Gato

"Meu gato não faz necessidades na caixa de areia": como corrigir o problema com os filhotes?

Publicado - 25 Maio 2021 - 16h07

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Foto da Maria Luísa Pimenta - Redatora

Maria Luísa Pimenta / Redatora

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Falar sobre cães e gatos é algo que sempre me encantou, já que desde pequena tenho um grande apego por bichinhos. Nunca tive a oportunidade de cuidar de um animal de estimação, mas ter um cachorrinho vira-lata como meu melhor amigo de quatro patas sempre foi meu sonho. Enquanto ainda não adoto meu pet (o que espero acontecer em breve), vivo visitando amigos que têm cães e gatos para brincar, fazer carinho e me divertir com eles.

Meu primeiro estágio em Jornalismo foi no Patas da Casa, em 2021. Fiquei muito feliz com a oportunidade de falar mais sobre o universo pet que tanto me encanta. Em 2024, voltei para esse lindo projeto como redatora. Desde então, continuo aprendendo mais a cada dia sobre esses pequenos animais que podem fazer toda a diferença na nossa vida.

- Filme com animal preferido: "Perdido pra Cachorro"
- Uma raça de cachorro: Vira-lata
- Uma raça de gato: Siamês
- A curiosidade favorita sobre cachorros: O olfato canino é 100 mil vezes mais apurado que o dos humanos e o cachorro consegue sentir quando o dono está doente.
- A curiosidade favorita sobre gatos: Gatos conseguem enxergar no escuro e possuem uma visão periférica muito mais ampla que a dos humanos.
- Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Saúde e comportamento pet
- Um aprendizado: A adoção de um cachorro ou gato pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental, sendo assim uma grande fonte de felicidade para qualquer pessoa.
- Nome de pet favorito: Zeca

Os gatos são conhecidos por serem muito higiênicos, não à toa que normalmente eles aprendem a usar a caixa de areia sozinhos. Mas também existem casos em que o animal se recusa a utilizar o acessório: então, como fazer o gato usar a caixa de areia? Fazer as necessidades na caixinha é instintivo para os gatos, até mesmo os filhotes. Isso porque seus ancestrais tinham o costume de esconder a urina e as fezes como forma de diminuir cheiro e afastar os predadores. A caixa de areia recria esse cenário e dá essa possibilidade ao felino doméstico. Quando o gatinho não consegue usar a caixinha, é importante entender o que pode estar causando isso e como corrigir o problema.

Caixa de areia de gato: doenças e problemas comportamentais são as principais causas do problema

Se você está pensando "meu gato não faz necessidades na caixa de areia", não se desespere, pois podem ter várias razões. Primeiro, tente entender o que está fazendo seu bichinho optar por fazer xixi em todos os lugares da casa menos na caixinha. A primeira coisa a se observar é se o gatinho apresenta sintomas que possam mostrar problemas de saúde. Alterações comportamentais e de adaptação também podem causar a situação.

Problemas de saúde: o gato pode estar com algum parasita, cistite, cálculos renais ou alguma doença que afete o sistema urinário - um dos primeiros sintomas que acometem infecções nesse sistema é fazer xixi e cocô em lugares impróprios. Observe se existem outros sintomas e leve o animal para um check-up no veterinário o quanto antes.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Problemas comportamentais: muitas vezes o gato faz xixi fora da caixinha por problemas de comportamento ou adaptação. Mudanças na rotina, de casa ou novos integrantes na família (sejam pessoas ou animais) podem causar estresse e ansiedade, fazendo com que urinem em locais impróprios. Nesses casos, vai tentar marcar seu território e por isso não usará o local adequado. Como fazer gato usar caixa de areia nessa situação? O bichano precisa se sentir bem para estar confortável em urinar na caixinha. Portanto, ele deve encontrar um ambiente ideal para conseguir realizar suas necessidades. Lembrando que o xixi para marcar território é rápido e curto, com apenas um jato e é diferente do xixi quando ele erra o banheiro. Nesses casos, a urina é longa e o gato tenta enterrar, mesmo que não tenha com o que fazer isso.

gato na caixa de areia para gatos
Como fazer gato usar caixa de areia? Forneça um ambiente limpo, confortável, calmo e seguro

Como ensinar o gato filhote a usar a caixa de areia?

