Que os gatos amam comer grama, todo tutor sabe! Mas e os benefícios de plantar grama de trigo para gatos, você conhece? Comer matinho, para gatos, é uma forma de ajudar na digestão, principalmente quando o felino come algo que não deveria. Comer grama também traz alívio nos casos em que gatos ingerem bolas de pelo, algo que é bem comum, já que os felinos fazem a própria higiene se lambendo. Nesses casos, a graminha para gatos pode empurrar aquilo que está fazendo mal para que seja digerido mais rapidamente ou induzir ao vômito - o que também traz alívio ao animal. Sem falar no entretenimento que a grama para gatos produz: eles são capazes de ficar um tempão mastigando e achando bem divertido! Veja a seguir o passo a passo para plantar grama para gatos utilizando sementes de trigo que rendem uma plantinha bonita e nutritiva!
Passo 1: quando o assunto é grama para gato, como fazer é bem simples
Ainda que você não seja uma pessoa especialista em cuidar de plantas, não vai encontrar nenhuma dificuldade em plantar graminha para gato! Assim como acontece com a grama de milho de pipoca, com o trigo é só depositar as sementes em cima de uma camada de terra bem fofinha, de preferência adubada. Encha um borrifador com água e umedeça a terra antes de espalhar as sementes.
Passo 2: grama de trigo para gatos é plantada em vasinho pequeno
Para que a planta fique bem cheinha depois que crescer, o segredo é optar por um vaso pequeno, onde poderiam ser plantadas suculentas, por exemplo. Evite plantar a grama de trigo em canteiros ou jardins, pois ela pode se alastrar demais e até se misturar com outras plantas que não fazem tão bem aos felinos. Também é possível plantar em um vaso improvisado, como em uma garrafa pet cortada, por exemplo. Apenas certifique-se de que não há nenhuma farpa que possa machucar o gatinho e faça furinhos no fundo, para que a raiz fique saudável.
Passo 3: onde encontrar trigo para gatos
Pode parecer óbvio, mas é sempre bom deixar claro que, quando falamos de trigo para gatos, estamos falando das sementes, não da farinha que utilizamos em casa. As sementes de trigo são vendidas em lojas de produtos naturais, de jardinagem, em alguns supermercados e até em e-commerces! O preço é bem acessível e as sementes rendem bem. Faça uma camada de sementes por cima da terra, cobrindo toda sua extensão. Quanto mais grãos, mais cheia fica a plantinha.
Passo 4: manter a terra úmida é o segredo de como cultivar grama de gato
Cubra as sementes com mais uma camada de terra e, então, borrife mais um pouco de água. Até que elas germinem, deixe o borrifador por perto do vaso. Será preciso manter a terra úmida durante o processo. Mas regue com cuidado! É importante não mover as sementes.
Passo 5: clorofila para gatos também serve para você
A clorofila é uma substância antioxidante que faz muito bem aos gatos, mas também para a saúde humana. Por isso, antes de o seu gatinho começar a mastigar a grama, retire algumas partes da planta e faça um suco!