A felicidade é imprescindível para manter a saúde e o bem estar dos felinos, mas como saber se o gato está feliz? O gato feliz apresenta alguns sinais bem característicos que podem ser identificados pelo tutor a partir de um olhar mais atento para o comportamento felino. Como os gatinhos são bem mais sutis que os cachorros, os sinais não são tão evidentes, mas também não é uma missão impossível descobrir o que eles sentem. O Patas da Casa preparou um infográfico mostrando os principais sinais que gatos felizes demonstram para os tutores. Vem conferir!
Gatos felizes demonstram esse sentimento pelo comportamento no dia a dia
Ter gatinhos felizes pela casa é super gratificante e importante para evitar comportamentos destrutivos e prejudiciais para a saúde do gato. Confira os principais os sinais de que seu gato é feliz:
- Miados suaves e ronrons: gatinhos felizes emitem barulhinhos quase inaudíveis, normalmente com a boca fechada. Quando felizes, esse som costuma vir acompanhado de um gato ronronando, ou seja, um barulhinho que se parece muito com um motorzinho ligado. Vale dizer que o ronrom nem sempre indica um gatinho feliz, mas surge principalmente quando eles estão sentindo satisfeitos e relaxados;
- Alimentação regular: pets felizes não conseguem resistir ao delicioso sachê para gatos. Um felino que não se alimenta regularmente e faz pouco caso para os petiscos e sachês, com certeza não está feliz. Existem outros fatores que explicam a recusa da alimentação animal, como doenças, calor e até enjoo do sabor. Os felinos têm um paladar bastante seletivo, e se a ração recusada for diferente da que ele está habituado a comer, é bem provável que o bichano não tenha gostado do sabor;
- Brincadeiras empolgantes: as brincadeiras para gatos são muito apreciadas pela espécie, especialmente aquelas que envolvem caçar uma “presa”, com as que envolvem as varinhas para gatos. Se o gatinho está recusando brincar com você e com os próprios brinquedos, ele pode não estar feliz. Para deixar o gato preto feliz ou qualquer outro gatinho, invista em brinquedos interativos para gatos.
- Busca de carinho: quem não gosta de receber carinho, né? Os gatinhos, quando estão a fim de interagir, são super fãs das carícias, especialmente quando vêm de sua pessoa favorita. Normalmente, eles costumam se aproximar de um alvo, se esfregar em suas pernas e miar até conseguir o carinho que tanto deseja. Lembre-se de aprender como fazer o carinho perfeito em gatos para deixá-los ainda mais felizes.
- Postura relaxada: a postura do bichano é um ótimo indicativo de felicidade ou tristeza. Quando contentes, eles apresentam uma postura mais relaxada e aconchegante, como se estivesse se sentindo seguros e acolhidos. O movimento do rabo de gato também é capaz de indicar se o gato está feliz ou não. Normalmente, eles costumam ficar com o rabinho relaxado e com poucos movimentos.
O que deixa o gato feliz?
Você sabe como os gatos sorriem? Os felinos usam a linguagem felina corporal para demonstrar como estão se sentindo, então basta observar atentamente as atitudes do animal para descobrir se ele está contente. Confira essas dicas para aprender como deixar seu gato feliz.
- Enriquecimento ambiental para gatos: invista na gatificação da casa, com arranhadores, nichos e prateleiras, rede para gatos, quebra cabeça felino, brinquedos interativos e fonte de água para gatos.
- Petiscos: assim como os cachorros, os gatinhos adoram receber petiscos. Para deixar o gato feliz, você pode oferecer petisco para gatos após as brincadeiras, como forma de recompensá-lo.
- Sachês: os sachês são o paraíso dos felinos, além de fazer muito bem para a saúde do pet. Eles possuem um sabor diferente da ração para gatos, são bem mais apetitosos e com cheiro e textura mais atrativos. Com certeza eles vão ficar bem felizes se forem mimados com essa delícia.
- Tempo de qualidade com o tutor: embora os gatinhos sejam animais mais independentes, pode ter certeza que nenhum felino gosta de ficar horas sem interagir com humanos. Lembre-se de sempre reservar uma horinha por dia para brincar, acariciar e beijar o seu gatinho.
O que fazer para não deixar o gato triste
Existem várias atitudes que podem deixar o gato triste, como a falta de estímulos dentro de casa, a ausência de pessoas por longos períodos, caixa de areia para gatos suja, mudanças na rotina e até segurá-lo de maneira errada. É preciso tomar muito cuidado com essas atitudes para não deixar o gato estressado, ou desenvolver doenças como a ansiedade e depressão.