Cuidados dos animais

O truque definitivo para se livrar completamente dos insetos que seu gato pode caçar dentro de casa

Publicado - 22 Novembro 2024 - 17h16

Atualizado - 22 Novembro 2024 - 17h16

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Quem tem um gato em casa sabe que caçar insetos e outros pequenos animais é algo comum na vida de um felino. O instinto de caçador é uma herança que vem dos ancestrais dos felinos, e o que pode parecer uma brincadeira para os humanos, na verdade é um comportamento natural da espécie. Mas isso levanta um questionamento importante: gato pode comer lagartixa, barata, formiga e outros insetos?

Na maioria das vezes, comer insetos não é prejudicial para a saúde do felino, mas também não traz benefício algum para o gato. Mas, dependendo do inseto, ele pode trazer sim consequências negativas para a saúde do animal. Por sorte, existe um truque simples e definitivo que pode acabar de vez com os insetos que rondam a sua casa. Confira a seguir que truque é esse!

Como acabar com baratas e outros insetos? Truque simples pode afastar esses animais

Apesar dos gatinhos amarem caçar insetos, essa é uma situação que pode ser potencialmente perigosa para ele. Afinal, alguns insetos podem colocar a saúde do pet em risco. Para evitar que isso aconteça, existe um truque muito simples que pode acabar de vez com os insetos que insistem em tomar conta da casa: a dedetização.

Imagem Quiz:Teste seus conhecimentos sobre a saúde de gato!

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

A dedetização é realizada por empresas especializadas nesse ramo e é um método super eficiente para acabar com os insetos de casa. Existem alguns tipos diferentes de dedetização, mas a indicada para acabar com a infestação de insetos, como baratas e moscas, é chamada de desinsetização. Ela também é uma ótima forma de como acabar com formigas. 

A desinsetização consiste na aplicação de produtos químicos específicos, em formato de gel, líquido ou pó, que são letais às pragas. No entanto, como esses produtos são tóxicos para os animais de estimação, o tutor precisa tomar alguns cuidados ao contratar esse serviço. Confira dicas para uma dedetização segura: 

  • Mantenha o gato 24 horas fora de casa: se você quer acabar com os insetos de vez, a dedetização é a melhor alternativa. O problema é que os produtos utilizados na desinsetização podem deixar o gato intoxicado. Para evitar que isso aconteça, especialistas recomendam que os bichanos sejam retirados de casa por um período de 24 horas, especialmente se o método utilizado tiver sido a pulverização, geralmente recomendada para casos de infestação mais complexos.
  • Utilize métodos de dedetização mais seguros: se não for possível manter o gatinho fora de casa por todo esse período de tempo, você pode optar por um método de dedetização menos agressivo, como os que envolvem o gel ou líquido. Assim, você pode manter o gato em casa, desde que isole a área que foi dedetizada. Ou seja, se você vai dedetizar o quintal, é importante manter o gatinho sem acesso a ele, preso dentro de casa, por um período de 24 horas, até ter certeza de que o espaço não representa um risco para a saúde do animal.
  • Passe um pano úmido no ambiente após a dedetização: antes de deixar o gato ter acesso ao local dedetizado, é importante que você passe um pano úmido no chão para retirar o excesso de produto. No entanto, uma limpeza mais profunda do ambiente só é recomendada após 72 horas do processo.

A erva de gato contra baratas é uma solução

gato com lagartixa na boca
Gato pode comer lagartixa? Não, pois esse animal pode transmitir doença para o felino

Pouca gente sabe, mas, surpreendentemente, a erva de gato contra baratas é uma alternativa natural para repelir esses insetos do ambiente. Essa descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade Estadual de Iowa (EUA), através de uma pesquisa publicada no próprio site da instituição. De acordo com os cientistas, a erva de gato, conhecida também como catnip, possui uma substância que repele baratas: a nepetalactona.

O estudo investigou as propriedades repelentes desse composto contra insetos e baratas em comparação com repelentes comerciais, como os inseticidas. Os pesquisadores concluíram que essa substância presente no catnip funciona como um neurotóxico para as baratas, o que pode forçá-las a fugir ou até levá-las à morte. Além de ser eficaz para afastar baratas, o catnip ainda é uma opção ecologicamente sustentável, diferente dos inseticidas. 

