Quem tem um gato em casa sabe que caçar insetos e outros pequenos animais é algo comum na vida de um felino. O instinto de caçador é uma herança que vem dos ancestrais dos felinos, e o que pode parecer uma brincadeira para os humanos, na verdade é um comportamento natural da espécie. Mas isso levanta um questionamento importante: gato pode comer lagartixa, barata, formiga e outros insetos?
Na maioria das vezes, comer insetos não é prejudicial para a saúde do felino, mas também não traz benefício algum para o gato. Mas, dependendo do inseto, ele pode trazer sim consequências negativas para a saúde do animal. Por sorte, existe um truque simples e definitivo que pode acabar de vez com os insetos que rondam a sua casa. Confira a seguir que truque é esse!
Como acabar com baratas e outros insetos? Truque simples pode afastar esses animais
Apesar dos gatinhos amarem caçar insetos, essa é uma situação que pode ser potencialmente perigosa para ele. Afinal, alguns insetos podem colocar a saúde do pet em risco. Para evitar que isso aconteça, existe um truque muito simples que pode acabar de vez com os insetos que insistem em tomar conta da casa: a dedetização.
A dedetização é realizada por empresas especializadas nesse ramo e é um método super eficiente para acabar com os insetos de casa. Existem alguns tipos diferentes de dedetização, mas a indicada para acabar com a infestação de insetos, como baratas e moscas, é chamada de desinsetização. Ela também é uma ótima forma de como acabar com formigas.
A desinsetização consiste na aplicação de produtos químicos específicos, em formato de gel, líquido ou pó, que são letais às pragas. No entanto, como esses produtos são tóxicos para os animais de estimação, o tutor precisa tomar alguns cuidados ao contratar esse serviço. Confira dicas para uma dedetização segura:
- Mantenha o gato 24 horas fora de casa: se você quer acabar com os insetos de vez, a dedetização é a melhor alternativa. O problema é que os produtos utilizados na desinsetização podem deixar o gato intoxicado. Para evitar que isso aconteça, especialistas recomendam que os bichanos sejam retirados de casa por um período de 24 horas, especialmente se o método utilizado tiver sido a pulverização, geralmente recomendada para casos de infestação mais complexos.
- Utilize métodos de dedetização mais seguros: se não for possível manter o gatinho fora de casa por todo esse período de tempo, você pode optar por um método de dedetização menos agressivo, como os que envolvem o gel ou líquido. Assim, você pode manter o gato em casa, desde que isole a área que foi dedetizada. Ou seja, se você vai dedetizar o quintal, é importante manter o gatinho sem acesso a ele, preso dentro de casa, por um período de 24 horas, até ter certeza de que o espaço não representa um risco para a saúde do animal.
- Passe um pano úmido no ambiente após a dedetização: antes de deixar o gato ter acesso ao local dedetizado, é importante que você passe um pano úmido no chão para retirar o excesso de produto. No entanto, uma limpeza mais profunda do ambiente só é recomendada após 72 horas do processo.
A erva de gato contra baratas é uma solução
Pouca gente sabe, mas, surpreendentemente, a erva de gato contra baratas é uma alternativa natural para repelir esses insetos do ambiente. Essa descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade Estadual de Iowa (EUA), através de uma pesquisa publicada no próprio site da instituição. De acordo com os cientistas, a erva de gato, conhecida também como catnip, possui uma substância que repele baratas: a nepetalactona.
O estudo investigou as propriedades repelentes desse composto contra insetos e baratas em comparação com repelentes comerciais, como os inseticidas. Os pesquisadores concluíram que essa substância presente no catnip funciona como um neurotóxico para as baratas, o que pode forçá-las a fugir ou até levá-las à morte. Além de ser eficaz para afastar baratas, o catnip ainda é uma opção ecologicamente sustentável, diferente dos inseticidas.
Veja como acabar com as baratas utilizando o catnip:
- Cultive a erva-de-gato em vasos espalhados pela casa. Além de afastar as baratas do ambiente, os gatinhos vão se divertir bastante brincando com essa plantinha.
- Espalhe sachês de erva de gato pelos cantos da casa e onde baratas podem estar.
- Prepare um spray misturando água quente e folhas de catnip para borrifar nos cantinhos em que as baratas podem se esconder.
Gato pode comer lagartixa, barata e outros insetos?
Todo gato caçador que possui o instinto de predador mais desenvolvido não consegue resistir ao desejo de capturar um inseto dando sopa em casa. Os gatos são caçadores naturais, então essa é uma prática super comum na vida de um felino. Nem sempre eles vão atrás do bichinho para matá-lo, mas isso pode acabar acontecendo. Mas será que o gato pode comer lagartixa, baratas e outros insetos?
De maneira geral, comer pequenos insetos, como moscas, formigas e mosquitos, não é uma grande preocupação na vida do animal. Mas insetos maiores podem, sim, trazer consequências para a saúde do pet. Insetos com exoesqueleto, como baratas e besouros, podem afetar o sistema gastrointestinal do bichano e deixar o gato vomitando e com diarreia.
Outro animal que os gatinhos amam caçar é a lagartixa. Apesar de não ser considerado um inseto, mas um réptil, as lagartixas também são prejudiciais para a saúde do bichano. Esse animal pode causar a platinosomose felina, conhecida popularmente como doença da lagartixa.
A doença da lagartixa em gatos é perigosa, de difícil diagnóstico, e causa lesões na vesícula, fígado, pâncreas, intestino e pulmões do pet. O gatinho pode apresentar sintomas mais brandos no início, como vômitos e diarreia, mas com o agravamento da doença, podem apresentar problemas mais graves, como a anemia, o aumento do fígado, inchaço do abdômen e icterícia. Por isso, se te perguntarem se gato pode comer lagartixa, você já sabe que a resposta é não!