Muita gente não sabe por que o gato morde , inclusive quando ainda é filhote. Esse comportamento pode ser influenciado pelos próprios donos que, mesmo sem querer, fazem movimentos que instigam os gatos a morderem apenas de brincadeira. Por isso, é importante o dono saber como agir, principalmente enquanto os bichinhos são filhotes, para que esse comportamento não seja ligado a carinhos e brincadeiras, por exemplo. Se liga nas nossas dicas!
Como saber se o gato vai te morder
Antes de morder, os gatos emitem sinais e conhecê-los pode prevenir de ter contato com aqueles dentinhos super afiados. Conheça alguns desses sinais que podem indicar que é melhor tirar a mão de perto:
- Olhar fixo;
- Pupilas dilatadas;
- Pelos arrepiados;
- Orelhas para trás;
- Ronronado baixo e rouco;
- Dorso elevado.
Vale lembrar que a mordida do gato é uma reação a movimentos dos seus donos e pode estar ligado tanto a brincadeiras e afeto quanto à raiva, dor e irritação. Para condicionar o animal a parar de morder, é preciso entender em quais momentos ele costuma usar a mordidas para pedir atenção e carinho ou para demonstrar que alguma coisa está incomodando.
Como fazer o gato parar de morder?
Para o gato entender que morder não é um comportamento que te agrada, é importante ensinar desde filhote - mesmo que seja em um momento de brincadeiras e carinho entre vocês. Para isso, vamos ensinar alguns truques que podem ajudar.
Truques para evitar que o filhote de gato morda
Ofereça brinquedos: brinquedos que estimulem gastar energia e desestressar são ótimos aliados para os gatos evitarem morder. Incentive a brincadeira e atividades físicas;
Evite usar as mãos como brinquedo: como a maioria das brincadeira dos gatos envolve caçar, ele pode relacionar a sua mão à presa e querer morder até mesmo enquanto recebe carinho. Não ofereça suas mãos mesmo se os dentinhos não machucarem; assim você não condiciona o comportamento indesejado.
Dicas para fazer o filhote de gato parar de morder
- Não corra atrás dele para brigar: quando você faz isso, ele pode entender que você está brincando e associar a mordida a ganhar atenção e brincadeiras;
- Fale com voz firme e comandos curtos: um simples “não” com a voz firme pode indicar que você repreendeu a atitude dele;
- Saia de perto: junto com o “não”, saia de perto do gato sem falar mais nada com ele. Muitas vezes eles mordem para chamar a sua atenção e quando você briga com frases longas e contato visual, eles entendem como atenção.