Você já ouviu falar de papeira em cachorro? Essa condição caracterizada pelo inchaço na região do pescoço do cachorro é chamada oficialmente de parotidite. Porém, a doença é mais conhecida como caxumba em cachorro, já que se parece bastante com a caxumba que os humanos podem ter. Apesar de não ser tão comum, essa doença - que também pode afetar gatos - causa forte incômodo no animal, que sente dores no local do inchaço. Mas afinal, cachorro tem caxumba mesmo ou trata-se de outra condição que apenas lembra a caxumba humana? Quais os sintomas da papeira em cachorro? E como tratar o animal dessa doença para que o pescoço volte ao tamanho normal? O Patas da Casa responde todas as dúvidas sobre a papeira em cachorro a seguir!
Papeira em cachorro: entenda o que exatamente é a “caxumba em cachorro”
A papeira em cachorro é o nome popular da parotidite, doença viral caracterizada por uma disfunção das glândulas parótidas. As parótidas são glândulas salivares (ou seja, produzem saliva) e se encontram no pescoço do animal, um pouco abaixo de cada uma das orelhas. Quando ocorre uma inflamação nessas glândulas, a região incha e forma a famosa papeira em cachorro. O resultado é um cão com o pescoço inchado, bem semelhante ao que acontece com os humanos com caxumba. Mas então, podemos dizer que cachorro tem caxumba? Mais ou menos.
A papeira é realmente bastante parecida com a doença humana, o que leva muitas pessoas a chamarem a condição de caxumba em cachorro. Além disso, existem sim casos de caxumba em cachorro transmitidos por um humano contaminado com o vírus. Porém, trata-se de algo extremamente raro. Normalmente, a papeira em cachorro é transmitida de outras maneiras. Assim, como a causa da doença não é a mesma, o termo “caxumba em cachorro” não é o mais correto, apesar de ser o mais comum.
A transmissão da papeira em cachorro acontece pelo contato com o vírus
A "caxumba em cachorro" pode ser transmitida por meio do contato com uma pessoa contaminada. Porém, trata-se de uma condição extremamente rara. A maioria dos casos de papeira em cachorro acontece por meio do Paramyxovirus, uma família de vírus que também transmite a cinomose canina. Por isso, é comum que a caxumba em cachorro apareça como uma consequência da cinomose. Além disso, pode surgir como uma doença secundária a outras, como a faringite. No geral, o vírus é transmitido pela saliva ou contato direto com um animal infectado, normalmente entre cães. Além disso, a doença pode ser transmitida por meio de mordeduras e arranhões - por isso, é muito comum que a papeira em cachorro apareça após uma briga de cachorro, quando um deles está infectado e acaba arranhando ou mordendo o outro.
Os sintomas mais comuns da papeira em cachorro são inchaço, dor e dificuldade de mastigar
A papeira em cachorro é o maior sinal de que o animal está com parotidite. Em fotos de cachorro com papeira podemos perceber como a região fica inchada e com nódulos proeminentes. Mas esse não é o único sintoma. Quando o cachorro tem caxumba apresenta também outros sinais que ajudam a identificar a condição. A região do inchaço costuma causar bastante dor no animal e dificuldade de mastigar. Além disso, a papeira pode deixar o cachorro com febre, sem apetite (principalmente por causa da dificuldade de mastigar) e anorexia. A papeira em cachorro pode acontecer em apenas um ou nos dois lados do rosto do animal.
Nem sempre o pescoço inchado quer dizer que o cachorro tem caxumba
A parotidite ou caxumba em cachorro é causada pelo vírus Paramoxidae, que pode ser transmitido de diversas maneiras. Porém, um pescoço inchado nem sempre significa que o animal está com essa doença. A papeira em cachorro pode significar, por exemplo, um tumor na região que fez as glândulas aumentarem de tamanho. Outra possível causa de inchaço no pescoço é o mucocele salivar, doença em que os dutos por onde as secreções saem ficam obstruídos. Assim, a saliva se acumula e o inchaço acontece. Portanto, é importante que, ao observar a papeira em cachorro, o tutor leve o animal ao médico veterinário para receber um diagnóstico preciso.
Tratamento da papeira em cachorro é feita com medicamentos e mudanças na dieta
Não existe um remédio específico para papeira em cachorro. Normalmente, o cachorro com caxumba precisa tomar anti-inflamatórios e medicamentos para diminuir o inchaço. Além disso, pode precisar de antibióticos caninos, analgésicos para a dor e remédios para controlar a febre. Como o cachorro com caxumba tem dificuldade de mastigar, acaba comendo menos e perde muitos nutrientes. Por isso, o tratamento da papeira em cachorro costuma contar com uma dieta nutritiva e de fácil digestão, com alimentos mais leves como a ração úmida - que ainda conta com uma boa quantidade de água. A ingestão de água também deve ser estimulada e, em alguns casos, a fluidoterapia pode ser indicada. Com o tratamento adequado, a papeira em cachorro costuma ser curada em 10 a 15 dias.
Previna a papeira em cachorro evitando o contato com animais infectados
Como a caxumba em cachorro é uma doença contagiosa, a melhor forma de prevenir que seu pet a contraia é evitando seu contato com animais infectados. Quando for passear com cachorro, prefira ambientes bem higienizados e arejados. A castração do cachorro também é importante nesse caso, pois evita certos comportamentos como brigas entre cães, que são uma porta de entrada para o vírus causador da papeira em cachorro através de machucados. Além disso, é importante que o animal tome a vacina V10 contra a cinomose, já que a doença é causada pelo mesmo vírus da papeira em cachorro, podendo levar a essa condição. Por fim, se você tem um cachorro com caxumba em casa, mantenha-o isolado durante o tratamento para que o animal não passe a doença para outros pets, evitando assim a propagação.
Redação: Maria Luísa Pimenta