Passear com cachorro é um hábito que deve fazer parte da rotina do animal. O exercício físico, aliado com a socialização e os sentidos aperfeiçoados durante o passeio (o olfato, principalmente), contribuem bastante para a saúde física e mental do cãozinho. E nada melhor do que transformar esse momento uma experiência incrível tanto para o animal quanto para o tutor. Se você quer melhorar a qualidade do passeio, a dica é investir em alguns acessórios para cachorro que vão trazer mais praticidade e cuidados. Entre cata caca e capa de chuva para cachorro, veja alguns itens que separamos para você incluir na próxima compra no pet shop!
Guia longa para cachorro: mais liberdade para o animal
O sonho da maioria dos cães é a liberdade, mas infelizmente isso não é possível nos meios urbanos. Para a segurança do animal, o recomendado é que ele sempre faça passeios com uma guia para cachorro adequada e coleira com identificação - além, claro, do cuidadoso olhar do tutor. Uma boa opção é passear com cachorro em parques, praias ou outros locais com nenhuma circulação de veículos. Para esses lugares, nossa dica é investir em uma guia longa para cachorro. O acessório pode ser encontrado em tamanhos variados, com algumas versões chegando até 10 metros. Ideal para dar um pouco mais de liberdade ao cãozinho sem perder o controle.
Apesar de ser uma alternativa atraente, alguns cuidados são necessários para utilizar a guia longa para cachorro. Antes de tudo, o acessório só pode ser utilizado em áreas livres de carros e bicicletas e com pouca movimentação de pessoas e outros animais, como uma praia mais vazia ou um campo de futebol que não esteja sendo utilizado, por exemplo. Além disso, é importante que você mantenha o controle do animal o tempo todo e que ele esteja treinado para te obedecer. Se o seu cachorro costuma puxar a guia normal, o indicado é que ele passe por um treinamento para corrigir o problema antes de mudar para a guia longa.
Cata caca: não deixe o cocô do seu cachorro por aí
Se existisse um código de ética para os tutores de cães, certamente um dos primeiros itens seria “sempre recolher o cocô do cachorro na rua”. E a melhor forma de colocar isso em prática é levando consigo o acessório correto para isso: o cata caca é um saquinho que tem o tamanho adequado para pegar as necessidades do animal. Basta recolher o cocô e jogar na lixeira mais próxima. Você também pode procurar saquinhos feitos com materiais sustentáveis (alguns, inclusive, podem ser jogados no vaso sanitário). Para facilitar mais ainda a sua vida, a dica é comprar um recipiente próprio para colocar o cata caca e que ficará preso na coleira do cãozinho.
Capa de chuva para cachorro é uma boa opção para não deixar de passear com o animal
Os dias de chuva são sempre um empecilho na rotina de passeios com o cachorro. Se o seu bichinho não dispensa a caminhada de jeito nenhum (ou só faz as necessidades na rua), vale a pena investir em uma capa de chuva para ele. Esse acessório para cachorro evita que o pelo do animal seja molhado e é indicado para chuvas leves e passeios rápidos.
Bebedouro portátil para cachorro é um item indispensável
É super importante que o seu cãozinho consiga se hidratar corretamente durante os passeios. Por isso, tenha sempre em mãos uma garrafinha com água fresca. Se você quer facilitar mais ainda a vida, a dica é comprar um bebedouro portátil para cachorro: nada mais é do que um acessório que tem um recipiente acoplado a uma garrafa, facilitando bastante o processo.
Mochila para cachorro: um combo de fofura!
Imagina só o seu cachorro carregando a própria água e até uns petisquinhos sem que isso atrapalhe o passeio. Imaginou? Pois saiba que isso é totalmente possível. Hoje em dia já existe uma mochila para cachorro que é encaixada no próprio peitoral de passeio. Essa é uma boa opção para cachorros grandes e o principal cuidado como o acessório é ficar atento com o peso, que não pode ultrapassar o indicado pelo fabricante. Além da praticidade, o seu cachorro vai ficar a coisa mais fofa do mundo!
Bônus: coleira antipulgas para cachorro ajuda a deixar o animal longe de parasitas
Para que o passeio seja totalmente seguro para a saúde do animal, é importante que você mantenha as vacinas, o vermífugo e o remédio de carrapato sempre em dia. Uma opção prática é a coleira antipulgas para cachorro (que também protege contra carrapatos). O produto pode ser encontrado em versões com ação de 30 dias e também com proteção por mais tempo, entre 6 e 8 meses. Alguns modelos ajudam, ainda, a proteger seu cachorro do mosquito palha, que transmite a leishmaniose. As substâncias presentes na coleira são liberadas aos poucos e não causam intoxicação do animal.
Redação: Luana Lopes