O Golden Retriever é um cachorro grande, com um coração maior ainda. Não é à toa que esse é um dos dogs mais queridos entre os brasileiros, principalmente por conta do seu companheirismo e jeitinho extrovertido e brincalhão. Assim como acontece com outras raças de cachorro, a raça Golden também tem alguns traços que se sobressaem mais do que outros - tanto na sua personalidade, quanto fisicamente. Altura, peso, quais são as cores dos pelos, sociabilidade, nível de energia… enfim, tem muita coisa interessante para descobrir sobre o cãozinho. Quer saber quais são as principais características do cachorro Golden Retriever? Então confira o infográfico que o Patas da Casa preparou abaixo!
Golden: cachorro tem características físicas inconfundíveis
A pelagem brilhante, longa e sedosa é um dos traços mais marcantes do Golden Retriever, o que deixa o cãozinho com uma aparência bem fofinha. O tom de seus pelos também é inconfundível, pois diferente de outros cães, a raça Golden Retriever não possui uma variedade de cores - os únicos tons aceitos, na verdade, são o dourado, ou, no máximo, o bege. Essa característica, inclusive, é responsável pelo nome do cachorro Golden, que, traduzindo para o português, significa cachorro dourado.
O cãozinho pode ter uma pelagem de dois tipos: totalmente lisa ou com leves ondulações. Todos esses pontos são importantes para conseguir diferenciar a raça Golden do Labrador: mesmo que ambos façam parte do grupo Retriever, o Golden sempre terá a pelagem longa nas cores dourado ou bege, enquanto o Labrador tem pelos mais curtinhos e pode ter variações de preto e marrom. Com um corpo atlético, o Golden Retriever é um cachorro grande, com altura entre 51 e 61 cm e peso que pode variar de 25 a 35 kg.
O Golden Retriever é um cachorro ativo, brincalhão e muito dócil no dia a dia
Diferente de outros cachorros grandalhões, a raça Golden Retriever está longe de ter uma postura imponente e séria - pelo contrário! É um cão muito brincalhão, divertido e com temperamento extremamente dócil. Por conta disso, é muito difícil não se apaixonar completamente pela personalidade do Golden (filhote, adulto ou idoso). Ele está sempre de bom humor, é muito apegado com a família e acaba sendo a prova viva de que o cão é realmente o melhor amigo do homem. Com muito carinho e amor para oferecer, a raça faz de tudo para agradar seus humanos.
O cachorro Golden tem uma inteligência admirável, e por isso é um ótimo candidato ao adestramento canino. Ele aprende com facilidade, tem energia de sobra e é ótimo com tudo que envolva estímulos físicos e mentais. Passeios, brinquedos interativos e brincadeiras ao lado do seu tutor são imprescindíveis na rotina do cãozinho, pois ele precisa gastar uma grande quantidade de energia diariamente. O Golden Retriever também adora água, então práticas esportivas como a natação são uma ótima pedida.
Golden Retriever: cachorro se dá bem com todo tipo de gente e até mesmo com outros animais
A socialização é importante em todas as fases da vida de um cachorro, mas no caso do Golden Retriever, esse lado sociável já faz parte do seu comportamento por natureza. Esse é um cãozinho que é super indicado para famílias com crianças, e que consegue conviver tranquilamente com outros cães e diferentes animais. Também não é desconfiado com estranhos e faz amizades com facilidade. Ainda assim, é importante socializar o cachorro Golden ainda filhote, ou ele pode desenvolver um comportamento mais protetor com os tutores na vida adulta.
Ah, e se engana quem pensa que a raça Golden é barulhenta. O cãozinho até late em algumas ocasiões específicas porque isso faz parte da linguagem canina, mas sempre tem um motivo por trás. A diferença é que, ao contrário de um cão de guarda, os latidos do Golden Retriever não são uma forma de intimidar ninguém. Na verdade, é só o jeitinho canino de se comunicar com a sua família humana ou cumprimentar novos amigos. Ele também pode latir quando estiver muito eufórico para brincar.
Saiba que cuidados são importantes com o cachorro Golden Retriever
Não importa se é um filhote Golden Retriever ou um cão já adulto ou idoso: os cuidados com essa raça devem permanecer durante toda a vida do animal. Por ter uma pelagem longa, a escovação semanal é fundamental para desembaraçar possíveis nós e manter os pelos sempre bonitos e saudáveis. Quanto à higiene, o recomendado é que os banhos aconteçam pelo menos uma vez por mês. Também é necessário escovar os dentes do cachorro Golden no mínimo três vezes por semana para evitar o acúmulo de placa bacteriana, que pode desencadear o tártaro.
O acompanhamento veterinário é outro cuidado que não deve ser negligenciado. Os cães da raça Golden Retriever são mais propensos a desenvolver doenças oculares e outros problemas de saúde, como a displasia de quadril. Por isso, as consultas com um médico veterinário de confiança são fundamentais para saber como anda a saúde do cãozinho e também para manter o calendário vacinal em dia.
Redação: Juliana Melo