Comportamento do Gato

Linguagem felina: é verdade que os gatos piscam os olhos para se comunicarem com os donos?

Publicado - 15 Março 2023 - 14h06

Atualizado - 28 Junho 2024 - 11h41

Foto da Maria Luísa Pimenta - Redatora

Maria Luísa Pimenta / Redatora

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Falar sobre cães e gatos é algo que sempre me encantou, já que desde pequena tenho um grande apego por bichinhos. Nunca tive a oportunidade de cuidar de um animal de estimação, mas ter um cachorrinho vira-lata como meu melhor amigo de quatro patas sempre foi meu sonho. Enquanto ainda não adoto meu pet (o que espero acontecer em breve), vivo visitando amigos que têm cães e gatos para brincar, fazer carinho e me divertir com eles.

Meu primeiro estágio em Jornalismo foi no Patas da Casa, em 2021. Fiquei muito feliz com a oportunidade de falar mais sobre o universo pet que tanto me encanta. Em 2024, voltei para esse lindo projeto como redatora. Desde então, continuo aprendendo mais a cada dia sobre esses pequenos animais que podem fazer toda a diferença na nossa vida.

- Filme com animal preferido: "Perdido pra Cachorro"
- Uma raça de cachorro: Vira-lata
- Uma raça de gato: Siamês
- A curiosidade favorita sobre cachorros: O olfato canino é 100 mil vezes mais apurado que o dos humanos e o cachorro consegue sentir quando o dono está doente.
- A curiosidade favorita sobre gatos: Gatos conseguem enxergar no escuro e possuem uma visão periférica muito mais ampla que a dos humanos.
- Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Saúde e comportamento pet
- Um aprendizado: A adoção de um cachorro ou gato pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental, sendo assim uma grande fonte de felicidade para qualquer pessoa.
- Nome de pet favorito: Zeca

O gato piscando é uma forma de linguagem corporal felina que pode dizer muito sobre a relação do pet com uma pessoa. Gatos e humanos não são capazes de se comunicar verbalmente, mas podem sim interagir de diferentes maneiras. A posição do rabo, a postura corporal, a posição das orelhas e a vocalização (ronronar e miado de gato) são alguns exemplos de como o bichano se comunica com você. O que muita gente não sabe é que quando o gato pisca ele também pode estar tentando dizer algo. Descubra a seguir o que a ciência já descobriu sobre a comunicação por trás dos gatos piscando os olhos.

O que o gato piscando está tentando comunicar?

O piscar de olhos tem várias funções biológicas, como manter a lubrificação do olho. Mas sabia que esse comportamento também tem um papel importante na comunicação? Talvez você já tenha ouvido falar de médicos que incentivam pacientes que não podem falar por algum motivo a piscar para se comunicar. No caso dos bichanos, a piscada também tem a função de auxiliar na linguagem.

Se você já reparou o seu gato piscando lentamente para você, saiba que isso é um ótimo sinal! Um estudo publicado pela revista Scientific Reports comprovou que quando o gato pisca, ele está, na verdade, sorrindo para você. O movimento do bichano de estreitar os olhos é parecido com o que nós fazemos quando sorrimos, fechando um pouco os nossos olhos. De acordo com o estudo, o gato pisca de forma lenta quando se sente confortável e relaxado em uma situação. Ou seja: se você vir o seu gato com essa expressão, pode ter certeza que ele te ama e confia em você.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Imitar o gato piscando é uma forma de se comunicar com seu bichano

Já sabemos que quando os gatos piscam lentamente eles estão sorrindo para nós. Porém, a linguagem felina fica ainda mais interessante: imitar o comportamento do gato aumenta a interação entre o animal e seu tutor. Para a realização do estudo, os psicólogos envolvidos realizaram dois experimentos. O primeiro contava com 21 gatos de 14 famílias diferentes. Os tutores sentaram a um metro de distância dos seus animais e tinham que piscar lentamente quando os gatos olhavam para eles.

