Quando pensamos no menor gato do mundo, é inevitável não considerar algumas raças de gato domésticas que são famosas pela baixa estatura. No entanto, o título de menor felino do mundo pertence a um gato selvagem que vive bem longe do Brasil. Ele possui os pelos laranja e, quando filhote, é tão pequeno que mal cabe na palma da mão. Infelizmente, segundo a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas (IUCN), esse gato está quase ameaçado de extinção. Curioso para saber quem é o menor gato do mundo? Venha descobrir qual é e conferir as principais características dele.
O gato-ferrugem é o menor gato do mundo
Uma das dicas mais usas para diferenciar um gato doméstico de um felino selvagem é observar o tamanho do animal. Afinal, na maioria das vezes, os gatos domésticos tendem a ser menores que os selvagens, mas esse não é o caso do gato-ferrugem. Considerado o menor felino do mundo, o animal tem a aparência diferenciada de outros felinos silvestres devido ao seu tamanho e a cor dos pelos. Ele pode chegar a medir entre 35 a 48 centímetros de altura e habita florestas do Sri Lanka e da Índia. O gato-ferrugem é conhecido em inglês como Rusty Spotted Cat e seu nome científico é o Prionailurus rubiginosus. Embora ele seja o menor gato do mundo, não se deixe enganar pelo tamanho, pois ele é animal feroz, assim como se espera de gatos selvagens.
Principais características do gato-ferrugem
Depois da baixa estatura, a característica que mais chama a atenção no gato-ferrugem com certeza são os pelos de gato. Eles são curtos, tem uma coloração cinza avermelhada e pequenas manchas espalhados pelo corpo que parecem ferrugem. É por isso que ele também é chamado de gato ferrugem pintado. Já a barriga e parte interna das patas desse gato são brancas e podem conter algumas manchinhas mais escuras.
Outra característica distinta desse felino é o bigode de gato. Embaixo dos fios compridos e brancos, eles possuem duas listrinhas marrons que se destacam. O menor gato do mundo possui na região da cabeça quatro listras mais escuras que a pelagem, semelhantes às manchas de um gato malhado. Além disso, uma linha mais escura percorre o canto do olho do gato, dando a impressão que eles usam delineador.
Como é a vida do gato-ferrugem na natureza?
O habitat natural do menor gato do mundo são as florestas caducifólias, caracterizada por longos períodos de secas e outros momentos de forte chuva. Ou seja, o gato-ferrugem consegue se adaptar em diferentes locais, como em matagais, pastagens, regiões áridas e rochosas. Quanto à alimentação do gato, o ferrugem se alimenta principalmente de roedores e pássaros, mas também caça lagartos, sapos e insetos. Eles têm hábitos noturnos, então preferem caçar à noite, mas podem sair eventualmente durante o dia para outras atividades. Para se esconderem de possíveis predadores, ele prefere locais como cavernas ou árvores.
Quanto à reprodução do menor gato do mundo, que é quase considerada em extinção, ele é bem parecido com a de gatos domésticos. A fase reprodutiva da gata - conhecida como estro - dura cerca de 5 dias, e o acasalamento é bem rápido como forma de se proteger contra predadores. A gestação de um gato-ferrugem dura entre 65 a 70 dias, e geralmente a ninhada resulta em três filhotes de gato.
Confira quais são os menores felinos do mundo
As raças de gatos pequenos, sejam elas selvagens ou domésticas, fazem qualquer um se apaixonar. Eles são pequenos, fofinhos e charmosos, e enquanto os domésticos são muito requisitados por tutores que vivem em apartamentos, os selvagens precisam de ser espertos para sobreviver aos perigos da vida na natureza. Confira algumas opções de gatos selvagens e domésticos pequenos:
Os menores gatos selvagens
- Gato do mato pequeno
- Gato-bravo-de-patas-negras
- Gato-do-deserto
Os menores gatos domésticos
- Munchkin
- Korat
- Singapura
Enquanto esses felinos se destacam por serem os menores do mundo, raças como o Maine Coon, Lince-do-deserto e o Savannah, chamam a atenção pela característica oposta: serem raças de gato gigante.