A insuficiência renal em gatos é uma doença considerada comum quando falamos dos felinos. Por não ter cura, alguns cuidados especiais e acompanhamento constante durante toda a vida do animal são muito importantes para evitar a evolução do quadro. A homeopatia animal é um dos tratamentos que podem trazer mais qualidade de vida para os gatinhos diagnosticados com a doença. Para entender mais sobre a homeopatia para gatos renais, o Patas da Casa conversou Bianca Rangel Tebet, médica veterinária e especialista em homeopatia do Instituto Hahnemanniano do Brasil,
Como funciona a homeopatia animal?
A homeopatia animal é um tratamento pouco falado no universo veterinário. Para você entender melhor, saiba que a terapia trata não somente os sintomas de uma doença específica, mas proporciona benefícios para todo o organismo do animal. Geralmente, os medicamentos utilizados no tratamento com homeopatia são feitos de forma específica para cada paciente, visando as necessidades exclusivas de cada caso. Dessa forma, o corpo, a mente e a energia vital do paciente são trabalhados. Os produtos homeopáticos para animais são feitos a partir da diluição de substâncias naturais que liberam funções medicamentosas. “A homeopatia enxerga o paciente como um todo. Além de usar medicamentos para atuar diretamente no órgão deficiente, entramos também com homeopáticos de fundo que melhoram a imunidade do animal - diferente dos tratamentos convencionais que normalmente atuam diretamente no sintoma, sem agir na base, o que gera o desequilíbrio do sistema", explica Bianca.
A homeopatia, muito utilizada em tratamentos humanos, trata diferentes problemas físicos e emocionais. Com os pets não é diferente. “Utilizamos a homeopatia sempre que temos desequilíbrio em algum sistema e também para a manutenção de uma boa saúde do animal. Ela pode ser utilizada em vários distúrbios”, acrescenta. A homeopatia animal pode ser utilizada como tratamento de problemas cardíacos, hepáticos, endócrinos, articulares, distúrbios comportamentais e doenças de pele. Além disso, gatos que estão em tratamento de câncer também são beneficiados com a terapia, que age na intenção de promover mais qualidade de vida ao paciente.
Homeopatia para insuficiência renal em gatos é utilizada para retardar a doença
Mas afinal de contas, como funciona a homeopatia para insuficiência renal em gatos? É preciso ter consciência que não existe cura para a doença. No entanto, o tratamento com homeopatia animal vai evitar que o quadro piore. “A homeopatia ajuda a melhorar a drenagem de toxinas pelos rins, retardando a evolução da doença”, esclarece a veterinária. Desta forma, o gato renal terá mais qualidade de vida no dia a dia. Como a homeopatia tem ação em todo o organismo do felino, é possível reduzir alguns sintomas comuns decorrentes da insuficiência renal, como enjoos e vômitos, diarreia, perda de peso, má aparência de pelagem e alterações no apetite.
Outra questão importante é que a homeopatia não tem contraindicações - ou seja, qualquer gato, saudável ou não, pode se beneficiar da terapia natural. A veterinária alerta, porém, que a homeopatia não substitui os tratamentos convencionais, seja da insuficiência renal ou qualquer outra doença. “A homeopatia entra para somar aos outros tratamentos. Dependendo do estágio e evolução da doença, podemos utilizar apenas ela, principalmente nos estágios iniciais, quando o tratamento apresenta grandes resultados”, explica Bianca.
Não existe uma fórmula única na homeopatia: cada animal tem necessidades específicas de acordo com a saúde dele e rotina. Por isso, é essencial que o tratamento seja prescrito por um veterinário especializado na área, que utilizará exames laboratoriais e clínicos para recomendar a fórmula correta do medicamento de homeopatia para gatos.
Homeopatia para gatos: fácil administração ajuda no tratamento
Os gateiros sabem bem o quanto pode ser difícil dar um medicamento para um gatinho. Uma das vantagens do tratamento com homeopatia animal é a fácil administração. Colocar um remédio tradicional na boca de um gato pode ser uma missão impossível - e misturar na comida também não é uma opção, já que eles têm o olfato muito apurado e vão recusar o alimento. A vantagem dos remédios homeopáticos é que eles não possuem cheiro e nem sabor, por isso é fácil misturar no sachê do gato. Ainda é possível dissolver os medicamentos no potinho de água para que o animal receba o tratamento gradativamente.
Redação: Hyago Bandeira