Passear com cachorro é uma atividade fundamental para gastar a energia do pet de forma saudável. Esse também é o momento em que muitos doguinhos costumam fazer suas necessidades, por isso muitos tutores ficam reféns dos passeios no dia a dia. Mas e quando chove? Será que é seguro passear com o cachorro na chuva? Seguindo os cuidados certos, até que é possível — e o Patas da Casa separou 6 dicas para que tudo seja seguro!

Passeio, comida ou você? Qual o grande amor da vida do seu cachorro?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Pode passear com o cachorro na chuva?

No geral, sim: pode passear com cachorro na chuva. Mas isso só é possível se a chuva não estiver muito forte e quando não estiver trovejando. Além de ser uma questão de segurança, muitos cachorros têm medo de chuva e, principalmente, de trovões. Portanto, antes de decidir sair na rua com o seu cãozinho em um dia chuvoso, é bom se certificar de que ele não está com medo e de que não está chovendo muito forte.

Confira abaixo 6 dicas para um passeio com cachorro tranquilo e seguro em dias chuvosos!

1) Dê preferência ao passeio com cachorro em lugares cobertos

O ideal é evitar parques, por exemplo. Se for andar com cachorro na chuva, prefira lugares cobertos por marquises ou dê algumas voltas pelos quarteirões do bairro, que normalmente têm áreas mais cobertas. Áreas de lazer do condomínio ou até levar cachorro no shopping também são algumas alternativas possíveis para gastar a energia do pet. Mas lembre-se: se seu cachorro faz as necessidades na rua, o ideal é que isso aconteça antes de entrar no shopping.

2) Ao andar com cachorro na chuva, tome cuidado com as poças

As poças d'água, principalmente aquelas que ficam muito próximas de postes e fios soltos, correm o risco de dar choque quando chove. Por isso, é muito importante evitar andar muito perto ou pisar em poças nessas circunstâncias. Se observar qualquer indício de choque no cachorro, esse tipo de emergência requer um atendimento profissional.

3) Aposte em uma capa de chuva para cachorro

A capa de chuva para cachorro é um dos melhores acessórios para dias chuvosos. Mas atenção: a vestimenta precisa ser impermeável e resistente para impedir que a água invada e molhe o corpo do animal. Além disso, é bom se atentar ao tamanho do modelo. Uma capa de chuva para cachorro grande, por exemplo, não deve ser usada por um cachorro pequeno e vice-versa. O conforto e segurança do animal sempre devem vir em primeiro lugar!

passear com cachorro com capa de chuva

4) Para passear com cachorro na chuva, sapatinhos e guarda-chuva são bem-vindos

O sapato para cachorro é outro acessório que pode ser usado quando chover (desde que seu pet esteja acostumado com ele). Os modelos de botinhas são os mais indicados nessa ocasião. Para completar, se a ideia é deixar o seu cão bem protegido das gotas de chuva, você também pode providenciar um guarda-chuva próprio para pets. Ele normalmente fica acoplado na coleira e é transparente, permitindo que o tutor acompanhe toda a caminhada do doguinho.

5) Não esqueça de secar bem o pet depois do passeio

O risco de fungos em cachorro é muito alto quando ele se molha e não se seca depois. A umidade propicia a proliferação desses parasitas na pele do animal e, por isso, uma dica essencial é sempre secar muito bem todo o corpo do cachorro depois de um passeio na chuva (inclusive as almofadinhas!). Mesmo com todas as medidas de proteção, é bem provável que ele ainda se molhe um pouco. Para evitar problemas de pele, use uma toalha sequinha e, se necessário, um secador de cabelo.

6) Em caso de tempestades, evite passear com cachorro na rua

Se for uma chuvinha leve, não tem problema sair para passear com o cachorro seguindo as dicas acima. Mas quando se trata de uma chuva que varia de moderada a forte, é bom não se arriscar! Alagamentos, raios e outros problemas costumam acontecer nessas situações, o que pode pôr em risco a sua segurança e a do seu animal de estimação. 

Dúvidas comuns sobre passear com cachorro na chuva

O que fazer com cachorro em dia de chuva?

Caso o seu cachorro não tenha medo de chuva e ela estiver fraca, você pode passear com cachorro na chuva usando uma capinha, sapatos e guarda-chuva (para você e para ele). Se for uma chuva mais fortes, as dicas para gastar a energia dele são:

Tem problema o cachorro ficar na chuva?

Muita gente se pergunta se cachorro pode tomar chuva, seja na hora dos passeios ou no caso de cães que vivem em quintais. A verdade é que, idealmente, os cães não devem se molhar na chuva. Isso favorece a proliferação de fungos e causa problemas dermatológicos e respiratórios no animal. Quando chover, sempre leve seu cãozinho para dentro de casa!

Como levar o cachorro para fazer xixi na chuva?

O ideal é tentar ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo dentro de casa. O tempo é imprevisível, e por isso é importante não depender tanto de sair para passear com cachorro para que ele possa fazer as necessidades dele. Se o pet já está acostumado com os passeios para se aliviar, uma dica é molhar o tapetinho higiênico em uma dessas saídas e depois colocar em casa. O cheiro do xixi de cachorro vai mostrar para o pet que ali é um lugar “seguro” para fazer as necessidades.