Quando o problema não é por doenças, o ideal é deixar o gato à vontade para usar a caixinha desde filhote. Os gatinhos são espertos e aprendem rápido. Se você está se perguntando “como fazer o gato usar a caixa de areia”, existem algumas dicas que pode seguir desde cedo para o gatinho parar de se recusar a usar a caixinha e de urinar em locais errados ainda filhote.

Escolher a caixinha certa: o primeiro passo é escolher a caixa com tamanho adequado. Se você tem uma caixa muito grande para um filhote, ele pode se sentir desconfortável, principalmente porque vai armazenar mais o cheiro da urina. O gato precisa girar 360 graus dentro dela. Conforme ele for crescendo, compre caixas maiores.

Local da caixa: os gatos gostam de tranquilidade, então se a caixa está localizada em um ambiente muito movimentado, provavelmente ele vai se recusar a usar e preferir urinar em locais mais calmos. Além disso, gatos filhotes ou idosos podem ter dificuldade se a caixa estiver em um lugar muito alto. 

Escolha da areia: cada bichinho se acostuma com um tipo, então teste os diferentes modelos de areia para gato. Dê preferência àquelas sem perfume, pois os bichanos não costumam gostar de cheiros muito fortes. 

Mostre a caixa ao gato filhote: usar a caixa é instintivo para a maioria dos gatos, mas caso seu filhote não saiba usá-la, leve o animal até ela (de preferência depois das refeições) e o coloque dentro. O tutor pode movimentar as patas do gatinho na areia para incentivá-lo. 

Limpeza sempre em dia: lembra que os gatos são loucos por limpeza? Se a caixinha estiver suja, ele com certeza não vai se recusar a usar. Retire a urina e as fezes e troque a areia com frequência. Assim seu pet terá sempre um ambiente limpo para fazer suas necessidades.

Quantidade de caixas: Outra dica fundamental é ter pelo menos uma caixa a mais para seus gatos. Se você tem um gatinho, compre duas caixas. Se tem dois, compre três. Coloque-as em lugares diferentes para que seu pet tenha opções em diversos locais. 

Quanto mais cedo o filhote for acostumado a receber essas boas condições, mais ele se sentirá à vontade para fazer suas necessidades no lugar certo.

Redação: Maria Luísa Pimenta

 

Gato

Essas 10 raças de gato são perfeitas para crianças – e algumas vão te surpreender!

Quando se trata de escolher um bichano para as crianças, algumas raças de gato se destacam por serem os companheiros ideais. Com per...

Cuidados

Veterinária revela se realmente vale a pena investir na areia de mandioca para gatos

Nos últimos tempos, a procura pela areia de mandioca para gatos aumentou significativamente. Com esse movimento dos consumidores, mu...

Alimentação

É assim que você deve oferecer petiscos para o seu gato: veterinário explica o jeito certo!

Os petiscos para gatos são aliados poderosos do bem-estar felino, deixando qualquer pet mais feliz. No entanto, para que sejam benéf...

Gato

As 8 raças de gato mais inteligentes: eles possuem habilidades incríveis que vão te surpreender

Para ser considerada uma raça de gato inteligente, é preciso que o animal se destaque em alguns critérios comportamentais, como a fa...

Gato

Essas 10 raças de gato são perfeitas para crianças – e algumas vão te surpreender!

Quando se trata de escolher um bichano para as crianças, algumas raças de gato se destacam por serem os companheiros ideais. Com per...

Cuidados

Veterinária revela se realmente vale a pena investir na areia de mandioca para gatos

Nos últimos tempos, a procura pela areia de mandioca para gatos aumentou significativamente. Com esse movimento dos consumidores, mu...

Cachorro

6 formas de oferecer petiscos ao seu cachorro sem comprometer a dieta – veterinário recomenda uma tática infalível!

Oferecer um petisco para cachorro é uma excelente forma de agradar o seu amigo de quatro patas e reforçar comportamentos positivos. ...

Alimentação

É assim que você deve oferecer petiscos para o seu gato: veterinário explica o jeito certo!

Os petiscos para gatos são aliados poderosos do bem-estar felino, deixando qualquer pet mais feliz. No entanto, para que sejam benéf...

Ver todas
Imagem Quiz:Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?