Se você tem um cãozinho, já deve ter percebido que o cachorro sonha enquanto dorme. Eles até podem movimentar as patinhas durante o sono, ou então fazer barulhos com a boca — sinal de que estão sonhando. Essa não é uma exclusividade dos doguinhos: assim como cachorro sonha, o gato sonha também! É só reparar em como ele fica nessa hora: alguns podem se contorcer, outros podem se esticar ou fazer ruídos estranhos.

Descubra se você é um cachorro ou um gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Uma dúvida que sempre permeia a cabeça dos tutores é com o que esses animais sonham quando adormecem. É comum para os humanos sonhar com cachorro, mas será que o inverso acontece e eles também sonham com a gente? O gato e cachorro tem pesadelo? O que se passa na mente dos pets durante o sono? Veja o que a gente descobriu a seguir!

Cachorro e gato sonhando: o que se sabe sobre o sono dos pets?

Em 2001, uma pesquisa do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, revelou que os animais são, sim, capazes de sonhar com “imagens”. Não apenas cães, mas basicamente todos os mamíferos. O sono deles, assim como o nosso, é dividido em duas fases: o sono NREM e o sono REM. É nesta última fase que geralmente o cachorro sonha, bem como o gato.

Um outro estudo publicado na revista Physiological Behavior chegou a investigar como é o ciclo de sono dos cães. Os pesquisadores registraram a atividade elétrica do cérebro de seis cachorros durante 24 horas, e descobriram que, enquanto dormiam, eles passavam 44% do tempo alertas, 21% sonolentos e 12% em sono REM. 

Afinal, gatos e cachorros sonham com os donos?

Será que gato e cachorro sonha com os donos? A verdade é que não se sabe ao certo com o que eles sonham, mas acredita-se que as imagens formadas nos cérebros desses animais têm a ver com está presente na rotina e dia a dia deles. Como os tutores têm uma grande participação nisso tudo, é bem provável ver um gato ou cachorro sonhando com o próprio dono.

Em entrevista, a professora e psicóloga clínica Dra. Deirdre Barrett, especialista de Harvard, concluiu o seguinte: “Como os cães geralmente são extremamente apegados aos seus donos humanos, é provável que seu cão esteja sonhando com seu rosto, seu cheiro e em agradá-lo ou irritá-lo.”

Já sobre um gato sonhando, a especialista citou uma pesquisa realizada por Michel Jouvet que teve o seguinte resultado: “Os gatos permaneceram quietos durante os outros estágios do sono e, quando o REM começou, eles pularam, espreitaram, atacaram, arquearam as costas e sibilaram. Parecia que estavam caçando ratos em seus sonhos.”

gato e cachorro sonha um do lado do outro

Como saber se o cachorro está sonhando ou tendo pesadelo?

Se o cachorro sonha, será que o cachorro tem pesadelo? A resposta é sim. Quando os cães sonham, geralmente eles apresentam mudanças involuntárias no corpo. Você pode ver o cachorro abanando o rabo, mexendo as patinhas ou até virando o rosto. Já quando o cachorro tem um pesadelo, essa movimentação costuma ser mais intensa. 

Uma dica para diferenciar as duas situações é tentar identificar se o animal está muito agitado durante o sono, ou até fazendo barulhos “estranhos”, como rosnados e grunhidos. Se isso acontecer, é porque provavelmente ele está tendo um pesadelo.

Pode acordar o cachorro quando ele está sonhando?

A recomendação é nunca acordar um cachorro sonhando abruptamente. Isso pode deixar o animal confuso e estressado com a situação, já que ele não sabe o que está acontecendo e pode até atacar, como forma de defesa. Se desconfiar de pesadelos, o ideal é tentar chamar o cachorro de forma suave, sem encostar nele diretamente. 

O que será que os gatos sonham?

Os gatos sonham — e talvez até mais do que um cachorro. Segundo uma pesquisa da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, os gatos são capazes de atingir o sono REM em cerca de 20 minutos. Os humanos, por outro lado, levam até 2 horas para atingir esse estágio. Mas com o que o gato sonha? Estipula-se que a situação seja bem parecida com a dos cães: ou seja, o felino vai sonhar com aquilo que ele já conhece e que faz parte da sua rotina.

Além disso, conforme a pesquisa de Jouvet mostra, alguns instintos podem estar mais presentes no sono dos gatos, como o de caça. Em todo caso, o cérebro felino não é capaz de “criar” novas situações durante o sono, então eles devem sonhar com o que aconteceu durante o dia ou em um passado mais recente.

O que fazer quando seu gato tá tendo pesadelo?

Quando os gatos têm pesadelos, geralmente tem a ver com um passado traumático. Nesse caso, ele pode ficar bem agitado, com movimentações mais bruscas e até uma vocalização diferente. A recomendação para acordá-lo é a mesma dos cães: com calma, o tutor deve chegar pertinho do pet e chamar o nome do gato para tentar despertá-lo. Não se deve tocar no animal nesse momento para não assustá-lo.