A caixa de areia é um dos principais utensílios que você precisa ter assim que recebe um gatinho em casa. Além de ser o único lugar onde o felino faz xixi e cocô, o acessório também é um sinal da personalidade organizada e higiênica que é comum nesses animais. Justamente por isso, quando seu gato começa a passar mais tempo do que o necessário na caixa de areia, deitando no recipiente e, às vezes, até dormindo por ali, você pode ter certeza que alguma coisa está errada! Descubra, aqui embaixo, o que pode estar causando esse comportamento e como você pode ajudar seu gato a parar de deitar na caixa de areia!

O gato deitar na caixa de areia pode indicar um problema de saúde

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Como qualquer outra mudança comportamental grande, se deitar na caixa de areia tem se tornado um hábito para o seu gato, vale a pena prestar atenção nas ações dele no dia a dia. A permanência no recipiente pode significar alguma disfunção que faz ele urinar mais ou menos do que o normal — por isso, ficar ali pode ser mais confortável, já que é possível que esse processo venha acompanhado de dores.

A visita ao veterinário, nesse caso, deve acontecer imediatamente. Se a sua gata é fêmea e não foi castrada, o comportamento mais recluso também pode significar que ela está grávida, tanto no início da gestação, quanto na hora de ter os filhotes. Para resolver essa situação, ofereça uma outra opção confortável e limpa para ela ficar: basta colocar uma caixa forrada ou uma caminha perto da caixa de areia e esperar que ela faça a troca depois que se acostumar com a ideia.

O estresse é uma das principais razões para o gato passar mais tempo na caixa de areia


Passar um tempo deitado na caixa de areia sempre é sinal de que há algo errado com seu gato
Passar um tempo deitado na caixa de areia sempre é sinal de que há algo errado com seu gato

Uma das principais marcas da personalidade dos gatos é que eles são super organizados e adeptos à rotina. Por isso, qualquer alteração no fluxo de atividades que ele está acostumado a fazer no dia a dia pode deixar o animal estressado e ansioso. Isso pode acontecer com a chegada de um novo animal ou de outra pessoa em casa, com uma mudança da família ou, até mesmo, com a troca nos lugares onde a caixa de areia fica.

A reação de deitar na caixa de areia, nesse momento, significa que ele quer proteger pelo menos essa parte da rotina dele da forma como sempre foi, já que a caixa de areia é familiar. Você pode evitar isso, deixando caminhas em pontos tranquilos e limpos da casa à disposição do felino e fazendo o máximo que conseguir para não mudar a rotina do animal. Eventualmente, ele vai perceber que está tudo bem e voltar a agir normalmente.

Deitar na caixa de areia também é uma forma que o gato tem de demarcar o território

Se você tem mais de um gato em casa, pode ser que passar tempo na caixa de areia seja a forma que um deles encontrou de demarcar o próprio território, como quem diz que aquele espaço, pelo menos, não vai precisar ser dividido com outros. Isso pode acontecer em situações em que os gatos não se dão muito bem ou não têm caixas de areia suficientes para suas necessidades: o ideal é que você espalhe pela casa pelo menos uma caixa a mais do que a quantidade de animais que você tem. Ou seja: três caixas para dois gatos, quatro caixas para três gatos e daí em diante.

Redação: Ariel Cristina Borges