Não precisa ser expert no universo felino para conseguir identificar uma gata no cio. Dos miados estridentes aos picos hormonais, o cio do gato é marcado por um turbilhão de transformações físicas e comportamentais nos felinos que não são castrados. O período fértil do ciclo reprodutivo do gato fêmea é marcado por várias fases e, em alguns deles, fará questão de sinalizar para os gatos machos que estão aptas para o acasalamento. O comportamento da gata durante esse período é tão marcante que até os humanos são capazes de perceber que elas estão no cio, mas ainda assim é importante saber as características desse momento. Entender exatamente o que acontece no corpo do gato durante o cio vai te ajudar, tutor, a oferecer os melhores cuidados ao animal.
A gata no cio vocaliza mais do que normal
Um dos sinais mais evidentes que a gata está no cio com certeza é o miado de gato. Para chamar a atenção de um parceiro para o acasalamento, os miados das gatas são bem mais agudos e frequentes. É um som estridente semelhante a um choro ou grito bem alto que pode incomodar bastante, principalmente os vizinhos. Além dos miados, a gata tende a vocalizar mais do que o normal: elas podem uivar, gemer e miar para sinalizar que estão no cio. Mas no caso da gata no cio, o que fazer para diminuir esses miados estridentes? Você pode tentar entretê-la com brinquedos interativos e estimulantes, especialmente durante a madrugada - momento preferido das gatas para chamar a atenção dos machos com muitos miados escandalosos.
A gata fêmea no cio fica manhosa e até mais carinhosa
É natural que as mudanças hormonais durante o cio de gato alterem a maneira com que as gatinhas se comportam. Durante o proestro e o estro, fases do ciclo reprodutivo em que as gatas começam a liberar feromônios para atrair os machos, é comum que elas apresentem um comportamento mais carinhoso com outros gatos e até com o próprio dono. Elas podem amassar pãozinho no seu colo, se esfregar nas suas pernas e até pedir carinho com mais frequência. Para atrair os machos, a gata tende a andar rebolando e arqueiam as costas para exibir as partes íntimas .
A gata no cio pode apresentar inchaço e sangramento
Alguns sinais físicos também podem ser notados na gata no cio. Sintomas como inchaço da vulva e maior volume das mamas são provocados pelo aumento de estrogênio durante o ciclo e são fáceis de serem observados a olho nu. Contudo, esse inchaço incomoda bastante as gatinhas. Na intenção de pausar o desconforto, a tendência é que elas comecem a lamber excessivamente as partes genitais. Muita gente acha que a gata no cio sangra, mas na verdade, esse sintoma está associado às lambeduras. O gato se lambendo muito, especialmente a vulva, pode causar um leve sangramento, mas isso não é motivo para desespero.
A gata no cio fica mais inquieta
O gato fêmea no cio também chama atenção pelo comportamento inquieto. Isso porque, durante essa fase, a gata passa por mudanças hormonais que influenciam diretamente o comportamento dela, tornando-a mais agitada e ansiosa. Ela parece não conseguir relaxar e apresenta comportamentos inquietos, como rastejar no chão e se esfregar nos móveis, enquanto exibe um gemido clássico de gata no cio. Os miados excessivos e a vocalização são outros exemplos que deixam claro a inquietação da gata.
Com quantos meses o gato entra no cio?
O cio do gato é o período em que a gata atinge a maturidade sexual. Ou seja, ela já pode cruzar e ter filhotinhos. Mas com quantos meses a gata entra no cio? As fêmeas podem atingir a puberdade entre o quinto e décimo mês de vida. Contudo, fatores como a raça do gato, peso e convivência com um gato macho podem influenciar no primeiro ciclo da gata. Já os gatos machos não entram no cio: a puberdade ocorre entre o sexto e oitavo mês de vida e ele estará apto para o cruzamento o tempo todo, a não ser que seja castrado.
Quanto tempo a gata fica no cio?
Em relação a quanto tempo a gata fica no cio, depende de alguns fatores. Em média, o período de duração do cio de gato gira em torno de 5 a 20 dias, mas tudo vai depender do ciclo fértil das gatas. Ele é dividido em 4 fases: proestro, estro, diestro e anestro. Contudo, as gatas só apresentam os comportamentos sexuais do cio nas duas primeiras fases, a proestro e estro.
Como acalmar gata no cio?
Diante das mudanças comportamentais bruscas no período reprodutivo, muitos se perguntam como acalmar gata no cio. Afinal, os miados estridentes, a vocalização excessiva e a inquietação das gatinhas podem deixar os tutores incomodados. A melhor forma de evitar todos esses comportamentos na gata é levando ela para fazer uma cirurgia de castração de gato. Além de evitar uma gravidez indesejada, a castração pode evitar o câncer nas mamas e no útero. Mas será que pode castrar gata no cio? O ideal é que a castração seja realizada fora do período fértil da gatinha, pois durante o cio, o risco de sangramento é bem maior, o que torna a cirurgia mais arriscada.
Mas se você não pretende castrar sua gatinha, você pode tentar acalmá-la durante esse período com muitos mimos. Seja fazendo carinho no lugar que ela gosta, dando petiscos e incentivando brincadeiras. Dessa forma, a gatinha vai se distrair e ficar menos estressada.