Oferecer petisco para cachorro traz diversos benefícios ao pet, como melhorar a saúde bucal, ajudar a manter o bem-estar e ainda servir de recompensa durante o adestramento - além de ser uma delícia para os peludos! Existem muitas opções de petisco para cachorro, que vão desde biscoitos até bifinhos. Um outro exemplo é a orelha de boi para cachorro, que é adorada pelos cães. Mas afinal, esse alimento é seguro? O que é melhor: orelha bovina ou cascos e ossos para cachorro? Quais cuidados se deve ter ao dar esse petisco para o cão? O Patas da Casa tira todas as dúvidas que você possa ter sobre a orelha de boi para cachorro. Confira!
Qual a composição da orelha de boi para cachorro?
A orelha de boi é um petisco para cachorro composto pela cartilagem desidratada da orelha bovina. Normalmente é vendida em saquinhos com algumas porções. Trata-se de um petisco natural para cachorro, pois não contém conservantes nem aditivos químicos. Como é feita da cartilagem do boi, é muito rica em fibras e proteínas, trazendo assim vantagens nutricionais ao pet. A orelha de boi desidratada é um alimento gorduroso que, em exagero, pode ser ruim para a saúde do cachorro.
A orelha de boi para cachorro é uma alternativa aos ossos tradicionais
Muitos cães gostam de morder tudo que veem pela frente. O cachorro destruindo sofá, mesas e outros móveis não é nada legal e, por isso, algumas medidas são tomadas para aliviar esse problema. Muitos tutores optam pelos cascos e ossos para cachorro, mas, na verdade, esses produtos são prejudiciais à dentição canina, além de causarem problemas como perfuração ou obstrução do esôfago, estômago ou intestino. A orelha de boi desidratada, por outro lado, é mais macia e não causa esses problemas. Assim, é uma ótima alternativa para os ossinhos. Além da orelha bovina, a orelha de porco para cachorro também é uma boa opção.
Oferecer esse petisco para cachorro filhote ajuda a aliviar a coceira dos dentes nascendo
Talvez você já tenha reparado que o cachorro filhote fica dando mordidinhas o tempo todo, seja em você ou em objetos espalhados pela casa. Esse é um comportamento normal nessa idade por conta da troca de dentição canina, que causa coceira e incômodo no animal. Morder é a forma que o bichinho encontra de aliviar esses inconvenientes. Como explicamos, a orelha de boi para cachorro é ótima para cães que têm o costume de morder tudo e todos. Mas será que ela também é um petisco para cachorro filhote ou só adultos podem comer? A orelha de boi desidratada pode sim ser oferecida para cachorrinhos, sendo segura para todas as idades. Porém, antes de dar esse petisco para cachorro filhote, converse com o veterinário para saber se não tem problema incluir na dieta e definir a quantidade ideal para não haver exageros.
A orelha de boi para cachorro ajuda na higiene bucal e controle da ansiedade
Além de evitar que os cães roam tudo pela casa, a orelha de boi para cachorro traz outros benefícios ao animal. Um deles é auxiliar na higiene bucal do cachorro. Ao mesmo tempo em que morde a orelha desidratada, cachorro limpa os dentes por causa do atrito com o alimento. Além disso, esse petisco para cachorro ajuda na saúde da gengiva. Outra vantagem da orelha de boi para cachorro é que ela alivia a ansiedade canina e o estresse, pois morder o alimento deixa o pet mais calmo. Oferecer esse petisco natural para cachorro também é uma ótima maneira de distrair o cão ao receber visitas ou quando ele estiver muito agitado.
A orelha bovina é um petisco para cachorro e deve ser servido com moderação
Apesar de ser um petisco natural para cachorro e ter diversos benefícios, a orelha bovina não substitui uma refeição e muito menos deve ser seu alimento principal. É na ração para cães que o pet vai receber todos os nutrientes que precisa para ficar saudável. Mesmo que na orelha desidratada cachorro receba muitas proteínas, o pet precisa de outras substâncias na sua dieta. Além disso, a orelha de boi para cachorro contém uma quantidade de calorias que, em excesso, pode contribuir para a obesidade canina ou deixar o pet intoxicado.
Como oferecer a orelha de boi para cachorro: saiba que cuidados se deve tomar para evitar o exagero
É importante ressaltar que a orelha bovina deve ser sempre um petisco para cachorro e oferecido com moderação. Converse com o veterinário para saber a quantidade e frequência ideal para o seu pet. Cães com tendência à obesidade, por exemplo, podem não se beneficiar com o alimento. Nesse caso, é possível escolher outras opções de petisco natural para cachorro menos calóricas. Se o veterinário disser que não há problema em dar orelha de boi para cachorro, comece oferecendo aos poucos e observe seu comportamento ao comer.
Normalmente, esse petisco para cachorro filhote ou adulto não traz problemas quando ingerido com moderação, mas caso seu pet fique enjoado e apresente sintomas como vômito e diarreia, leve-o ao veterinário. Pode acontecer de ele ter um intestino mais sensível e não se dar tão bem com a quantidade de gordura presente na orelha de boi para cachorro.
Redação: Maria Luísa Pimenta