Os pesquisadores filmaram o bichano e o humano. Depois, compararam a maneira como os gatos piscavam na presença do tutor e quando estavam sozinhos. O resultado comprovou que os felinos têm uma maior propensão a piscar lentamente após os humanos fazerem o mesmo movimento para eles. É como se os gatos piscando de volta estivessem “respondendo” a pessoa. Às vezes o gato pisca um olho só e em outras pisca os dois. De qualquer forma, a chance de ele piscar de volta para você é bem alta.
 

linguagem felina: gato piscando o olho e sorrindo
O gato piscando para o dono é o equivalente a um gato sorrindo

Os gatos piscam para se comunicar não só com seus tutores, mas também com desconhecidos

O segundo experimento realizado pelos pesquisadores comprovou mais um fato curioso. Esse teste foi feito com 24 gatos de 8 famílias diferentes. Dessa vez, porém, foram os pesquisadores que piscaram para os gatos, e não os tutores. Eles não tiveram qualquer interação com os animais antes do estudo, então eram totalmente desconhecidos. O processo foi exatamente o mesmo: o humano a uma distância de um metro do animal piscava lentamente para ele. Nesse caso, além de piscar, a pessoa também tinha que estender a mão na direção do gato.

O resultado comprovou mais uma vez que os bichanos têm maior tendência a piscar lentamente após uma pessoa fazer esse movimento para ele. Mas, dessa vez, ficou provado que esse comportamento acontece mesmo que a interação se dê com alguém desconhecido. E o melhor de tudo: descobriu-se ainda que os gatos também estão mais propensos a se aproximar da mão da pessoa se ela tiver piscado lentamente primeiro. Assim, podemos afirmar que não só os gatos piscam para se comunicar como nós também podemos nos comunicar com eles dessa forma.

Quando o gato pisca lentamente para o tutor, está demonstrando amor e confiança

Muitas pessoas acham que os gatos são animais mais distantes e que não são muito apegados ao tutor. Essa ideia existe porque a forma que os bichanos têm de demonstrar amor é diferente dos cães, que normalmente são animados, pulam em cima do dono e fazem uma festa. Mas acredite: os felinos mostram afeto, mesmo que seja com atitudes mais sutis. O simples movimento do gato piscando o olho lentamente na sua direção é uma prova não só de amor, mas de confiança. O bichano se sente à vontade com você e demonstra isso com um jeitinho particular de sorrir.

Existem ainda outros comportamentos que ajudam a entender se o gato te ama. Se o gato traz presentes para você, dá cabeçadas, amassa pãozinho, dá lambidinhas e ronrona quando está ao seu lado, pode ter certeza de que ele está dando sinais de que te ama! 

Redação: Maria Luísa Pimenta

Edição: Juliana Melo

Gato

Essas 10 raças de gato são perfeitas para crianças – e algumas vão te surpreender!

Quando se trata de escolher um bichano para as crianças, algumas raças de gato se destacam por serem os companheiros ideais. Com per...

Cuidados

Veterinária revela se realmente vale a pena investir na areia de mandioca para gatos

Nos últimos tempos, a procura pela areia de mandioca para gatos aumentou significativamente. Com esse movimento dos consumidores, mu...

Alimentação

É assim que você deve oferecer petiscos para o seu gato: veterinário explica o jeito certo!

Os petiscos para gatos são aliados poderosos do bem-estar felino, deixando qualquer pet mais feliz. No entanto, para que sejam benéf...

Gato

As 8 raças de gato mais inteligentes: eles possuem habilidades incríveis que vão te surpreender

Para ser considerada uma raça de gato inteligente, é preciso que o animal se destaque em alguns critérios comportamentais, como a fa...

Gato

Essas 10 raças de gato são perfeitas para crianças – e algumas vão te surpreender!

Quando se trata de escolher um bichano para as crianças, algumas raças de gato se destacam por serem os companheiros ideais. Com per...

Cuidados

Veterinária revela se realmente vale a pena investir na areia de mandioca para gatos

Nos últimos tempos, a procura pela areia de mandioca para gatos aumentou significativamente. Com esse movimento dos consumidores, mu...

Cachorro

6 formas de oferecer petiscos ao seu cachorro sem comprometer a dieta – veterinário recomenda uma tática infalível!

Oferecer um petisco para cachorro é uma excelente forma de agradar o seu amigo de quatro patas e reforçar comportamentos positivos. ...

Alimentação

É assim que você deve oferecer petiscos para o seu gato: veterinário explica o jeito certo!

Os petiscos para gatos são aliados poderosos do bem-estar felino, deixando qualquer pet mais feliz. No entanto, para que sejam benéf...

Ver todas
Imagem Quiz:Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?