Com uma aparência charmosa e encantadora, o gato branco é irresistível para os amantes de felinos. Com o temperamento tranquilo, calmo e amigável, eles conquistam o coração de qualquer um. Mas apesar de existir teorias que relacionem a cor clara da pelagem a uma personalidade mais calma, nem todos os gatos brancos se encaixam nesse padrão. É o caso de uma mulher que adotou um gato branco achando que ele seria mais calmo, mas acabou descobrindo que o felino é extremamente agitado. 

Quem é o seu gato na festa de família?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Gato branco muito agitado impressiona com sua personalidade

Uma mulher que queria adotar um gato com temperamento tranquilo optou em levar para casa um felino com a cor da pelagem branca. A gatinha branca foi adotada e passou a se chamar Atena, mas não demonstrou ter um comportamento felino calmo e tranquilo que a tutora queria. Hoje, Atena tem 5 anos e possui mais de 123 mil seguidores nas redes sociais, uma conta que divide com sua irmã felina. A tutora de Atena decidiu gravar momentos que mostram o gato muito agitado e compartilhar nas redes.

Gato branco brincando com um brinquedo interativo

Atena é um gato agitado que adora aprontar

Para quem estava esperando um gatinho calmo, com certeza a dona de Atena se surpreendeu com tanta energia. As principais ações caóticas desse gato agitado envolvem destruir os rolos de papel higiênico, escalar móveis e acordar a tutora de madrugada. O gato correndo de madrugada pela casa ou que tenta acordar o tutor não é um fato isolado. Isso acontece porque os felinos possuem hábitos crepusculares, então é natural que eles fiquem mais agitados durante a madrugada ou ao amanhecer. No vídeo, a tutora de Atena mostra que a gatinha acorda ela todos os dias as 5 da manhã para ganhar ração.

gato branco dando patadas na tutora para acordá-la

Atena é um gato branco que adora escalar

Você já deve ter reparado que muitos felinos adoram escalar árvores e subir em móveis de casa, né? Esse hábito felino está associado ao instinto natural da espécie. Os antepassados dos gatos ficavam em cima de árvores ou de ambientes altos para terem uma visão ampla do território, avistar possíveis presas e se proteger de predadores. Hoje, esse comportamento felino pode estar associado a segurança, diversão e até exercício físico. A Atena é uma gata mais vertical, ou seja, ela adora ficar nas alturas. A tutora de Atena mostrou a gatinha em cima da televisão e escalando janela de casa.

Confira o vídeo com as peripécias da gata branca: 

Qual a personalidade do gato branco do vídeo?

Diferente da grande maioria dos gatos brancos, a Atena não é uma gatinha “paz e amor”. Na hora das brincadeiras para gatos, Atena demonstra ter uma super energia e é bem agitada. Ela gosta de dormir com a barriga para cima, uma posição que indica que o gato está se sentindo confiante e confortável, adora beber água da torneira da pia e escalar tudo que esteja ao seu alcance. Além disso, a tutora mostra nas redes sociais que passear com o gato já faz parte da sua rotina, mostrando que Atena é uma gatinha super especial e única. 

Como acalmar gato agitado?

A melhor maneira de acalmar gatos agitados é cansando o felino com muitas atividades. O enriquecimento ambiental para gatos, que envolve adaptar o ambiente com o intuito de torná-lo mais estimulante e interessante para o bichano, é ótimo para isso. Você também pode investir na “erva de gato”, uma planta natural com efeitos calmantes. Veja algumas maneiras de como acalmar gatos agitados: 

Qual cor de gato é mais agitado?

Muitas pessoas acreditam que a cor da pelagem do gato determina a personalidade dele e existem até pesquisas que comprovem essa afirmação. Quando o assunto é agitação, o gato frajola leva o título de gato mais agitado de todos. 

O que significa quando um gato fica agitado?

A agitação excessiva demonstra que o felino talvez não esteja recebendo os estímulos cognitivos e físicos que precisa para relaxar e se acalmar. Também pode ser que ele precise passar mais tempo ao lado da tutor para se sentir seguro e calmo. No entanto, se você percebeu que o gato ficou muito agitado do nada, correndo de um lado para o outro, pode ser que ele tenha tido um ataque de euforia conhecido como “zoomies”.