Veja como acabar com as baratas utilizando o catnip:

  1. Cultive a erva-de-gato em vasos espalhados pela casa. Além de afastar as baratas do ambiente, os gatinhos vão se divertir bastante brincando com essa plantinha.
  2. Espalhe sachês de erva de gato pelos cantos da casa e onde baratas podem estar.
  3. Prepare um spray misturando água quente e folhas de catnip para borrifar nos cantinhos em que as baratas podem se esconder.

Gato pode comer lagartixa, barata e outros insetos?

Todo gato caçador que possui o instinto de predador mais desenvolvido não consegue resistir ao desejo de capturar um inseto dando sopa em casa. Os gatos são caçadores naturais, então essa é uma prática super comum na vida de um felino. Nem sempre eles vão atrás do bichinho para matá-lo, mas isso pode acabar acontecendo. Mas será que o gato pode comer lagartixa, baratas e outros insetos?

De maneira geral, comer pequenos insetos, como moscas, formigas e mosquitos, não é uma grande preocupação na vida do animal. Mas insetos maiores podem, sim, trazer consequências para a saúde do pet. Insetos com exoesqueleto, como baratas e besouros, podem afetar o sistema gastrointestinal do bichano e deixar o gato vomitando e com diarreia.

Outro animal que os gatinhos amam caçar é a lagartixa. Apesar de não ser considerado um inseto, mas um réptil, as lagartixas também são prejudiciais para a saúde do bichano. Esse animal pode causar a platinosomose felina, conhecida popularmente como doença da lagartixa.

A doença da lagartixa em gatos é perigosa, de difícil diagnóstico, e causa lesões na vesícula, fígado, pâncreas, intestino e pulmões do pet. O gatinho pode apresentar sintomas mais brandos no início, como vômitos e diarreia, mas com o agravamento da doença, podem apresentar problemas mais graves, como a anemia, o aumento do fígado, inchaço do abdômen e icterícia. Por isso, se te perguntarem se gato pode comer lagartixa, você já sabe que a resposta é não!

 

Cuidados

O truque definitivo para se livrar completamente dos insetos que seu gato pode caçar dentro de casa

Quem tem um gato em casa sabe que caçar insetos e outros pequenos animais é algo comum na vida de um felino. O instinto de caçador é...

Cachorro

As 7 fases de aprendizado de um cachorro filhote e como você deve se preparar para cada uma delas

O cachorro filhote passa por diferentes etapas de desenvolvimento no primeiro ano de vida. Muitas dessas etapas, inclusive, estão li...

Cuidados

Gato idoso: 8 sinais de que o pet está entrando na terceira idade, além de dicas dos melhores cuidados

Você já se perguntou com quantos anos o gato fica idoso? A partir dos 7 anos, o animal se torna maduro e começa a apresentar os prim...

Cuidados

Quanto tempo vive um gato? Veterinária explica como a alimentação pode aumentar a expectativa de vida do seu pet!

Você sabia que a alimentação pode ter uma influência enorme em quanto tempo vive um gato? É por meio da ração e de tudo que o animal...

Cuidados

O truque definitivo para se livrar completamente dos insetos que seu gato pode caçar dentro de casa

Quem tem um gato em casa sabe que caçar insetos e outros pequenos animais é algo comum na vida de um felino. O instinto de caçador é...

Cachorro

10 raças de cachorro para quem trabalha fora: eles vão sofrer menos quando o tutor precisar sair de casa

Algumas raças de cachorro são mais independentes do que outras por natureza. Enquanto alguns cães podem sofrer com a ausência dos tu...

Cachorro

As 7 fases de aprendizado de um cachorro filhote e como você deve se preparar para cada uma delas

O cachorro filhote passa por diferentes etapas de desenvolvimento no primeiro ano de vida. Muitas dessas etapas, inclusive, estão li...

Cachorro

"Ainda Estou Aqui": conheça os cachorrinhos que fazem o Pimpão, mascote do filme brasileiro candidato ao Oscar

Logo na cena de abertura do filme “Ainda Estou Aqui”, do diretor Walter Salles, os telespectadores são transportados para uma tarde ...

Ver todas