O miado de gato é mais do que um som emitido pelo seu amigo de quatro patas. Por mais que seja óbvio, pode ter certeza que, se há um gato miando muito, é porque ele está tentando dizer algo. Inclusive, o miado de filhote de gato também significa que há uma tentativa de comunicação. Então, para quem acabou de adotar um filhotinho, é bom ficar atento aos sons emitidos porque, além de serem diferentes, são uma tentativa do animal expressar o que quer e o que sente. A verdade é que os gatos se comunicam pelo miado durante a sua vida inteira, por isso, quanto antes o tutor tentar entender o som de um gato miando muito, melhor. No caso de filhotes, pode significar fome, dor e até saudade da mãe.
Filhote de gato miando: o que ele está querendo te dizer?
A chegada de um filhotinho em casa não é apenas um momento transformador para quem adota. Sim, o pet também sente a diferença quando é separado da mãe, de seus irmão e o miado do filhote de gato diz muito sobre esse momento. Apesar de ser normal o processo de adoção depois que o felino completa dois meses de vida, isso não significa que ele não sentirá saudade. Afinal, mesmo nascendo sem enxergar e ouvir muito bem, é pelo ronronar da mãe e do calor do seu corpo e dos irmãos que o gatinho forma suas primeiras noções de mundo. Por conta disso, é preciso ter paciência com o tempo de adaptação e se preparar para, possivelmente, ouvir o que seu gato quer dizer.
Tristeza
O miado de filhote de gato quando está com saudade ou triste, costuma ser bem baixinho, quase como um choro. Além disso, acontece de forma repetida. Por estar em um ambiente diferente, esse miado do gato também pode ter a ver com um pouco de medo, o que faz parte do seu processo de adaptação. Neste caso, é importante construir um ambiente aconchegante e confortável para o seu novo pet e mostrar que ele está em um local seguro e cercado de amor.
Estresse
Gatos, assim como os demais pets, não gostam muito de ficar sozinhos. Para um gato filhote, então, o processo é ainda mais tenso e, claro, estressante. O miado de gato estressado costuma ser bem forte e comprido, o que pode incomodar a vizinhança. Por isso que, durante o processo de adaptação, o recomendável é não deixar o seu pet sozinho. Para facilitar a situação, introduza outras pessoas no cotidiano do filhote se possível. O enriquecimento ambiental com brinquedos e outras distrações também são uma boa.
Fome
O miado de gato quando está com fome ou precisa de alguma necessidade básica é praticamente o mesmo, independente da idade. Afinal, gatos são animais muito higiênicos e que gostam de uma rotina com tudo no seu devido lugar. Ou seja, miado de gato filhote pode ser fome, sede ou irritação porque a sua caixa de areia precisa ser limpa. Com isso, ele soltará miados altos, curtos, mas insistentes. Na maioria dos casos, os gatinhos só param quando o seu tutor aparece para ver qual é o problema. Em algumas situações, o gato pode estar querendo apenas atenção.
Dor
O gato miando de dor precisa de atenção. Nesse caso, o miado será alto, repetitivo e com o som mais longo. É um miado fácil de perceber por ser muito diferente do calmo do dia a dia. Então, em caso de gato filhote miando muito, procure um veterinário. A verdade é que, na maioria dos casos de gato miando alto é bom investigar porque pode haver algum problema.
Felicidade
Apesar do processo de adaptação de um gato filhote não acontecer de um dia para o outro, ele chega. O som de gato miando quando está contente ou recebendo carinho, costuma ser curto e muito tranquilo, quase como um cumprimento.
Miado de gato pode ter outros significados
Vale destacar que alguns miados de gato vão surgir conforme a idade, como o som de um gato no cio. As fêmeas miam sem parar, em tom quase melancólico e bem estridente. O macho, no caso, identifica esse tipo de miado e responde de volta, de forma forte na tentativa de achar a gata. O miado de gato bravo também não costuma acontecer quando eles ainda são filhotes, mas é quase um rosnado e surge quando o pet sente que o seu limite está sendo ultrapassado. De qualquer forma, entender o miado do gato é algo que acontece com o tempo e com bastante intimidade.
Redação: Victor Viana