A mistura de raças de cachorros pode resultar em um doguinho muito fofinho e engraçado. Já pensou em como seria a mistura da raça Labrador com um Poodle? E um Border Collie com Dachshund? Quando acontece o cruzamento de uma raça totalmente distinta da outra, a curiosidade sobre como será o filhote é muito grande. E existem vários bons exemplos de mistura de raças de cachorro ao redor do mundo, um mais lindo que o outro! O Patas da Casa reuniu as misturas mais inusitadas e descobriu alguns tutores que têm cães que são belas combinações de raças. Vamos conhecer as misturas mais surpreendentes? Confira!
Raça de cachorro misturado com Vira-lata é o mais comum
Existem pelo menos 400 raças de cães ao redor do mundo. Popularmente, qualquer cachorro que não seja de raça pura fica conhecido como Vira-Lata. Na verdade, a nomenclatura correta de um Vira-Lata é "Sem Raça Definida (SRD)". Esse é o termo correto para se referir a um doguinho mesclado, cujas raças não conseguimos reconhecer.
Os Vira-latas são queridinhos aqui no Brasil, ocupando boa parte dos lares do país. Principalmente o Vira-lata Caramelo, que de tão popular acabou se tornando meme. O cruzamento de um cachorro SRD e um cão com Pedigree quase sempre resulta em filhotes lindos e cheios de saúde, pois as chances de a ninhada herdar alguma condição hereditária do cão de raça são menores. Aliás, Vira-latas também têm menos chances de desenvolver algum problema de saúde.
Raças de cachorro misturadas: 4 casos reais
Com tantas raças de cachorro por aí, é possível sim o cruzamento de raças distintas. Um exemplo é o Labradoodle: mistura do Labrador com Poodle. Além deste, conversamos com alguns tutores que tem em casa misturas inusitadas.
O Wakko, do João Neto, é uma improvável mistura de Labrador com Cane Corso. E o resultado não poderia ser outro: um cachorro de porte grande muito bonito! João explica que o Wakko foi adotado após ser encontrado na rua: “Meu pai o encontrou filhote, abandonado, na rua. Segundo o veterinário que o levamos, ele tinha cerca de 3 meses. De lá pra cá, já foram 9 anos”, conta.
Já o Théo, da Beatriz Santos, é filhote de um Border Collie com um cão de outra raça. A julgar pelas patas curtas, Beatriz enxerga duas possibilidades: Dachshund ou Corgi, o famoso cachorro da rainha Elizabeth. Ela conta que foi mais ou menos aos 9 meses de idade do cachorro que começou a desconfiar desse parentesco: "O corpo dele foi crescendo, mas as patas dele não cresciam.”, explica.
O filhotinho Bidu é uma mistura de Shih Tzu com Dachshund, do Guilherme Kuhn. O tutor conta que a mistura de raças resultou em um cachorro excelente de se conviver: “Ele tem dois meses e é bem ativo, corre por todo lado, se aventurando pelos cantos da casa. É bem companheiro, gosta de ficar do lado da gente e no colo, além de bem esperto”, se orgulha.
Aiaba Kenhiri é tutora de dois cães que são misturados. Fuleco é um Pinscher com Fox Paulistinha e Haroldo, Pinscher com Shih Tzu. Os dois são irmãos de ninhadas diferentes. Ela nos contou como as combinações de diferentes raças pode ser percebida na personalidade dos cães: enquanto o Fuleco gosta de limpeza, o Haroldo adora rolar na sujeira. Também há uma característica em comum: a personalidade forte. “Desde filhote, o Fuleco sempre foi bem sistemático. Gosta de ser o centro das atenções e fica magoado facilmente. O Haroldo deixa pegar e fazer carinho, mas só quando ele quer”. Mas ela garante que ambos recebem a mesma dose de carinho: "Quando o Fuleco fica magoado, a gente enche ele de beijos. Já o Haroldo está sempre feliz e brinca com qualquer coisa”, finaliza.
Mistura de raças: cachorro de raças diferentes em um só pet
Existem misturas de raças de cachorro que acontecem por acaso e outras que são resultado de um cruzamento planejado pelos tutores. Quando é possível identificar as raças, geralmente a mistura é chamada pela combinação dos nomes de raças de cachorro. Veja a seguir algumas misturas de raças de cães já conhecidas:
- YorkiePoo: Mistura de Yorkshire Terrier com Poodle.
- Labradoodle: Outro cruzamento de Poodle, mas com um Labrador.
- Shorkie: Shih Tzu e Yorkshire. Diferente, né?
- Pitsky: O dócil Pitbull com o sério Husky - fica lindo
- Schnoodle: Rara mistura de Schnauzer com um Poodle.
- Pomchi: Lulu da Pomerânia e um Chihuahua, uma misturinha super fofa.
- Corgipoo: Mais um Poodle! Desta vez, misturado à um Corgi.
- Chowsky: Chow Chow com Husky. Duas raças grandes e exóticas em um só.
- Misturas rebaixadas: GoldenDash, um Golden Retriever baixinho que é resultado do cruzamento da raça com um Dachshund. E Corgi Alemão: já imaginou um Pastor Alemão com as perninhas curtas? Pois essa mistura da raça com um Corgi mostra que isso é possível.
Redação: Erika Martins
Edição: Mariana Fernandes