Gato

Gato vomitando sangue: saiba as causas mais comuns e o que fazer

Publicado - 14 Agosto 2024 - 15h24

Atualizado - 14 Agosto 2024 - 18h25

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Se deparar com o gato vomitando sangue é uma situação desesperadora que nenhum tutor deseja passar. Esse é um sinal clássico de que algo está acontecendo com o bichano, e deve servir de alerta vermelho para que o tutor tome alguma providência o mais rápido possível. 

Existem várias causas associadas ao gato vomitando sangue, desde crises de gastrite a doenças mais sérias, como o câncer. Por essa razão, é muito importante ficar atento ao comportamento do felino para reunir todas as informações necessárias para o diagnóstico do quadro. Para entender melhor o que está por trás do gato vomitando sangue, o Patas da Casa reuniu as principais causas do sintoma e o que fazer com o pet.

O que significa o gato vomitar sangue?

O gato vomitando não é uma situação muito incomum na vida de um felino. Geralmente, esse quadro está associado às bolas de pelos em gatos, mas quando o vômito vem acompanhado de sangue, isso indica que o problema é bem maior do que parece. 

Imagem Quiz:Teste seus conhecimentos sobre a saúde de gato!

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

O primeiro passo é olhar para toda a rotina do gato e observar se ele apresenta alguma outra alteração no corpo, como diarreia, prostração e falta de apetite. Veja algumas possibilidades do que significa o gato vomitar sangue: 

  • Obstrução intestinal: a obstrução intestinal em gatos é uma condição caracterizada pelo bloqueio do intestino do animal. Isso pode ser causado pela ingestão de objetos estranhos, como ossos, brinquedos ou plantas venenosas para gatos, assim como o acúmulo de bolas de pelo. Como consequência, o gato pode vomitar sangue devido às feridas provocadas pelos objetos na parede do intestino, ou até pelo esforço excessivo para vomitar as bolas de pelo
  • Presença de vermes: os vermes intestinais liberam toxinas que irritam o sistema gastrointestinal do animal. Eles também podem obstruir a passagem para o intestino e deixar o gato vomitando sangue. É por isso que o vermífugo para gatos é tão importante nos cuidados com o animal.
  • Gastrites e úlceras: a gastrite é uma inflamação do estômago, enquanto as úlceras são feridas abertas que ficam localizadas no revestimento estomacal do animal. Geralmente, elas são causadas por uso de medicamentos, estresse e outras doenças, e essas duas situações podem deixar o gato vomitando sangue
  • Doenças renais: quadros como a insuficiência renal em gatos podem causar uma série de problemas para a saúde felina, incluindo a irritação do sistema gastrointestinal. Isso acontece porque os rins perdem a capacidade de filtrar o sangue, liberando toxinas que são prejudiciais para o animal e causando úlceras no trato intestinal. Como visto anteriormente, as úlceras podem levar à situação de um gato vomitando sangue
  • Doenças infecciosas: outro motivo que explica o gato vomitando sangue são as doenças infecciosas, como a panleucopenia felina, a FIV e FeLV e a PIF felina. Todas elas podem causar lesões no trato gastrointestinal do felino, resultando no vômito com sangue. Essas doenças são perigosas para um gatinho, e por isso devem servir de alerta máximo para o tutor.
  • Câncer: o tumor em gato é outro problema que pode causar sangramento interno no corpo do animal. No entanto, como é uma doença que pode afetar várias partes do corpo do gato, é difícil às vezes encontrar a origem do problema. O gato vomitando sangue pode indicar que o tumor está alojado em alguns órgãos do animal, como a garganta, estômago e esôfago, ou complicação de outros tipos de câncer.
  • Hemorragia: a hemorragia é um quadro que pode ser provocada por várias situações, como doenças hepáticas, problemas de coagulação e ingestão de alimentos tóxicos. Traumas também podem provocar esse quadro, como maus-tratos, atropelamento e quedas de lugares altos. Todas essas situações podem deixar o gato vomitando sangue.
gato com a boca saindo sangue
o gato vomitando sangue é um problema que pode ser causado por várias situações

Quando o vômito do gato é preocupante?

