Cachorro

O que é papeira em cachorro? É grave? Cachorro tem caxumba? Veja o que descobrimos!

Publicado - 07 Junho 2022 - 18h19

Atualizado - 19 Abril 2024 - 12h08

Foto da Maria Luísa Pimenta - Redatora

Maria Luísa Pimenta / Redatora

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Falar sobre cães e gatos é algo que sempre me encantou, já que desde pequena tenho um grande apego por bichinhos. Nunca tive a oportunidade de cuidar de um animal de estimação, mas ter um cachorrinho vira-lata como meu melhor amigo de quatro patas sempre foi meu sonho. Enquanto ainda não adoto meu pet (o que espero acontecer em breve), vivo visitando amigos que têm cães e gatos para brincar, fazer carinho e me divertir com eles.

Meu primeiro estágio em Jornalismo foi no Patas da Casa, em 2021. Fiquei muito feliz com a oportunidade de falar mais sobre o universo pet que tanto me encanta. Em 2024, voltei para esse lindo projeto como redatora. Desde então, continuo aprendendo mais a cada dia sobre esses pequenos animais que podem fazer toda a diferença na nossa vida.

- Filme com animal preferido: "Perdido pra Cachorro"
- Uma raça de cachorro: Vira-lata
- Uma raça de gato: Siamês
- A curiosidade favorita sobre cachorros: O olfato canino é 100 mil vezes mais apurado que o dos humanos e o cachorro consegue sentir quando o dono está doente.
- A curiosidade favorita sobre gatos: Gatos conseguem enxergar no escuro e possuem uma visão periférica muito mais ampla que a dos humanos.
- Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Saúde e comportamento pet
- Um aprendizado: A adoção de um cachorro ou gato pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental, sendo assim uma grande fonte de felicidade para qualquer pessoa.
- Nome de pet favorito: Zeca

Você já ouviu falar de papeira em cachorro? Essa condição caracterizada pelo inchaço na região do pescoço do cachorro é chamada oficialmente de parotidite. Porém, a doença é mais conhecida como caxumba em cachorro, já que se parece bastante com a caxumba que os humanos podem ter. Apesar de não ser tão comum, essa doença - que também pode afetar gatos - causa forte incômodo no animal, que sente dores no local do inchaço. Mas afinal, cachorro tem caxumba mesmo ou trata-se de outra condição que apenas lembra a caxumba humana? Quais os sintomas da papeira em cachorro? E como tratar o animal dessa doença para que o pescoço volte ao tamanho normal? O Patas da Casa responde todas as dúvidas sobre a papeira em cachorro a seguir!

Papeira em cachorro: entenda o que exatamente é a “caxumba em cachorro”

A papeira em cachorro é o nome popular da parotidite, doença viral caracterizada por uma disfunção das glândulas parótidas. As parótidas são glândulas salivares (ou seja, produzem saliva) e se encontram no pescoço do animal, um pouco abaixo de cada uma das orelhas. Quando ocorre uma inflamação nessas glândulas, a região incha e forma a famosa papeira em cachorro. O resultado é um cão com o pescoço inchado, bem semelhante ao que acontece com os humanos com caxumba. Mas então, podemos dizer que cachorro tem caxumba? Mais ou menos.

A papeira é realmente bastante parecida com a doença humana, o que leva muitas pessoas a chamarem a condição de caxumba em cachorro. Além disso, existem sim casos de caxumba em cachorro transmitidos por um humano contaminado com o vírus. Porém, trata-se de algo extremamente raro. Normalmente, a papeira em cachorro é transmitida de outras maneiras. Assim, como a causa da doença não é a mesma, o termo “caxumba em cachorro” não é o mais correto, apesar de ser o mais comum.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

A transmissão da papeira em cachorro acontece pelo contato com o vírus

A "caxumba em cachorro" pode ser transmitida por meio do contato com uma pessoa contaminada. Porém, trata-se de uma condição extremamente rara. A maioria dos casos de papeira em cachorro acontece por meio do Paramyxovirus, uma família de vírus que também transmite a cinomose canina. Por isso, é comum que a caxumba em cachorro apareça como uma consequência da cinomose. Além disso, pode surgir como uma doença secundária a outras, como a faringite. No geral, o vírus é transmitido pela saliva ou contato direto com um animal infectado, normalmente entre cães. Além disso, a doença pode ser transmitida por meio de mordeduras e arranhões - por isso, é muito comum que a papeira em cachorro apareça após uma briga de cachorro, quando um deles está infectado e acaba arranhando ou mordendo o outro.

