagem do ar. É como se esses tubos estivessem congestionados, o que explica o gato com chiado ao respirar.
A principal causa da bronquite costuma ser alergia, mas ela também pode ser provocada por irritação das vias respiratórias e infecção bacteriana, fúngica ou viral. Mas como saber se o gato está com bronquite? É fácil identificar! O gato com tosse seca é o principal sintoma, mas o bichano também pode apresentar febre, vômitos, dificuldade para respirar, perda de peso e o famoso chiado. Além disso, o gato com miado rouco também pode indicar problemas respiratórios.
Gato com bronquite: diagnóstico e tratamento
Levou o seu bichano ao veterinário e está se perguntando: “tenho um gato com bronquite, o que fazer?”, é bom saber como tratar chiado de gato e a bronquite no seu amigo. O primeiro passo é ter certeza se o seu gatinho está com bronquite ou não, pois vale lembrar que o gato tossindo pode ter relação com problemas no coração. Por isso é fundamental levá-lo ao veterinário para determinar qual a origem dos sintomas e realizar alguns exames que vão ajudar no diagnóstico, como radiografias torácicas, hemograma, broncoscopia e citologia broncopulmonar.
Para tratar a bronquite em gatos é recomendado um remédio específico para a doença chamado broncodilatador, que atua nos brônquios dos felinos e permite que o animal respire normalmente. Além dele, medicamentos para tosse e corticoides (anti-inflamatórios) podem ser indicados para ajudar a aliviar os sintomas da doença.
Como tratar chiado de gato?
Para tratar o gato respirando com chiado, o indicado é colocá-lo para fazer inalação durante 10 a 15 minutos, pois a prática ajuda a eliminar o muco e reduzir a inflação dos alvéolos. Como os gatinhos muitas vezes acabam se recusando a usar o nebulizador, existem algumas maneiras para conseguir com que o gato faça a inalação.
A estratégia mais simples é ligar o chuveiro em uma temperatura bem alta e deixar o bichano no banheiro com você. Outra maneira é colocar o animal dentro da caixa de transporte de gato, cobrir a caixa com uma toalha, ligar o nebulizador próximo com um pouco de soro fisiológico no copinho e conectá-lo dentro do transporte. Dessa forma, o vapor vai ficar concentrado e não vai ser necessário colocar a máscara no bichano.
Vale lembrar que é importante eliminar qualquer tipo de situação que possa agravar os sintomas do gatinho. Então reforce a limpeza da casa, evite fumaça perto do animal e retire objetos que retêm poeira, como tapetes e almofadas.