O som de cachorro latindo é bastante familiar para quem tem um cãozinho em casa. E, por mais que algumas raças sejam mais silenciosas do que outras, não tem jeito: em algum momento o seu cachorro vai latir. Talvez isso aconteça porque ele está com fome e acabou a ração ou pode ser para te alertar de alguma situação (como a presença de algum bichinho que apareceu, por exemplo). Várias coisas podem despertar esse lado mais “barulhento” dos cachorros e é importante entender o que o latido significa. Pensando nisso, reunimos os gatilhos mais comuns para o latido de cachorro dentro de casa. Dá só uma olhada!
Cachorro latindo pode indicar fome
Já parou para ver como anda o pote de comida do seu doguinho? Muitas vezes o cachorro latindo forte utiliza a sua “voz” para reclamar quando está com fome. Eles vão latir quantas vezes for necessário para fazer o tutor entender que a barriguinha deles está doida por uma comida. Então a nossa dica é: sempre que ver o cachorro latindo, verifique se está na hora dele comer. Aproveita para ver também o bebedouro do seu amiguinho, pois a hidratação também é um fator muito importante na hora de manter os cães saudáveis.
Latido: cachorro pode adquirir esse hábito se passar muito tempo sozinho
Embora os cães não sejam capazes de falar, isso não quer dizer que eles não vão tentar se comunicar com você. A linguagem canina é extremamente rica, mas também não se baseia só nos movimentos do rabo ou da orelha, e pode aparecer também em forma de latidos. Por isso, quando deixamos um cachorro muito tempo sozinho dentro de casa, ele pode acabar desenvolvendo esses comportamentos para chamar a sua atenção. Então, se o seu cãozinho era mais quieto e de repente virou uma caixa de som de latidos, é porque ele pode estar se queixando da falta de companhia. Tente compensar isso com muita atenção, passeios e brincadeiras quando estiver com ele. Assim, o animal vai estar cansado quando precisar ficar sozinho em casa e nem vai lembrar de latir.
Mudanças podem provocar estresse e ansiedade nos cães, e é por isso que ele late
Seu cachorro passou por alguma situação estressante ultimamente? Pode ser esse o motivo para os latidos sem fim! Os cães também podem ficar estressados ou ansiosos e essa é uma situação que tem diferentes formas de se manifestar. Enquanto alguns animais podem ficar mais quietinhos, outros podem ficar incrivelmente agitados e isso reflete no latido de cachorro. Geralmente, as causas mais associadas ao estresse e ansiedade são mudanças na rotina do animal (seja de casa, da ração ou até mesmo a chegada de um novo membro na família).
Latido de cachorro pode ser para “conversar” com outros cães
O famoso latido de cachorro pequeno nunca passa despercebido, né? Muitas raças pequenas adoram soltar a voz, como o Chihuahua e o Pinscher. No entanto, também é comum encontrarmos cachorro grande latindo por aí. Embora tenham tamanhos diferentes, quando esses animais resolvem ir para a janela ficar latindo é porque é a forma que eles encontram de se comunicar e chamar a atenção de outros doguinhos que moram por perto ou estão passeando na rua.
Um cachorro latindo pode estar sentindo dor
Também é importante ficar de olho na saúde do cachorro, porque às vezes o motivo por trás do latido é alguma dor ou até mesmo o indicativo de doenças. Nesse caso, o latido parece mais um choro e pode durar por horas. É importante prestar atenção se existem outros sinais que podem ajudar a identificar o que está acontecendo com a saúde do seu pet e, se for o caso, levá-lo ao veterinário. Assim, o profissional pode realizar um check-up do seu bichinho e, se ele realmente estiver doente, poderá indicar o melhor tratamento.
Redação: Juliana Melo