Montar um enxoval para gato deve ser uma das primeiras atitudes a ser tomada por quem pretende adotar um pet — e isso significa saber o que comprar para um gato filhote. Afinal, é importante pensar nas necessidades do animal e em tudo que ele vai precisar na nova casa. Além dos cuidados com a segurança, alguns acessórios são considerados indispensáveis, como comedouro, bebedouro, ração, arranhadores, caixa sanitária e muito mais.
Para saber exatamente o que comprar para um gato filhote, o Patas da Casa fez um infográfico com uma lista de enxoval que vai facilitar (e muito!) a vida de novos pais de pet. Veja abaixo!
Enxoval para gato: primeiro passo é pensar no conforto e segurança do pet
Antes de levar qualquer animal de estimação para casa - principalmente felinos -, é fundamental instalar telas de proteção nas janelas e áreas de serviço. Qualquer espaço que dê acesso às ruas precisa ser telado para garantir a segurança do pet e evitar possíveis fugas. Deixar o animal “livre” para sair e voltar quando quiser pode parecer interessante, mas é muito arriscado. O gato fica exposto a uma série de doenças e outros perigos, como maus-tratos e atropelamento. Por isso, a criação indoor é sempre a melhor opção.
Para completar, ainda no quesito “segurança”, a caixa de transporte para gatos é indispensável para levar o animal ao veterinário, viagens e passeios. Qualquer saída de casa deve ser feita com o felino dentro da caixinha. Além delas, outro item que deve fazer parte do enxoval para gatos é uma caminha - ou até uma toca de gato -, onde o animal possa dormir e descansar confortavelmente.
Lista do que comprar para gato inclui comedouro, bebedouro, ração e petiscos
Não dá para falar de enxoval para gato filhote sem falar na alimentação e hidratação do pet. O comedouro deve ser grande o suficiente para não encostar nos bigodes do animal o tempo todo - o que é muito incômodo para eles -, e o bebedouro pode ser um potinho simples ou então uma fonte de água para gatos. Essa última opção costuma ser a mais indicada, pois oferece água fresca e aumenta o interesse dos bichanos.
Em relação à ração para gatos, é necessário se atentar às indicações da faixa etária presentes na embalagem. Ela deve ser específica para filhotes. O ideal é oferecê-las a partir de 45 dias de vida do animal, após a transição com a papinha que acontece depois da amamentação. Os petiscos para gatos também podem fazer parte do enxoval de gato, mas recomendamos ficar atento às instruções do rótulo.
Para montar o enxoval para gato filhote, não esqueça dos cuidados com a higiene
Se você não sabe o que comprar para gato, alguns itens que não podem faltar na lista são relacionados à higiene do felino. Todo mundo sabe que os gatos são animais naturalmente limpinhos e uma das maiores provas disso é que a maioria deles usa, por instinto, a caixinha de areia para fazer as necessidades. Portanto, a caixa de areia para gatos (aberta ou fechada) é um acessório obrigatório para se ter em casa.
Outros itens da lista de enxoval para gato incluem: escova de pelos, escova de dentes e creme dental. A escova de pelos serve para remover a pelagem morta e manter o aspecto saudável dos fios. Já a escova de dente e o creme dental (que deve ser específico para pets) são fundamentais para cuidar da saúde oral do bichano e evitar problemas desagradáveis, como o tártaro em gatos. Você também pode aproveitar e comprar um removedor de cera pet para a limpeza dos ouvidos e um cortador de unhas.
Enriquecimento ambiental também faz parte do que comprar para um gato filhote
Os gatos são animais que preservam muitos instintos. Caçar, afiar as unhas, se esconder e escalar lugares altos são alguns deles. Portanto, é importante apostar em um ambiente enriquecido e que estimule os instintos selvagens da espécie. Brinquedos, como a varinha para gatos, ratinho de dar corda e bolinhas, são ótimas opções para deixar os filhotinhos entretidos e ativos.
Além deles, o tutor também deve pensar na gatificação da casa. Ou seja, na adaptação do espaço para atender às necessidades primitivas do pet. A disponibilidade de arranhadores, bem como a instalação de nichos, prateleiras, redes e camas suspensas, são atitudes que ajudam bastante a deixar o gatinho satisfeito na sua nova casa.
Redação: Juliana Melo