Você já ouviu falar que gato enjoa da ração ou do sachê? Os felinos costumam ter paladares exigentes e realmente podem cansar de determinados alimentos, mas isso não é à toa. Há algumas explicações possíveis para o seu pet estar recusando os itens que antes comia normalmente. Também existem dicas úteis para contornar esse quadro e recuperar o apetite do seu gato antes que ele fique desnutrido ou seja prejudicado pelo paladar tão seletivo. Confira as informações que reunimos sobre o tema para te guiar nesse processo!
Por que gatos enjoam da ração ou do sachê?
"Meu gato não quer comer ração" é uma reclamação muito mais comum do que você imagina. Na verdade, esse é um comportamento bastante típico dos pets. A explicação para o paladar dos gatos ser tão criterioso está na anatomia animal. Ao contrário dos humanos, que têm entre 2 mil e 8 mil papilas gustativas, os gatos têm apenas 400, o que limita sua capacidade de sentir sabores. Por outro lado, enquanto os humanos têm 5 milhões de células olfativas, os gatos têm cerca de 20 milhões, então são muito mais sensíveis aos cheiros. Essa combinação de características faz com que o cheiro dos alimentos seja um fator crucial para despertar o interesse e o apetite dos felinos, e o gosto precisa ser do agrado deles dentro das possibilidades limitadas.
O que fazer quando o gato não quer comer ração?
A situação do gato não quer comer ração ou o sachê que costumava aceitar pode assustar o tutor, mas o melhor a fazer é oferecer uma opção diferente para ver como é recebida. Se ele está acostumado a comer sempre a ração seca e cansou, por exemplo, talvez a úmida seja mais interessante pelo menos por um tempo, e vice-versa.
Você costuma comprar sempre o mesmo sabor de ração ou sachê? Talvez apostar em um novo tipo desperte a curiosidade do pet e o estimule a experimentar a novidade. Apostar em petiscos também pode ajudar a incentivar a alimentação de uma forma diferente ao longo do dia. Não existe fórmula mágica que atenda a todos os casos; a solução é ir testando opções variadas e observando as reações do bichano.
Se meu gato não quer comer ração, devo insistir?
Quando os gatos enjoam da ração, não adianta ignorar o problema até que o felino pare de resistir e aceite comer. Enquanto o gato não se sentir interessado pela ração ou o sachê oferecidos, ele pode se recusar a comer e miar cada vez mais alto até ter suas vontades atendidas. Se o pet ficar muito tempo sem se alimentar, ele pode sofrer com desnutrição, perda de peso e de apetite e imunidade enfraquecida. Se mesmo depois de trocar a ração o gato está emagrecendo sem explicação e ainda não aceita comer, é preciso visitar um veterinário para investigar se há outro fator atrapalhando a alimentação.