O gato vomitando sangue é uma situação preocupante sempre, mas é claro que algumas causas são mais perigosas do que outras. O câncer, por exemplo, é um quadro muito mais grave do que um caso de obstrução intestinal. Mas é óbvio que ambas as situações merecem atenção do tutor. 

Para identificar exatamente o problema que está afetando a saúde do gato, é importante observar os outros sintomas associados ao gato vomitando sangue. Confira os sintomas que indicam quando o vômito do gato é preocupante:

Se você identificar algum desses sinais além do gato vomitando, leve o felino para uma consulta veterinária e informe todas as mudanças de comportamento que foram observadas. Assim, o médico veterinário vai poder dar um diagnóstico mais preciso do problema.

O que fazer quando o gato vomita sangue?

Seu gato vomitou sangue mas você não faz ideia do que fazer? O primeiro passo é não se desesperar para poder ajudar o seu amigo de quatro patas. Evite forçar a alimentação e ingestão de água depois do vômito e não automedique o pet sem saber o que está acontecendo de fato.

Tente se lembrar também se o gato apresentou alguma mudança no comportamento nos últimos dias, como perda de apetite, incômodo e apatia. Depois disso, é hora de levar o bichano até uma clínica veterinária para que o médico possa examiná-lo adequadamente para descobrir a raiz do problema.

Como funciona o tratamento para gato vomitando sangue?

O tratamento para gato vomitando sangue é feito de acordo com o diagnóstico do problema. Se for um problema sério que está provocando o sangue no vômito do gato, como o câncer e a PIF felina, o tratamento tende a ser mais complicado. No caso de tumores, ele pode precisar de cirurgia para a remoção do tumor, quimioterapia e radioterapia. A PIF felina, por outro lado, é uma doença que até pouco tempo era fatal para o felino. No entanto, embora seja pouco acessível, hoje em dia já existe um tratamento que promete a cura para a PIF felina.

Em relação às causas mais simples, como a gastrite, é possível tratar com medicação oral depois da confirmação do diagnóstico, que normalmente é feito com ultrassonografia. O tratamento dura, em média, 15 dias. Além disso, remédios que evitem enjoos e novos vômitos podem ser recomendados pelo vet. Nos primeiros dias, tente oferecer comidas mais pastosas para o gato e evite petiscos. 

Comportamento

Sem bigodes, musculoso e com patas curtas: o que se sabe sobre o gato Bully XL, raça que especialistas não recomendam comprar

O gato Bully XL tem se popularizado lá fora, principalmente nos Estados Unidos, onde foi criado, e no Reino Unido, onde chegou recen...

Comportamento

9 dicas de especialistas para fortalecer o vínculo com seu gato

Conquistar o amor de gato nem sempre é uma tarefa fácil. Os bichanos têm um jeitinho mais reservado, prezam muito pelo próprio espaç...

Comportamento

Gato mordendo objetos pode revelar distúrbios de comportamento; entenda o que significa e como resolver

É comum ver um gato mordendo alguém durante brincadeiras ou em momentos de estresse. Mas você já se perguntou o que significa quando...

Cuidados

O que acontece quando separa um filhote de gato da ninhada e da mãe?

É consenso que todo filhote de gato é uma fofura, mas ele também é uma criatura que depende profundamente da mãe e dos irmãos nas pr...

Comportamento

Sem bigodes, musculoso e com patas curtas: o que se sabe sobre o gato Bully XL, raça que especialistas não recomendam comprar

O gato Bully XL tem se popularizado lá fora, principalmente nos Estados Unidos, onde foi criado, e no Reino Unido, onde chegou recen...

Cachorro

Por que os cachorros se sacodem quando estão molhados? Parece que a Ciência descobriu o motivo real desse comportamento

É bem provável que você já tenha visto um cãozinho sacudindo todo o corpo logo depois de se molhar. Esse é um comportamento comum en...

Comportamento

9 dicas de especialistas para fortalecer o vínculo com seu gato

Conquistar o amor de gato nem sempre é uma tarefa fácil. Os bichanos têm um jeitinho mais reservado, prezam muito pelo próprio espaç...

Cachorro

Cães aprendem observando outros animais e pessoas, revela estudo da USP

Apesar de terem um cérebro bem menos desenvolvido que os humanos, os cães continuam surpreendendo pela forte inteligência e capacida...

Ver todas