O gato Comum Europeu é um felino perfeito para famílias com crianças. Super inteligente, ativo e brincalhão, o gato europeu adora passar um tempo se divertindo com os tutores, mas também sabe se virar sozinho. Com o corpo amplo e bem desenvolvido, esse felino surpreende pela postura imponente e beleza dos olhos. Para você se apaixonar um pouco mais por essa raça, o Patas da Casa trouxe todas as informações que você precisa saber sobre esse gato.
Raio-X do gato Comum Europeu
- Origem: Europa
- Pelagem: curtos, macios e finos
- Cores: tigrado, cor sólida
- Personalidade: afetuoso, independente e energético
- Altura: 30 cm
- Peso: 5 a 7 kg
- Expectativa de vida: 15 a 20 anos
Qual é a origem do gato Comum Europeu?
Definir a origem dos gatos Europeus não é uma missão tão fácil, mas acredita-se que eles tenham surgido do cruzamento entre o gato selvagem africano e o gato da floresta. Estipula-se que o gato africano tenha chegado na Europa por vias marítimas, em navios de imperadores romanos que queriam invadir toda Europa. Eles foram escolhidos para fazer parte da tripulação devido às habilidades de caça, para proteger a comida de ratos e camundongos.
Com isso, eles acabaram se espalhando por todo o continente. Posteriormente, os gatos Europeus foram utilizados em fazendas para caçar ratos. A raça chegou a ser citada na Finlândia e Suíça entre os anos de 1926 e 1947, contudo, ela só foi reconhecida pela Federação Internacional Felina e registrada na World Cat Federation em 1982.
Gato Comum Europeu é musculoso e atlético
A anatomia do gato Comum Europeu é chamativa. De porte médio a grande, o gato Comum Europeu tem um corpo bem robusto. Com o peito e ombro largos, patas redondas, fortes e uma barriguinha saliente, esses felinos são corpulentos. A cabeça deles também é grande, com orelhas arredondadas e olhos pequenos que hipnotizam qualquer um e que podem ter diferentes colorações. A cor da pelagem do gato Comum Europeu mais comum é o tigrado, mas pode variar entre preto, branco, vermelho, bicolor ou tricolor.
Como é a personalidade do gato Comum Europeu?
Se você não sabe qual o temperamento do gato Europeu, não precisa se preocupar. Super amorosos e dóceis, eles convivem muito bem com outros adultos, crianças, idosos e até outros animais. Como é um felino muito ativo e energético, as brincadeiras com gatos podem durar horas até o felino se cansar, mas é importante que ele seja estimulado a se mover para não ficar estressado com o tédio. Inteligentes, eles são gatos mais independentes e podem ser um pouco teimosos. Ainda assim, eles são uma excelente companhia para quem deseja conquistar o amor de gato.
Confira algumas fotos do gato Comum Europeu
3 curiosidades sobre o gato Comum Europeu
- O primeiro gato Europeu Comum registrado foi uma fêmea que se chamava Ujan.
- Gatos Europeus vivem uma longa vida e apresentam poucos problemas de saúde.
- A raça tem uma grande variedade de cores e padrões de pelagem.
Gato Comum Europeu filhote: como cuidar e o que esperar do bichano?
Os cuidados com o gato de Pelo Curto Europeu não divergem muito dos cuidados com outros felinos. Assim que chegam em casa, eles precisam de um espaço que seja só dele, para que ele se sinta pertencido. Nesse local, invista em uma cama para gato confortável, pote de água, de ração e alguns brinquedos. A caixa de areia para gatos deve ser posicionada em um ambiente reservado, fresco e arejado para que ele se sinta confortável ao fazer as necessidades.
Além disso, como o gato doméstico de pelo curto é muito energético, é importante buscar maneiras de entretê-lo. Para isso, você pode investir no enriquecimento ambiental para gatos, com nichos espalhados pela casa, redes, brinquedos interativos, arranhadores e prateleiras.
A alimentação da raça do gato Comum Europeu
A alimentação do gato Comum Europeu vai depender de dois fatores principais: a idade do gato e sua condição de saúde. Filhotes, por exemplo, precisam se alimentar com uma ração específica para essa faixa de idade, para que ele receba todos os nutrientes que são essenciais para o seu desenvolvimento. O mesmo vale para gato adulto e gato idoso.
Para manter a saúde e o bem-estar do felino, a ração para gato deve ser de boa qualidade, preferencialmente premium ou super premium. Elas utilizam na composição ingredientes de primeira qualidade e garantem maior saciedade ao felino, evitando a obesidade.
Além disso, são rações que costumam ser livres de corantes que podem provocar reações alérgicas no gato. Os sachês para gatos também são excelentes aliados. Esses produtos são compostos por 80% de água, o que auxilia na hidratação do felino.
Cuidados importantes com o gato Comum Europeu filhote e adulto
- Escovação de pelo: o Europeu Comum é um gato com pelos curtos e finos que não precisa de escovações diárias. Uma escovação semanal é o suficiente para retirar os pelos mortos e evitar que se formem as bolas de pelo, que podem obstruir o intestino do felino.
- Dentes: para evitar a formação de tártaro e problemas bucais, é fundamental escovar dente de gato pelo menos três vezes na semana. Utilize uma escova apropriada e uma pasta de dente específica para a espécie.
- Orelhas: para evitar infecções e inflamações, é preciso limpar regularmente a orelha do gato Comum Europeu. Se você não sabe como limpar a orelha de gato, basta utilizar um algodãozinho com um produto específico para limpar a orelha de gatos.
- Unhas: o arranhador para gatos é o suficiente para não deixar as unhas dos felinos compridas demais. Quando estão muito grandes, elas podem machucar a pata de gato e provocar incômodos no bichano, por isso é importante investir em arranhadores e/ou aparar as unhas do pet quando houver necessidade.
O que você precisa saber sobre a saúde do gato Comum Europeu
Atlético e ativo, o gato de pelo curto não costuma ter muitos problemas de saúde. Pelo contrário, estima-se que eles vivam por longos anos, podendo até ultrapassar os 20 anos se forem bem cuidados. Para isso, ele precisa ter a tabela de vacina para gatos em dia, uma rotina de exercícios físicos em casa e uma boa alimentação.
A castração de gato também pode garantir maior longevidade a esses felinos, pois impede que o animal desenvolva câncer de próstata, mamas e útero.
Além disso, para evitar um gato obeso e doenças relacionadas a obesidade, como diabetes, é importante que o animal se alimente com uma ração de qualidade. Para evitar problemas nos rins, o gato precisa ser incentivado a beber muita água diariamente.
Quanto custa um gato Comum Europeu?
O gato Comum Europeu não é muito encontrado para vender no Brasil. Eles são mais comuns na Europa ou nos Estados Unidos. Definir quanto custa um gato Comum Europeu vai depender de alguns fatores, como o pedigree e a região em que ele vive, mas, geralmente, o valor varia entre $100 e $500. Revertendo o valor para reais, é preciso levar em conta a cotação do dólar, mas seria mais ou menos de R$500 a R$2.450 reais.