Os sintomas mais comuns da papeira em cachorro são inchaço, dor e dificuldade de mastigar

A papeira em cachorro é o maior sinal de que o animal está com parotidite. Em fotos de cachorro com papeira podemos perceber como a região fica inchada e com nódulos proeminentes. Mas esse não é o único sintoma. Quando o cachorro tem caxumba apresenta também outros sinais que ajudam a identificar a condição. A região do inchaço costuma causar bastante dor no animal e dificuldade de mastigar. Além disso, a papeira pode deixar o cachorro com febre, sem apetite (principalmente por causa da dificuldade de mastigar) e anorexia. A papeira em cachorro pode acontecer em apenas um ou nos dois lados do rosto do animal.

cachorro com caxumba olhando para cima
O cachorro com caxumba apresenta inchaço no pescoço e sofre com dores no local

Nem sempre o pescoço inchado quer dizer que o cachorro tem caxumba

A parotidite ou caxumba em cachorro é causada pelo vírus Paramoxidae, que pode ser transmitido de diversas maneiras. Porém, um pescoço inchado nem sempre significa que o animal está com essa doença. A papeira em cachorro pode significar, por exemplo, um tumor na região que fez as glândulas aumentarem de tamanho. Outra possível causa de inchaço no pescoço é o mucocele salivar, doença em que os dutos por onde as secreções saem ficam obstruídos. Assim, a saliva se acumula e o inchaço acontece. Portanto, é importante que, ao observar a papeira em cachorro, o tutor leve o animal ao médico veterinário para receber um diagnóstico preciso.   

Tratamento da papeira em cachorro é feita com medicamentos e mudanças na dieta

Não existe um remédio específico para papeira em cachorro. Normalmente, o cachorro com caxumba precisa tomar anti-inflamatórios e medicamentos para diminuir o inchaço. Além disso, pode precisar de antibióticos caninos, analgésicos para a dor e remédios para controlar a febre. Como o cachorro com caxumba tem dificuldade de mastigar, acaba comendo menos e perde muitos nutrientes. Por isso, o tratamento da papeira em cachorro costuma contar com uma dieta nutritiva e de fácil digestão, com alimentos mais leves como a ração úmida - que ainda conta com uma boa quantidade de água. A ingestão de água também deve ser estimulada e, em alguns casos, a fluidoterapia pode ser indicada. Com o tratamento adequado, a papeira em cachorro costuma ser curada em 10 a 15 dias. 

Previna a papeira em cachorro evitando o contato com animais infectados 

Como a caxumba em cachorro é uma doença contagiosa, a melhor forma de prevenir que seu pet a contraia é evitando seu contato com animais infectados. Quando for passear com cachorro, prefira ambientes bem higienizados e arejados. A castração do cachorro também é importante nesse caso, pois evita certos comportamentos como brigas entre cães, que são uma porta de entrada para o vírus causador da papeira em cachorro através de machucados. Além disso, é importante que o animal tome a vacina V10 contra a cinomose, já que a doença é causada pelo mesmo vírus da papeira em cachorro, podendo levar a essa condição. Por fim, se você tem um cachorro com caxumba em casa, mantenha-o isolado durante o tratamento para que o animal não passe a doença para outros pets, evitando assim a propagação. 

Redação: Maria Luísa Pimenta

Cachorro

6 formas de oferecer petiscos ao seu cachorro sem comprometer a dieta – veterinário recomenda uma tática infalível!

Oferecer um petisco para cachorro é uma excelente forma de agradar o seu amigo de quatro patas e reforçar comportamentos positivos. ...

Adote um animal

10 cachorros que não crescem e sempre terão cara de filhote: conheça as raças pequenas mais adoráveis

Um critério que muitos tutores levam em consideração antes de adotar um cãozinho é o porte dele. Para quem procura uma raça pequena,...

Cachorro

As 10 raças de cachorro mais propensas a ficar doentes, segundo especialistas em saúde canina

De acordo com a Federação Cinológica Internacional (FCI), há cerca de 344 raças de cachorro reconhecidas no mundo. Cada uma delas ap...

Cachorro

As 10 raças de cachorro mais silenciosas que existem: quase não se ouvem os latidos desses cãezinhos

Todas as raças de cachorro usam os latidos como uma das suas principais formas de comunicação. Afinal, esse é um comportamento que f...

Comportamento

Parece que os cientistas descobriram por que os gatos arranham o sofá e como resolver o problema

Conviver com um gato arranhando o sofá é um problema que vários tutores têm dificuldade de corrigir. Apesar de ser um instinto nato ...

Gato

Essas 10 raças de gato são perfeitas para crianças – e algumas vão te surpreender!

Quando se trata de escolher um bichano para as crianças, algumas raças de gato se destacam por serem os companheiros ideais. Com per...

Cuidados

Veterinária revela se realmente vale a pena investir na areia de mandioca para gatos

Nos últimos tempos, a procura pela areia de mandioca para gatos aumentou significativamente. Com esse movimento dos consumidores, mu...

Cachorro

6 formas de oferecer petiscos ao seu cachorro sem comprometer a dieta – veterinário recomenda uma tática infalível!

Oferecer um petisco para cachorro é uma excelente forma de agradar o seu amigo de quatro patas e reforçar comportamentos positivos. ...

Ver todas
Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?