Como dificilmente os felinos demonstram algum desconforto, é normal se questionar se gato sente frio . Afinal, eles podem sofrer com a queda de temperatura? A resposta é sim. Por isso, o cuidado redobrado nos meses mais frios é bem importante para que nada prejudique o bem-estar e saúde do gato. Os gatos domésticos não possuem uma pelagem tão densa quanto os cães, por exemplo, e são bem sensíveis às mudanças de temperatura. Inclusive, eles podem sentir tanto frio quanto os humanos. Então, como transformar sua casa em um ambiente mais aquecido para o seu bichano e o que fazer para deixá-lo mais confortável? Separamos algumas dicas para te ajudar!
Como identificar um gato com frio?
Os gatos têm uma temperatura corporal mais alta do que a nossa (entre 38ºC e 39ºC) e geralmente até preferem estar em contato com superfícies mais quentes (já percebeu como ele gosta de sentar no computador e outros eletrodomésticos?). Para saber se o seu gato está com frio, basta tocá-lo. Nos dias mais frios, as pontas das orelhas e patas ficam mais geladas que o normal e o focinho também pode ficar mais frio. Também vale observar o comportamento geral do animal: o gato com frio vai ficar mais encolhido, buscar abrigos não muito convencionais e até ficar mais quieto.
Mudanças bruscas de temperatura acabam deixando os gatos mais vulneráveis a algumas doenças, como gripe, resfriado e até mesmo asma felina. Por isso, é extremamente importante saber como proteger os gatos do frio no inverno e mantê-los bem aquecidos e livre de problemas. A atenção deve ser redobrada se o gatinho for filhote ou idoso, já que os mais jovens ainda não desenvolveram completamente o sistema imunológico e os gatos mais velhos são mais sensíveis. Além disso, gatos com pouco ou sem pelo, como o Sphynx, também precisam de cuidados especiais.
Ter essa noção sobre a temperatura ideal de um gato ajuda também a identificar se ele estiver com febre. A temperatura acima de 39ºC já é um caso de atenção e pode indicar que o corpo do bichano está reagindo a alguma infecção.
Agora que você sabe que gatos sentem frio, como deixar sua casa mais acolhedora? Veja 4 dicas!
Se você está se perguntando como proteger os gatos do frio, saiba que não é um bicho de sete cabeças. Gatos são bem flexíveis e acabam conseguindo se virar na maioria das vezes, mas é responsabilidade do tutor garantir o bem-estar do animal. Veja algumas dicas que separamos para não deixar o seu gato com frio:
1) Mantenha seu gato dentro de casa
Antes de tudo, lugar de gato é dentro de casa, principalmente no inverno. Se você não mantém uma criação indoor, talvez seja hora de repensar isso. Um gato que não tem acesso a rua vive mais e não tem chances de contrair doenças graves e parasitas. Além disso, no inverno você vai ter a garantia de que ele não está passando frio por aí.
2) Crie novos refúgios para o gato se aquecer
Seu gato precisa ter lugares próprios para descansar, como uma cama para gatos, almofadas ou mesmo um toca, que ainda vai ser bem quentinha. No inverno, vale apostar na criação de outros refúgios para o seu bichano ter várias opções. E o melhor: você não precisa gastar nada. Sabe a caixa de transporte do seu gato? Que tal transformá-la em uma toca nos dias mais frios? Basta deixá-la no chão com a portinha aberta e uma almofada ou manta dentro. Você também pode pegar uma caixa adequada ao tamanho dele e também deixar à disposição com um pano mais quentinho. Ele vai adorar!
Você também pode deixar uma manta ou cobertor em cima do sofá: se o gato sentir frio, pode ter certeza que ele não vai hesitar em se aconchegar naquele lugar. Ah, e não esqueça de deixar janelas e portas bem fechadas para não entrar vento e, consequentemente, deixar o ambiente mais frio.
3) Deixe o seu gato dormir na cama com você
Já está mais que comprovado que deixar o gato dormir na nossa cama faz mais do que bem e pode ser até terapêutico. Se você não se importa ou não sofre com alergias, experimente deixar a porta do quarto aberta nos dias mais frios. Com certeza a sua cama é o lugar mais quentinho possível e ele pode se abrigar ao seu lado se o frio apertar. É importante deixar a porta do cômodo sempre aberta para que ele possa sair na hora que quiser, combinado?
4) Que tal uma roupa para gato?
A roupa para gato é uma ótima maneira de driblar o frio do inverno e deixar o seu bichano mais quentinho. Embora exista a opção de comprá-la em pet shops e lojas específicas, alguns tutores preferem se aventurar e aprendem como fazer roupa de frio para gato. Não é muito difícil: dá para improvisar com uma blusa pequena ou mesmo com roupinhas de bebê. Basta cortá-la do jeitinho mais adequado para que ela não fique muito comprida no seu amigo de quatro patas. Mas se você procura algo mais trabalhado, existem alguns moldes na internet que ajudam a fazer a roupa para gato no tamanho ideal e com as medidas corretas. Além disso, também tem a clássica opção de roupas de tricô, para quem tem essa habilidade manual.
Você só precisa se certificar que a roupinha não vai atrapalhar o gato a fazer as necessidade e nem deixá-lo muito incomodado. Gatos podem ser bem resistentes com acessórios no começo, por isso, alie a roupa com reforços positivos, como carinho e petiscos. E claro, não insista demais se ele não se adaptar.
Redação: Juliana Melo