Sair de férias não é tão simples para quem vive com um felino. Tem quem goste de aproveitar o momento para viajar com gato, mas nem sempre isso é indicado. A melhor alternativa é chamar alguém para cuidar do pet durante os dias de ausência do tutor. Mas, o que poucos imaginam é o impacto que essa ausência pode causar. Será que os gatos sentem saudades quando os donos saem de férias? O que acontece com os bichanos, do ponto de vista emocional? A gente desvenda isso a seguir!
Gatos sentem saudades?
Apesar da fama de independentes, a verdade é que muitos felinos criam um forte vínculo e apego com a família humana. Isso significa que, sim, o gato sente falta do dono se ele viajar ou se ausentar por muito tempo. No entanto, é bem provável que os bichanos não vão demonstrar isso da mesma forma que um cachorro — e é por isso que muitos tutores nem imaginam que os gatos sentem saudades.
A maneira como o sentimento se manifesta no universo felino, inclusive, é diferente de como acontece com os cães. Um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Lincoln, na Inglaterra, apontou que os bichanos têm maior senso de independência e são plenamente capazes de lidar “sozinhos” até mesmo com situações desconhecidas, muito provavelmente por causa da sua natureza solitária como caçadores.
O que os gatos sentem quando os donos saem de férias?
Os laços criados com os humanos fazem com que os bichanos simplesmente apreciem a companhia dos donos, mas sem necessariamente depender deles para se sentir bem no dia a dia. Eles conseguem ficar sozinhos por algumas horas, e até mesmo por alguns dias, sem “estranhar” esse fato.
O que acontece é que quando a família humana se ausenta por um longo período, o gato sente saudade, sim. Não porque ele não gosta de ficar sozinho, mas sim porque ele vai se acostumar e criar uma rotina ao lado dos donos — e todo mundo sabe como esses bichanos são super apegados com a rotina. Então os gatos sentem saudades nessas horas e vão demonstrar isso sutilmente com todo o seu amor de gato quando os donos voltarem.
Quanto tempo um gato pode ficar sozinho?
O gato pode ficar sozinho por um intervalo de um a três dias, se for um animal adulto. No entanto, é importante que ele tenha todo o material que precisa ao seu dispor durante esse tempo. Ou seja, o tutor deve deixar disponível a quantidade certa de ração de gato, potinho cheio de água — de preferência usando fontes —, caixa de areia limpa e com areia nova, brinquedos e outros acessórios. Isso tudo vai servir para garantir o bem-estar do pet.
Já gatos filhotes podem ficar sozinhos por poucas horas, e animais idosos também não podem ficar mais do que um dia sem companhia. Também é importante ter em mente que o gato sozinho fica triste e pode até ficar doente se não tiver esses cuidados básicos na sua rotina, mesmo que ele seja adulto. Por isso, caso o tempo fora seja superior a dois ou três dias, o mais recomendado é contratar uma cat sitter ou então chamar algum parente ou amigo para visitar o gatinho e cuidar das necessidades dele durante o período.
A pessoa em questão vai precisar colocar mais ração para o gato, trocar a água dos potinhos e limpar a caixa de areia. Além disso, ela também deve ter que dar um pouco de atenção para o bichano, que pode acabar se sentindo sozinho e entristecido. O gato sente saudade do dono, e o contato com uma outra pessoa não vai substituir isso, mas pelo menos é uma forma de garantir que está tudo bem com o animal enquanto você estiver fora.