Quem lembra das aulas de biologia do colégio já deve ter ouvido falar se gato é mamífero ou não. Mas será que você sabe qual é a resposta certa? Pode parecer fácil para algumas pessoas, mas nem sempre a memória ajuda e vários tutores ficam na dúvida se esses animais são realmente mamíferos.
Por isso, se você é gateiro de plantão e gosta de ficar antenado em tudo que diz respeito à espécie de felinos - como, por exemplo, se gato é carnívoro, mamífero e outras curiosidades ligadas aos bichanos -, essa matéria foi feita para você! Veja abaixo algumas informações bem interessantes sobre a espécie de gatos.
Afinal, o gato é mamífero?
Sim, gato é mamífero! Para entender melhor esse conceito da classificação do gato, é importante ter em mente que os felinos fazem parte do grupo de animais vertebrados. Isso significa que eles têm vértebras - presentes na coluna vertebral - e também um crânio.
Todo mamífero é um animal vertebrado, mas nem todo animal vertebrado é um mamífero (como é o caso dos peixes e das aves). As espécies de felinos, por sua vez, são definidas como animais vertebrados que são mamíferos. Mas o que isso significa, na prática? O que define um mamífero?
Existem algumas características que são típicas destes animais gatos. Algumas delas são a presença de glândulas mamárias e o fato de que o corpo deve ser total ou parcialmente coberto por pelos. Ah, e aqui vai uma curiosidade: até mesmo os gatos sem pelo - como Sphynx e Peterbald - não são inteiramente pelados: eles possuem uma leve camada de penugem sobre a pele, mas que acaba sendo imperceptível para muita gente.
O gato precisa da amamentação para se desenvolver
As glândulas mamárias são o ponto principal sobre os mamíferos. Gato, cachorro, humanos: as fêmeas de todas as espécies de mamíferos têm essas glândulas e, consequentemente, a capacidade de produzir leite e amamentar seus filhotes. Esse é o grande motivo por que os mamíferos recebem essa classificação, e acaba sendo também característica mais marcante deste grupo de animais.
Como o gato é mamífero, lembramos que o leite materno é a principal fonte de alimentação dos filhotes de gato nas primeiras semanas de vida, e não deve ser substituído por outras fontes de alimentos. Os felinos dependem da amamentação para se desenvolverem no início da vida. É o leite materno que vai fornecer todos os nutrientes que ele precisa para se fortalecer. Vale lembrar, inclusive, que assim como o gato é mamífero, os cães também são e passam por esse mesmo processo.
Outras curiosidades sobre a espécie de felinos
- Habitat do gato doméstico — Muitas pessoas se perguntam qual é o habitat natural dos gatos e onde os gatos vivem. Desde que foram domesticados, esses animais passaram a ter como habitat a casa dos humanos. Isso vale até mesmo para gatos abandonados e que vivem em centros urbanos ou rurais, pois eles também sofrem a influência humana na maneira como vivem. Mas antes do processo de domesticação, quando ainda viviam na natureza selvagem, os felinos viviam em florestas, matas e bosques.
Alimentação do gato — Os gatos são animais estritamente carnívoros. Isso quer dizer que a carne é a principal fonte de nutrientes para eles, e é praticamente impossível criar um felino à base do vegetarianismo. A espécie gato precisa de uma dieta rica em proteínas para garantir uma boa saúde, e é por isso que a ração para gatos é adaptada para atender as necessidades destes bichinhos.
Comportamento do gato — Ainda que tenham sido domesticados há vários anos, o comportamento felino ainda é marcado por muitos instintos selvagens. Se você já viu um gato arranhando o sofá, escalando um móvel, correndo atrás de uma presa, se lambendo ou fazendo as necessidades na caixinha de areia, saiba que tudo isso está ligado aos instintos dele. É por esse motivo que o enriquecimento ambiental para gatos é tão importante, pois ajuda a preservar esse lado do animal e oferece melhor qualidade de vida a ele.
Expectativa de vida do gato — Se você já se questionou sobre quantos anos vive um gato, saiba que a resposta vai depender principalmente dos cuidados que o animal gato recebe e, principalmente, de onde vive o gato. Um gatinho que vive nas ruas, por exemplo, tem uma expectativa de vida muito mais baixa do que aquele que tem um lar e é bem tratado. A média de vida da espécie de felinos costuma ser de 12 a 15 anos, mas há vários gatinhos que podem ultrapassar esse tempo e chegar até aos 20 anos!
Publicado originalmente em: 17/06/2022
Atualizado em: 05/03/2024