Existem inúmeros benefícios envolvidos em ter um cachorro ou gato - e isso vai muito além do amor incondicional que os animais de estimação oferecem. Ao longo dos anos, cientistas de diversas áreas analisam como os pets podem impactar na saúde e no bem-estar dos humanos, e eles chegaram a conclusões surpreendentes. As pesquisas revelaram que conviver com cães e gatos pode fazer bem para o coração, aliviar o estresse, prolongar a vida humana e até aumentar as chances de sucesso na carreira profissional. Não acredita? Então venha conferir as descobertas que comprovam que ter um pet pode fazer muito bem para os humanos.
1) Ter um pet faz bem para o coração
Você pode não acreditar, mas conviver com um animal de estimação pode melhorar a saúde do seu coração. Essa descoberta foi revelada pela Harvard Health Publishing, que concluiu que ter um pet, especialmente um cachorro, reduz o risco de doenças cardiovasculares. De acordo com a publicação, tutores de animais de estimação tendem a ter a pressão arterial mais baixa do que aqueles que não têm pets, provavelmente devido ao efeito calmante dos animais no organismo humano. Além disso, essas pessoas tendem a ter menos problemas de colesterol alto e triglicerídeos. Apesar de não estar muito claro porque isso acontece, os pesquisadores acreditam que isso está associado a maior prática de exercícios físicos nos passeios e a redução de estresse.
2) Donos de pets são mais bem sucedidos na profissão
Outro estudo revelou que ter um animal de estimação na infância aumenta as chances de sucesso profissional no futuro. A pesquisa foi feita em Washington, nos Estados Unidos, e publicada no Banfield Pet Hospital. Para chegar a essa conclusão, eles analisaram 857 estadunidenses, sendo que 93% deles cresceram com a companhia de um animal de estimação. Dentre eles, 78% afirmaram que o sucesso profissional tem relação com o fato de terem tido uma infância ao lado de um cachorro ou gato. De acordo com os pesquisadores, esse sucesso está atrelado aos ensinamentos que os pets proporcionam, como empatia, responsabilidade e criatividade. Além disso, a companhia de um animal de estimação também ensina sobre liderança e organização, características fundamentais para o sucesso na carreira.
3) Ter um gato ajuda a aliviar o estresse
Você sabia que ter um gato ajuda a aliviar o seu estresse? Surpreendente, as interações com gatos diminuem a excitação emocional humana, promovendo uma sensação de relaxamento. A pesquisa publicada no National Library of Medicine analisou 32 donos de gatos durante 10 minutos de interação com os felinos. Eles concluíram que o aumento da frequência cardíaca e dos níveis de concentração de cortisol e ocitocina no organismo humano seriam os responsáveis por esse relaxamento. Segundo os cientistas, a explicação por trás disso está relacionada a secreção de ocitocina, que exibe efeitos antiestresse, assim como a supressão do cortisol, hormônio que é secretado em resposta ao estresse.
4) Ter um cachorro pode prolongar a sua expectativa de vida
Se você quer viver muitos anos pela frente, sabia que adotar um cachorro pode ajudar nisso? De acordo com um estudo publicado em uma revista de saúde cardiovascular conduzido por pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, e pela Escola de Medicina de Mount Sinai, em Nova York, a convivência com cachorros reduz em 24% o risco de morte por qualquer causa. Eles acreditam que esse resultado esteja relacionado aos hábitos adotados na rotina com os peludos, como passear com cachorro diariamente. A atividade contribui para atenuar o sobrepeso e a obesidade, além de fortalecer a musculatura, os ossos e as articulações.