A infecção urinária em cães é uma doença comum entre os peludinhos. Entretanto, identificar o problema pode ser difícil, pois os sintomas costumam ser silenciosos, sendo muito importante que o tutor fique de olho no comportamento animal. O cachorro nem sempre demonstra que está sentindo dor ou incômodo, o que pode atrasar o diagnóstico, que quanto antes for feito, melhor para a recuperação do animal. Sabendo disso, o Patas da Casa reuniu as principais informações para que você identifique se seu pet está sofrendo com a infecção urinária canina.
Como identificar os sinais da infecção urinária de cachorro?
A infecção urinária canina pode apresentar diferentes sintomas de animal para animal. Além disso, alguns cãezinhos podem ser assintomáticos - o que dificulta ainda mais a descoberta da doença. Como dito acima, quanto antes a infecção for descoberta, mais altas são as chances da recuperação do doguinho sem consequências graves. Nesse sentido, vale a pena saber quais são os sinais mais comuns do problema. Para identificar se o cãozinho está doente, o tutor pode observar alguns sintomas:
- urinando com mais frequência ou em locais inapropriados;
- urina com odor forte e coloração escura;
- apresentar urina com estrias de sangue;
- dificuldade para urinar;
- falta de apetite
- febre
- prostração
- sede excessiva
Vale ressaltar também que quando se trata da infecção urinária, cães nem sempre vão apresentar todos os sintomas da doença. Às vezes um ou mais sintomas já são um indicativo do problema.
Infecção urinária: cães precisam ser diagnosticados por profissional
Ao sinal de qualquer sintoma de infecção urinária de cachorro, o tutor deve levar o cãozinho ao médico veterinário. O diagnóstico é feito através de exames clínicos e por isso a consulta com um profissional é tão importante. A identificação da infecção urinária canina acontece a partir do resultado da urinálise, exame de cultura e antibiograma. Além disso, o especialista também pode solicitar ultrassonografias e radiografias abdominais se houver suspeita de cálculos urinários.
Como tratar infecção urinária em cães?
O tratamento para infecção urinária canina irá variar de acordo com a causa do problema. Nos casos menos graves, o uso da medicação prescrita pelo veterinário será a melhor forma de tratamento. O remédio para infecção urinária em cães normalmente é um remédio antibiótico, caso a causa da doença seja bacteriana, por exemplo. Entretanto, outros fármacos podem ser administrados durante o tratamento, como analgésicos e antiinflamatórios para conter as dores do pet. Em manifestações mais severas da doença, quando a medicação não é eficiente para o combate do problema, o cãozinho pode ser submetido a intervenções cirúrgicas.
Infecção urinária em cães: tratamento caseiro pode ajudar?
Na busca pelo bem-estar do amigo de quatro patas, muitos tutores podem vir a recorrer a tratamentos caseiros para a infecção urinária em cães. No entanto, buscar um tratamento por conta própria não é recomendado e pode até prejudicar a saúde do bichinho. As alternativas naturais, com a mudança da dieta, podem até ajudar o animal quando receitadas por um nutrólogo veterinário, mas é importante que sempre haja o acompanhamento de um profissional.
Não aderir ao tratamento adequado pode levar o pet a desenvolver complicações preocupantes como infecções nos rins, abcessos renais, sepse, perda da função dos rins, resistências bacterianas e até mesmo, levar a óbito. Por isso, não deixe de procurar a ajuda necessária para tratar do jeito certo a infecção urinária canina.
Redação: Hyago Bandeira