Quem tem um cachorro ou gato precisa estar sempre atento e ligado nos produtos que usa para limpar a casa. Afinal, os pets e os materiais de limpeza podem ser uma combinação perigosíssima. Alguns componentes presentes nesses produtos podem ser tóxicos para os animais de estimação e prejudiciais à saúde animal. É por isso que já existem vários produtos de limpeza específicos para quem tem cães e gatos em casa.
Pensando em ajudar a proteger os peludos dos perigos dos produtos de limpeza, a Sociedade Irlandesa para a Prevenção da Crueldade contra os Animais (ISPCA) listou alguns componentes que são considerados danosos aos animais de estimação. Venha conferir que componentes são esses e quais são os itens de limpeza que devem passar longe do seu pet:
1) O cloro pode causar problemas respiratórios no cachorro ou gato
Um produto muito utilizado para matar os germes de superfícies é o cloro. Embora ele seja super recomendado para essa função, quem tem um cachorro ou gato em casa não deve em hipótese alguma usar esse produto para tal finalidade. O contato dos animais com o cloro pode provocar queimaduras na pele e a inalação pode causar problemas respiratórios. A ingestão desse produto é ainda mais perigosa, pois pode deixar o gato e cachorro vomitando, com diarreia, provocar convulsões e até a morte. Por isso, se você tem um pet apocalíptico e xereta em casa, jamais deixe esse produto de limpeza perto dele. Lembre-se que o mesmo cuidado vale para água sanitária, que nada mais é do que uma mistura de cloro com água.
2) O desinfetante comum possui ácidos na composição
Sabe aquele cheirinho de casa limpa e aromatizada? Geralmente é o desinfetante responsável pelo aroma. Contudo, embora ele seja uma delícia, ele é perigoso para a saúde do cachorro e gato. Como ele é cheirosinho, o desinfetante até pode atrair os animais de estimação, mas uma lambida basta para o estrago ser feito. Como eles possuem em sua composição ácidos, os animais que ingerirem desinfetante podem apresentar dificuldades respiratórias, vomitar ou sofrer algum tipo de lesão gastrointestinal severa. Além disso, o cheiro do produto nas superfícies pode provocar reações alérgicas no cachorro ou gato. Por sorte, hoje existem no mercado desinfetantes para cachorro que não causam nenhum risco sua saúde animal.
3) Produtos à base de amônia são perigosos para os pets
A amônia é uma substância tóxica que pode ser encontrada em diversos produtos de limpeza, como limpadores de pia, de fogão, de janelas e espelhos. Ela pode deixar tanto o gato quanto o cachorro intoxicado, além de provocar irritação na pele e olhos, queimação na garganta e no estômago. Se o pet entrar em contato direto com o produto, a amônia pode provocar feridas no cachorro ou gato. Você pode substituí-los por álcool 70 ou detergente neutro misturado com água, mas lembre-se de nunca espirrar os produtos próximo ao animal. O álcool e o detergente também podem irritar o olho dos animais - assim como o nosso.
4) Essência de melaleuca é tóxica para o cachorro ou gato
A melaleuca (ou tea tree) é um dos produtos que engana os tutores. Por ser algo natural, muitos humanos têm o hábito de pingar gotinhas do óleo essencial de melaleuca na água utilizada para limpar o chão de casa, com o intuito de dar um cheirinho de frescor no ambiente. Contudo, a melaleuca é um produto super tóxico para os animais de estimação e não deve em hipótese nenhuma entrar em contato com eles. Ela pode deixar o cachorro ou gato intoxicado, provocar reações alérgicas e ainda irritar as vias respiratórias.
5) Amaciante pode causar alergias no cachorro ou gato
O amaciante é a causadora número 1 das alergias em cachorro e das alergias em gato. Muito utilizado para dar cheirinho nas roupas, lençóis e até nas caminhas do pet, o produto engana. Embora o amaciante deixe um cheirinho agradável, ele pode causar alergias na pele, olhos vermelhos, manchas que provocam coceiras e descamações, secreção nasal, falta de ar, inchaço, tosse e espirros. Sempre opte por usar produtos neutros que não agridem a saúde animal.